Postado em 05/10/2021

Procon divulga pesquisa de preços de medicamentos em Juiz de Fora

Dentre as diversas marcas comercializadas, foram pesquisados somente os valores do medicamento de referência e o genérico de menor preço.

Procon divulga pesquisa de preços de medicamentos em Juiz de Fora
Foto: Divulgação PJF

Com o objetivo de informar os consumidores quanto às variações de preços dos medicamentos prescritos com mais frequência pelo sistema público de saúde, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou pesquisa entre os dias 20 e 30 de setembro.

A metodologia utilizada para embasar a pesquisa, contou com levantamento de dados junto à Secretaria de Saúde da cidade de Juiz de Fora com o intuito de saber quais são os medicamentos mais utilizados pela população e encaminhou e-mail para os estabelecimentos selecionados enviando a carta convite, para participação da pesquisa, bem como tabela com a relação de medicamentos. Dentre as diversas marcas comercializadas, foram pesquisados somente os valores do medicamento de referência e o genérico de menor preço.

Foram pesquisados preços de 25 medicamentos em seis dos 322 estabelecimentos farmacêuticos da cidade. O preço dos medicamentos originais tiveram uma média de 38,08% de diferença de preço de um laboratório para outro, com diferença de até 79% no preço para o medicamento Alendronato de Sódio, indicado para o tratamento de osteoporose.

Comparando-se os preços médios dos genéricos com os medicamentos de referência de mesma apresentação, constatou-se que, em média, são 61,68% mais baratos do que os de referência, o que pode representar considerável economia ao bolso do consumidor.

A gerente do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), Fabíola Meirelles, reforça a importância de pesquisar sempre os preços antes de comprar. “As pesquisas de preço são ações contínuas do Departamento, com vistas a prestar o maior número de informações possíveis aos consumidores. Por meio da primeira pesquisa de preço de medicamentos de 2021, conseguimos constatar uma relevante diferença nos valores praticados. Considerando as diferenças constatadas orientamos que o consumidor realize pesquisa de preço constantemente para fazer as melhores escolhas.”

Confira a pesquisa completa.


Fonte: PJF
 
Foto: Divulgação PJF

Leia Mais

“Vagou JF” tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 447 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para guia turístico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 392 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para estágio em finanças e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 274 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 265 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 494 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 464 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso dos Correios terá cargos de níveis médio e superior


Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) mais detalhes sobre o novo concurso público da estatal. A empresa informou que vai publicar dois editais em setembro, sendo um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios). A previsão é de que o edital de nível superior traga oportunidades para os cargos de advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para porteiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para auxiliar de carga e descarga e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 467 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para cozinheiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 471 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para gerente de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para auxiliar de padeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 476 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga aberta para Profissional em estética de automóveis e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente de cafeteria e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 477 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para técnico em nutrição e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 370 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência