Política
Toffoli e Vorcaro se encontraram presencialmente ao menos dez vezes
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ministro Dias Toffoli, ex-relator da investigação sobre o banco no Supremo Tribunal Federal (STF), se encontram presencialmente ao menos dez vezes. Isso é o que mostra, segundo a colunista Natália Portinari, do UOL, relatório encaminhado pela Polícia Federal (PF) ao STF.
De acordo com a PF, os encontros entre o banqueiro e o ministro, que ocorreram entre 2023 e 2024, indicam uma relação de amizade além do que mostra a conversa entre os dois no WhatsApp.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 13h42
Governo autoriza 487 contratações temporárias para Aeronáutica

Foto: Divulgação/FAB
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a Aeronáutica a contratar, por tempo determinado, até 489 profissionais para atender necessidades temporárias.
A autorização consta na portaria conjunta (MGI/MD nº 7) publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19), assinada pelos ministros da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e da Defesa, José Mucio Monteiro.
Vagas
As 489 vagas disponíveis contemplam funções técnicas, administrativas e operacionais, incluindo engenheiros, contadores, técnicos de obras civis, operadores de máquinas, motoristas, mecânicos, profissionais da área de segurança do trabalho, piloto fluvial, entre outras ocupações, descritas no documento.
Os aprovados no processo seletivo apoiarão projetos e obras de desenvolvimento de infraestrutura aeroportuária executadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara).
Processo simplificado
A portaria estabelece o prazo de seis meses para publicação do edital de abertura das inscrições, contados a partir da publicação.
O recrutamento será feito por processo seletivo simplificado, mediante análise do currículo profissional.
As despesas com as contratações autorizadas serão de responsabilidade do Comando da Aeronáutica, conforme disponibilidade de orçamento próprio. A Aeronáutica também definirá a remuneração das pessoas a serem contratadas.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação/FAB
Postado em 19/02/2026 17h20
Aliados de Lula já esperam impacto negativo de desfile nas pesquisas
Depois do erro de avaliação sobre a repercussão negativa do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, assessores presidenciais lembram que o candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro (RJ), ainda vai ser atacado e virar vidraça novamente.
Eles admitem, porém, que as próximas pesquisas podem repercutir negativamente a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval do Rio de Janeiro.
O eleitorado independente, que estava começando a reduzir seu apoio ao petista, pode ser estimulado ainda mais a mudar de lado.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 14h06
Dino proíbe novas leis que garantam “penduricalhos” acima do teto

Foto: Rosinei Coutinho/STF
Em uma decisão complementar proferida nesta quinta-feira (19), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu a publicação e a aplicação de novas leis sobre o pagamento a servidores públicos de parcelas remuneratórios e indenizatórias que ultrapassem o Teto Constitucional, os chamados “penduricalhos”.
“Essa determinação vale inclusive para a edição de novos atos normativos pelos Poderes ou órgãos constitucionalmente autônomos”, destacou o ministro.
Segundo ele, a decisão visa a “esclarecer e complementar” a decisão liminar do último dia 5, quando o ministro determinou a suspensão de pagamentos realizados sem previsão legal expressa.
A decisão estende o bloqueio dos pagamentos também ao reconhecimento de supostos direitos retroativos que não eram pagos até a data da liminar original.
E mantém o prazo de 60 dias para “todos os órgãos publicarem as verbas remuneratórias e indenizatórias que despendem, com a indicação específica das leis que as fundamentam”, ou da norma que as legitimam, no caso de ato infralegal.
A medida se aplica a instituições federais, estaduais e municipais que, na prática, deverão publicar e dar publicidade à folha de pagamento detalhada de seus servidores. Na liminar do último dia 5, Dino já tinha destacado que, “para quem manuseia dinheiro público”, “não bastam expressões genéricas como: “direitos eventuais”; “direitos pessoais”; “indenizações”; “remuneração paradigma”, entre outras constantes de Portais de Transparência”, que devem ser substituídas por indicações precisas que permitam o controle sobre os gastos públicos.
Teto Constitucional
A determinação ocorre no âmbito de uma ação que contesta o pagamento de verbas a agentes públicos que elevam os vencimentos mensais a patamares superiores ao teto máximo do funcionalismo, atualmente de R$ R$ 46.366,19 (valor que corresponde ao subsídio pago aos ministros do STF).
Em sua mais recente manifestação, tornada pública esta manhã, Dino e sua assessoria reproduzem argumentos jurídicos segundo os quais a ausência de uma lei nacional sobre o tema, conforme exigido pela Emenda Constitucional nº 135/2024, impede que órgãos e poderes autônomos criem gratificações ou indenizações por conta própria.
O caso agora segue para o referendo do Plenário do STF, que deve apreciar a questão no próximo dia 25, quando já estava agendada a votação da liminar inicial.
“No tocante aos agravos e embargos interpostos, aguarde-se a apreciação quanto ao referendo da liminar pelo Plenário do STF, quando serão estabelecidos os contornos da tutela liminar antes deferida e agora complementada”, decretou Dino.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Postado em 19/02/2026 14h02
Evangélicos veem desfile pró-Lula como obstáculo para atrair votos no segmento
Pastores evangélicos e pesquisadores ouvidos pela IstoÉ acreditam que a representação pejorativa de famílias crentes e conservadoras no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Lula (PT) tem potencial para atrapalhá-lo na disputa por votos do segmento na eleição. O petista esteve na Marquês de Sapucaí e foi alvo de críticas da oposição.
Críticas foram além de pastores antipetistas
Para Vinícius do Valle, autor do livro “Entre a religião e o lulismo” (Editora Recriar, 2019) e ex-diretor do Observatório Evangélico, o desfile acenou a “uma base convertida, que vê com maus olhos segmentos sociais refratários ao PT”, mas “para os evangélicos que o presidente precisa atrair, o efeito foi desastroso”.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 10h50
Servidora da Receita alvo da PF nega ter acessado dados de mulher de Moraes
A servidora pública da Receita Federal Ruth Machado dos Santos negou ter acessado os dados da esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Ela foi alvo da PF (Polícia Federal) em operação que tenta descobrir se há motivação política ou financeira na quebra de sigilo de dados fiscais de ministros do STF e parentes nos sistemas da Receita Federal.
Em nota assinada pelo advogado Diego Soares de Oliveira Scarpa, a defesa destacou a carreira de 32 anos de serviço público de Ruth Machado.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 10h13
“Decepção” e “traição”: as conversas de Lula sobre Toffoli, segundo aliados
Clima pesado, decepção, traição. Com esses termos e outros até mais ácidos — com direito inclusive a palavrões —, alguns dos aliados mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resumem o sentimento do petista em relação ao ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Relatos feitos sob forte reserva dão conta de que Lula sinaliza com uma ruptura definitiva com o antigo aliado, que deve a ele a cadeira de magistrado na mais alta Corte do País.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 10h09
Moraes arquiva investigação contra Zambelli por obstrução e coação

