Foto: Divulgação PJF
A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realiza a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta semana, 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponibilizam as vacinas ao longo da tarde, das 13h às 16h. A campanha, que é de âmbito nacional, ocorre de 1º a 29 deste mês de outubro.
Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite, a caxumba e outras afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças. A multivacinação tem como objetivo facilitar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade; diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Por conta da pandemia e por outros fatores ao longo dos últimos anos, a cobertura vacinal de crianças e adolescentes tem diminuído. A vacinação realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é modelo para o mundo todo, mas para que siga sendo bem-sucedida, é primordial que mães, pais e responsáveis sigam levando seus filhos para serem vacinados. No dia D, realizado no Sábado, a procura em alguns postos foi abaixo da expectativa, com isso reforçamos a importância de que as crianças e adolescentes menores de 15 anos procurem e sejam levadas até os postos de vacinação, que é a forma mais eficaz de se proteger de diversas doenças transmissíveis.
A supervisora do setor de imunização, Marcilene Chaves, alerta sobre a importância de manter a vacinação em dia e lembra que foi graças às vacinas disponibilizadas pelo SUS que a ocorrência de diversas doenças teve grande queda. “A multivacinação é uma estratégia do Ministério da Saúde para atualizar a caderneta de vacinação, tanto das crianças, quanto dos adolescentes. A campanha é seletiva, para quem não está com o cartão em dia, principalmente neste momento de pandemia, em que muitos adultos deixaram de levar as crianças nas UBSs. Colocar a caderneta de vacinação em dia é de suma importância para que não voltemos a ter surtos de doenças que a vacina fez com que fossem superadas. Na minha época de infância, por exemplo, era comum termos coleguinhas com a chamada “paralisia infantil”, com as ações contra a poliomielite, felizmente hoje é muito menos comum as crianças terem este problema,” pontua Marcilene.
Fique atento
A SS reforça que é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação durante a campanha, para a conferência de quais vacinas a criança ou adolescente precisa receber. Às quintas-feiras, por conta de treinamentos, reuniões e capacitações das equipes, as Unidades Básicas de Saúde oferecem as vacinas das 13h às 14h. Nos outros dias da semana, a imunização ocorre das 13h às 16h em todas as UBSs, com exceção das 10 que aplicam doses contra a Covid-19 em dois turnos.
Locais de vacinação:
- UBS Alto Grajaú, Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178;
- UBS Bairro Industrial, Rua João Gualberto,110;
- UBS Barreira do Triunfo, Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº;
- UBS Borboleta, Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229;
- UBS Centro Sul, Av. Barão do Rio Branco, 3132, Centro;
- UBS Cidade do Sol, Rua Gustavo Capanema, 70;
- UBS Dom Bosco, Rua João Manata, 93;
- UBS Esplanada, Rua Bias Fortes, 74;
- UBS Filgueiras, Rua Orlando Riani, 2.200;
- UBS Furtado de Menezes, Rua Furtado de Menezes, 19 À;
- UBS Grama, Praça Áureo Carneiro s/n;
- UBS Granjas Bethânia, Rua Nove de Julho, 294;
- UBS Ipiranga, Rua Etiene Loures, 85;
- UBS Jardim da Lua, Rua Natalino José de Paula, 314;
- UBS Jardim Esperança, Rua Padre João Micheleto, 35;
- UBS Jardim Natal, Rua Tenente Lucas Drumond, 370;
- UBS Joquei Clube I, Rua Antonio Armando Pereira, 140;
- UBS Joquei Clube II, Rua Antonio Guimarães Peralva, 130;
- UBS Linhares, Rua Ministro Odilon Braga, s/nº;
- UBS Marumbi, Rua Barão do Retiro, 1.462;
- UBS Monte Castelo, Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº;
- UBS Nossa Senhora das Graças, Rua Queluz 72;
- UBS Nova Era, Rua Guimarães Junior, 850;
- UBS Parque Guarani, Rua Sofia Rafael Zacarias, 685;
- UBS Retiro, Rua Sebastião Cardoso, 41;
- UBS Santa Cruz, Rua Doutor Antonio Mourão Guimarães, 245;
- UBS Santa Efigênia, Rua José Ferreira, 13;
- UBS Santa Rita, Rua José Vicente, 390;
- UBS Santo Antônio, Rua Pedro Trogo, 285;
- UBS Santos Dumont; Rua Alvaro José Rodrigues, 25;
- UBS São Judas Tadeu; Rua Ernesto Pancini, 446;
- UBS São Sebastião; Rua Jorge Raimundo, 209;
- UBS Teixeiras; Rua Custódio Furtado de Souza, 131;
- UBS Vale Verde; Rua Marciano Pinto, 685;
- UBS Vila Esperança; Rua Nova, 30;
- UBS Vila Ideal; Avenida Francisco Valadares, 1910;
- UBS Vila Olavo Costa; Rua Jacinto Marcelino, 16
Fonte: PJF
Foto: Divulgação PJF