Política
Servidora da Receita alvo da PF nega ter acessado dados de mulher de Moraes
A servidora pública da Receita Federal Ruth Machado dos Santos negou ter acessado os dados da esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Ela foi alvo da PF (Polícia Federal) em operação que tenta descobrir se há motivação política ou financeira na quebra de sigilo de dados fiscais de ministros do STF e parentes nos sistemas da Receita Federal.
Em nota assinada pelo advogado Diego Soares de Oliveira Scarpa, a defesa destacou a carreira de 32 anos de serviço público de Ruth Machado.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 10h13
Evangélicos veem desfile pró-Lula como obstáculo para atrair votos no segmento
Pastores evangélicos e pesquisadores ouvidos pela IstoÉ acreditam que a representação pejorativa de famílias crentes e conservadoras no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Lula (PT) tem potencial para atrapalhá-lo na disputa por votos do segmento na eleição. O petista esteve na Marquês de Sapucaí e foi alvo de críticas da oposição.
Críticas foram além de pastores antipetistas
Para Vinícius do Valle, autor do livro “Entre a religião e o lulismo” (Editora Recriar, 2019) e ex-diretor do Observatório Evangélico, o desfile acenou a “uma base convertida, que vê com maus olhos segmentos sociais refratários ao PT”, mas “para os evangélicos que o presidente precisa atrair, o efeito foi desastroso”.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 10h50
“Decepção” e “traição”: as conversas de Lula sobre Toffoli, segundo aliados
Clima pesado, decepção, traição. Com esses termos e outros até mais ácidos — com direito inclusive a palavrões —, alguns dos aliados mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resumem o sentimento do petista em relação ao ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Relatos feitos sob forte reserva dão conta de que Lula sinaliza com uma ruptura definitiva com o antigo aliado, que deve a ele a cadeira de magistrado na mais alta Corte do País.
Leia mais
Postado em 19/02/2026 10h09
Moraes arquiva investigação contra Zambelli por obstrução e coação

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (18) o arquivamento de um inquérito aberto para investigar a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.
A investigação foi aberta em junho do ano passado após Zambelli afirmar durante uma entrevista que, após ter fugido do Brasil, pretendia permanecer nos Estados Unidos e pedir asilo político ao governo do presidente Donald Trump.
Ela também declarou que pretendia adotar o "mesmo modus operandi" utilizado pelo ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a "prática de condutas ilícitas". A apuração foi aberta antes de Zambelli ser presa na Itália.
Na decisão, o ministro acolheu pedido de arquivamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR entendeu que não há provas suficientes para embasar uma denúncia contra a ex-deputada.
“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, decidiu o ministro.
Fuga
Em julho do ano passado, Zambelli foi presa em Roma, capital da Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes.
Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil em busca de asilo político em terras italianas após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023.
De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.
Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil.
A decisão final sobre o processo de extradição será tomada durante uma audiência que será realizada pela Justiça italiana nas próximas semanas.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Postado em 18/02/2026 18h27
Lula sanciona reajuste para servidores da Câmara, Senado e TCU, e veta valores acima do teto constitucional
O Palácio do Planalto informou, nesta terça-feira (17), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou parcialmente o projeto que previa reajuste salarial para carreiras da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU) para 2026. A medida será publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (18).
Ao mesmo tempo, o presidente vetou trechos que previam aumentos salariais graduais para os anos de 2027, 2028 e 2029; o pagamento retroativo de despesas permanentes; e a criação de uma licença compensatória que poderia ser convertida em dinheiro, gerando valores que poderiam ultrapassar o teto salarial do serviço público - hoje fixado em R$ 46.366,19.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 17h06
Ministro do STJ acusado de assédio sexual recebe alta após internação
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, nesta quarta-feira, 18. Ele estava internado desde 5 de fevereiro e não há informações oficiais sobre seu estado de saúde. A internação ocorreu depois do início das investigações contra o magistrado por denúncias de assédio e importunação sexual.
O pedido de licença médica foi apresentado um dia depois de o STJ decidir instaurar sindicância para apurar a primeira acusação, envolvendo uma jovem de 18 anos. Segundo o relato, o episódio teria ocorrido na casa de praia do ministro, em Santa Catarina. O magistrado nega.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 17h01
Acadêmicos de Niterói pode perder pontos após Janja cancelar participação; entenda
A escola Acadêmicos de Niterói pode perder pontos na apuração do Carnaval do Rio devido à desistência de última hora da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que integraria o carro alegórico “Amigos de Lula” no desfile de domingo, 15. O samba-enredo da escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contava com participações de figuras políticas, mas críticas da oposição fizeram o governo recuar e vetar presenças.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 16h22
Zema confirma presença em ato de Nikolas contra Lula, Moraes e Toffoli
O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) confirmou presença em uma manifestação convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Convocada para às 14h do dia 1º de março, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), a manifestação foi marcada depois de uma reunião do STF que retirou Toffoli da relatoria do Caso Master. A Corte está sob pressão em meio a acusações de envolvimento de magistrados com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 16h12
PT diz que ‘não há fundamento jurídico’ em críticas da oposição sobre desfile em homenagem a Lula
Ainda na tarde de segunda-feira (16), o Partido dos Trabalhadores (PT) publicou uma nota rebatendo as críticas feitas pela oposição e afirmando que “não há fundamento jurídico para qualquer discussão sobre inelegibilidade relacionada ao episódio”.
Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, a escola de samba Acadêmicos de Niterói homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 11h09
MP pede para o TCU investigar autoridades em festas de Vorcaro
O Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de processo para a identificação das autoridades públicas federais, incluindo procuradores e magistrados, que teriam participado de eventos realizados na casa de veraneio do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso, na Bahia.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 10h37
Lula deve tratar com Trump de volta da Petrobras à Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende tratar com seu colega americano, Donald Trump, da obtenção de um aval dos Estados Unidos para que a Petrobras possa eventualmente voltar às atividades de exploração e produção de petróleo na Venezuela.
A abordagem deve ocorrer no encontro presencial entre os líderes em Washington. Essa reunião está prevista para a segunda quinzena de março, mas as datas ainda estão sendo ajustadas entre os dois países.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 17h09