Política
Brasil trata prisão de Maduro como “sequestro” em discurso na OEA
Durante reunião do Conselho Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos), o embaixador Benoni Belli, representante do Brasil tratou da captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como um “sequestro”.
“Os bombardeios no território da Venezuela e o sequestro do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e ameaçam a comunidade internacional com um precedente extremamente perigoso”, afirmou.
Em sua fala, Belli disse que o momento atual “evoca tempos que considerávamos ultrapassados, mas que voltam a assolar a América Latina e o Caribe”.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 15h34
Bolsonaro ‘tentou caminhar e caiu’, diz médico; exame descarta convulsão
O cardiologista Brasil Caiado, um dos médicos de Jair Bolsonaro, afirmou nesta quarta-feira (7) que o ex-presidente caiu após tentar caminhar na sala da Polícia Federal em que está preso.
Segundo Caiado, a hipótese de uma convulsão foi descartada após exames realizados em Bolsonaro nesta quarta.
“Na madrugada de ontem o presidente apresentou uma queda dentro do seu quarto. Inicialmente pensamos que era uma queda da cama, depois conversando com ele [...] ele levantou, tentou caminhar e caiu, não foi apenas uma queda da cama”, disse o médico.
Leia mais
Postado em 07/01/2026 17h19
Médico de Bolsonaro: ‘As quedas são a grande preocupação. Ele tem 70 anos’
O médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que, apesar de a queda dele ontem ter sido leve, o ideal é realizar exames para detalhar o quadro do paciente. Em entrevista ao jornal O Globo, Claudio Birolini falou sobre a saúde de Bolsonaro, suas crises de soluço e as cirurgias pelas quais passou.
‘Quedas preocupam’
Bolsonaro comunicou que bateu a cabeça em um móvel perto de sua cama na cela da Superintendência da Polícia Federal, na madrugada de terça. A defesa do ex-presidente pediu autorização ao STF para que ele seja transferido ao Hospital DF Star, em Brasília, para realizar exames como ressonância do crânio, o que foi concedido pelo ministro Alexandre de Moraes nesta quarta-feira.
Leia mais
Postado em 07/01/2026 11h45
Moraes dá prazo para Malafaia se explicar por chamar comandante do Exército de frouxo
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes deu o prazo de 15 dias para que o pastor Silas Malafaia apresente sua defesa em relação a uma denúncia pelos crimes de calúnia e injúria contra o comandante do Exército, o general Tomás Paiva.
A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, no dia 18 de dezembro de 2025, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
Na ação apresentada pelo general, o pastor é acusado de ofender a dignidade e o decoro de Tomás Paiva durante uma manifestação bolsonarista em abril de 2025. No alto de um carro de som, na Aevnida Paulista, o pastor atacou o Alto Comando do Exército, sem citar nomes.
Leia mais
Postado em 07/01/2026 11h39
Polícia Federal informa ao STF que investiga se Lulinha foi sócio oculto do Careca do INSS
A PF (Polícia Federal) informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que está investigando citações a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, no inquérito sobre desvios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A informação foi publicada hoje pelo Estadão e confirmada pelo UOL.
A defesa de Lulinha classificou as citações como “ilações”. “Isso é mais uma vilania, mais uma tentativa de desgastar o governo”, afirmou o advogado Marco Aurélio de Carvalho ao jornal.
Leia mais
Postado em 07/01/2026 11h06
Moraes autoriza que Bolsonaro seja levado para hospital para fazer exames
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou, nesta quarta-feira (7), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja levado para o hospital DF Star, em Brasília, para realizar exames médicos.
O magistrado autorizou que o dirigente da direita seja submetido a tomografia computadorizada e ressonância magnética do crânio, bem como eletroencefalograma para identificar se sofreu traumatismo craniano leve ao ter caído da cama na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal.
Leia mais
Postado em 07/01/2026 10h47
Após queda de Bolsonaro, Moraes nega nova ida a hospital
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, na tarde desta terça-feira (6/1), a remoção imediata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Hospital DF Star, em Brasília. A negativa para saída da prisão ocorre após Bolsonaro sofrer uma queda e bater a cabeça em sua cela na Superintendência da Polícia Federal, que também fica na capital.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 16h52
PF volta atrás e condiciona ida de Bolsonaro para exames em hospital à decisão do STF
A PF (Polícia Federal) informou nesta terça-feira (6) que a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para um hospital depende de autorização do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Alexandre de Moraes é relator do processo que culminou na prisão do ex-mandatário.
Em nota anterior, a PF havia confirmado a transferência do ex-presidente ao hospital DF Star, após pedido de seu médico particular, sem a necessidade de autorização. Minutos depois, a Polícia Federal atualizou o comunicado, dizendo que a transferência depende de autorização da Suprema Corte.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 15h30
Moraes revoga visita de general e manda apurar possível incitação ao crime
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou nesta segunda-feira, 5, a autorização para a visita do general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva ao ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, condenado e preso no âmbito da trama golpista.
A visita estava prevista para ocorrer nesta terça-feira, 6, mas foi cancelada após Moraes avaliar que declarações feitas por Rocha Paiva podem se enquadrar como incitação ao crime.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 14h41
Lula volta a Brasília e terá de pensar em troca de ministros; Lewandowski quer sair em janeiro, de preferência nesta semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Brasília e terá de pensar imediatamente em trocas de ministros.
Dois querem sair já. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, conversou com Lula no fim do ano passado e sinalizou que desejaria deixar o ministério ainda em janeiro, de preferência até o fim desta semana. Fernando Haddad quer sair até fevereiro.
Integrantes do Ministério da Justiça afirmam que, na virada do ano, Lewandowski sinalizou que quer antecipar a saída. E deixar a pasta até o fim desta semana, na sexta-feira (9).
Leia mais
Postado em 06/01/2026 14h37
Ibama tem R$ 950 mi em multas prescritas e enfrenta déficit de servidores
Com déficit de servidores e dificuldade para dar vazão a um estoque crescente de processos, o Ibama julgou prescritas —e, portanto, não poderá mais cobrar— R$ 950 milhões em multas em 2025, maior valor desde que o órgão foi criado.
O Ibama disse que as prescrições não ocorreram necessariamente em 2025 e que melhorou o fluxo do julgamento dos processos, fazendo com que um grande número de prescrições fosse reconhecido de uma vez só.
“Estamos analisando prescrições que ocorreram muitos anos atrás, não são processos que prescreveram agora”, diz Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, ao UOL. “A diferença é que estamos analisando tudo que tinha ficado parado em outros governos e decidindo e reconhecendo quando é o caso da prescrição.”
Leia mais
Postado em 06/01/2026 12h53