Política
PT diz que ‘não há fundamento jurídico’ em críticas da oposição sobre desfile em homenagem a Lula
Ainda na tarde de segunda-feira (16), o Partido dos Trabalhadores (PT) publicou uma nota rebatendo as críticas feitas pela oposição e afirmando que “não há fundamento jurídico para qualquer discussão sobre inelegibilidade relacionada ao episódio”.
Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, a escola de samba Acadêmicos de Niterói homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 11h09
MP pede para o TCU investigar autoridades em festas de Vorcaro
O Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de processo para a identificação das autoridades públicas federais, incluindo procuradores e magistrados, que teriam participado de eventos realizados na casa de veraneio do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso, na Bahia.
Leia mais
Postado em 18/02/2026 10h37
Lula deve tratar com Trump de volta da Petrobras à Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende tratar com seu colega americano, Donald Trump, da obtenção de um aval dos Estados Unidos para que a Petrobras possa eventualmente voltar às atividades de exploração e produção de petróleo na Venezuela.
A abordagem deve ocorrer no encontro presencial entre os líderes em Washington. Essa reunião está prevista para a segunda quinzena de março, mas as datas ainda estão sendo ajustadas entre os dois países.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 17h09
Polícia Federal apura se houve motivação política em acesso a dados de mulher de Moraes
Agentes da PF (Polícia Federal) tentam descobrir se há motivação política ou financeira na quebra de sigilo de dados fiscais de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e parentes nos sistemas da Receita Federal.
Em operação determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (17) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia sobre o caso.
A CNN mostrou que os alvos trabalham na Receita Federal e são suspeitos de vasculhar e vazar informações fiscais. Um deles é um servidor do Serpro cedido ao órgão e que trabalha no Rio de Janeiro. Ele teria acessado dados de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 15h53
Gonet também teve dados sigilosos violados na Receita Federal, diz STF
O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, também está na lista dos nomes que tiveram “diversos e múltiplos acessos ilícitos no sistema da Secretaria da Receita Federal do Brasil”. Segundo nota oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), emitida nesta terça-feira (17/2), operação da Polícia Federal foi autorizada para apurar possível vazamento indevido de dados sigilosos de ministros, do Procurador-Geral da República e de seus familiares.
Nesta terça-feira, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, no âmbito da investigação que apura o vazamento de dados da Receita Federal envolvendo autoridades. Os mandados foram cumpridos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 15h30
Quatro servidores da Receita Federal são suspeitos de vazar dados de ministros do STF
O Supremo Tribunal Federal confirmou que quatro servidores da Receita Federal ou cedidos a outros órgãos são suspeitos de vazar o sigilo fiscal de parentes e ministros da Suprema Corte. Os servidores foram alvos de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 17, após determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Foram alvos da ação os servidores Luiz Antônio Martins Nunes, Luciano Pery Santos Nascimento, Ruth Machado dos Santos e Ricardo Mansano de Moraes. O quarteto deverá cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleiras eletrônicas e proibição de sair do país, além do afastamento das funções públicas.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 15h23
Moraes quebra sigilo de servidores suspeitos de violar dados de ministros do STF
Além de impor medidas cautelares, o ministro Alexandre de Moraes determinou a quebra de sigilos dos quatro servidores públicos suspeitos de violarem dados de ministros do STF e de seus familiares.
O processo corre em sigilo no Supremo, mas a coluna apurou que Moraes determinou a quebra dos sigilos dos servidores para investigar se receberam dinheiro — e de quem — em troca do vazamento dos dados.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 11h41
PF faz buscas para apurar vazamento de dados da Receita de ministros do STF e parentes
A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão que miraram servidores públicos em três estados.
A ação da PF ocorreu em meio à investigação que apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo autoridades. Os servidores foram ouvidos pelos policiais.
Os mandados foram cumpridos a partir de representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais
Postado em 17/02/2026 11h18
Bolsonaro passa mal na Papudinha, afirma Carlos
O vereador Carlos Bolsonaro (PL) informou nesta segunda-feira (16/2) que Jair Bolsonaro voltou a passar mal na cela onde cumpre pena na Papudinha. A informação ainda não foi confirmada por outros familiares.
“Fui informado há pouco que o presidente Jair Bolsonaro passou mal novamente hoje à tarde e segue sendo monitorado após o ocorrido. Infelizmente não tenho mais informações! Sem palavras!”, escreveu.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 11h05
PT nega propaganda eleitoral em desfile que homenageou Lula
O PT negou nesta segunda-feira (16/02) que tenha havido propaganda eleitoral antecipada no desfile carnavalesco da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O partido cita a Lei das Eleições e argumenta que o pedido explícito de voto é elemento indispensável para caracterização de irregularidade eleitoral e não existe nesse caso.
Segundo o PT, o desfile foi concebido e executado exclusivamente pela escola de samba, sem qualquer participação ou financiamento do partido ou de Lula.
Leia mais
Postado em 17/02/2026 10h52
Janja diz que desistiu de desfilar para evitar perseguição a Lula e escola de samba
A primeira-dama, Janja da Silva, afirmou que desistiu de desfilar pela Acadêmicos de Niterói por temer perseguição à escola e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” , em homenagem ao presidente, foi apresentado na avenida na noite do domingo, 15, no desfile do grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.
O desfile em ano eleitoral tem sido tema de polêmicas há semanas. O enredo da agremiação foi criticado pela oposição e o Partido Novo anunciou que acionará a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade do presidente.
Leia mais
Postado em 16/02/2026 16h06