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (18) o arquivamento de um inquérito aberto para investigar a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.
A investigação foi aberta em junho do ano passado após Zambelli afirmar durante uma entrevista que, após ter fugido do Brasil, pretendia permanecer nos Estados Unidos e pedir asilo político ao governo do presidente Donald Trump.
Ela também declarou que pretendia adotar o "mesmo modus operandi" utilizado pelo ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a "prática de condutas ilícitas". A apuração foi aberta antes de Zambelli ser presa na Itália.
Na decisão, o ministro acolheu pedido de arquivamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR entendeu que não há provas suficientes para embasar uma denúncia contra a ex-deputada.
“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, decidiu o ministro.
Fuga
Em julho do ano passado, Zambelli foi presa em Roma, capital da Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes.
Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil em busca de asilo político em terras italianas após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023.
De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.
Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil.
A decisão final sobre o processo de extradição será tomada durante uma audiência que será realizada pela Justiça italiana nas próximas semanas.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Postado em 18/02/2026 18h27
Lula sanciona reajuste para servidores da Câmara, Senado e TCU, e veta valores acima do teto constitucional
O Palácio do Planalto informou, nesta terça-feira (17), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou parcialmente o projeto que previa reajuste salarial para carreiras da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU) para 2026. A medida será publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (18).
Ao mesmo tempo, o presidente vetou trechos que previam aumentos salariais graduais para os anos de 2027, 2028 e 2029; o pagamento retroativo de despesas permanentes; e a criação de uma licença compensatória que poderia ser convertida em dinheiro, gerando valores que poderiam ultrapassar o teto salarial do serviço público - hoje fixado em R$ 46.366,19.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 17h06
Ministro do STJ acusado de assédio sexual recebe alta após internação
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, nesta quarta-feira, 18. Ele estava internado desde 5 de fevereiro e não há informações oficiais sobre seu estado de saúde. A internação ocorreu depois do início das investigações contra o magistrado por denúncias de assédio e importunação sexual.
O pedido de licença médica foi apresentado um dia depois de o STJ decidir instaurar sindicância para apurar a primeira acusação, envolvendo uma jovem de 18 anos. Segundo o relato, o episódio teria ocorrido na casa de praia do ministro, em Santa Catarina. O magistrado nega.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 17h01
Acadêmicos de Niterói pode perder pontos após Janja cancelar participação; entenda
A escola Acadêmicos de Niterói pode perder pontos na apuração do Carnaval do Rio devido à desistência de última hora da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que integraria o carro alegórico “Amigos de Lula” no desfile de domingo, 15. O samba-enredo da escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contava com participações de figuras políticas, mas críticas da oposição fizeram o governo recuar e vetar presenças.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 16h22