Política
Polícia Federal informa ao STF que investiga se Lulinha foi sócio oculto do Careca do INSS
A PF (Polícia Federal) informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que está investigando citações a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, no inquérito sobre desvios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A informação foi publicada hoje pelo Estadão e confirmada pelo UOL.
A defesa de Lulinha classificou as citações como “ilações”. “Isso é mais uma vilania, mais uma tentativa de desgastar o governo”, afirmou o advogado Marco Aurélio de Carvalho ao jornal.
Leia mais
Postado em 07/01/2026 11h06
Líder chavista anuncia libertação de prisioneiros na Venezuela e agradece a Lula
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, um dos líderes do chavismo, afirmou nesta quinta-feira (8) que um número significativo de prisioneiros, tanto estrangeiros quanto venezuelanos, será libertado nas próximas horas.
As libertações, uma reivindicação frequente da oposição do país, são um gesto de paz, disse Rodríguez, acrescentando que a ação foi unilateral e não foi acordada com nenhuma outra parte.
“O governo bolivariano, juntamente com as instituições estatais, decidiu libertar um número significativo de venezuelanos e estrangeiros, e esses processos de libertação estão ocorrendo neste exato momento”, acrescentou Rodríguez.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 16h06
Careca do INSS mandou entregar encomenda em apartamento alugado por Lulinha
Novas mensagens em posse da Polícia Federal (PF) revelam que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, mandou entregar uma encomenda em um apartamento alugado pelo empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.
Em 6 de outubro de 2024, o Careca do INSS enviou, para um de seus funcionários, o print de uma conversa com o endereço do prédio residencial em Moema, São Paulo, solicitando que fosse entregue um “medicamento” no local. Em seguida, o lobista acrescenta que a entrega deve ter o nome de Renata Moreira, esposa de Lulinha, como destinatária. A coluna teve acesso às mensagens.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 15h58
INSS: após PF citar Lulinha, Rui Costa diz que Lula defende investigação total
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira, 8, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apoia a investigação de qualquer brasileiro envolvido com o escândalo dos descontos indevidos do INSS. A fala do ministro foi feita após ser questionado por menções e envolvimento de Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, que é filho de Lula, no inquérito da Polícia Federal (PF).
“O presidente Lula é muito claro: qualquer cidadão pode ser investigado, ter direito de defesa e responder judicialmente pelos seus atos. Nós defendemos absoluta transparência na apuração desse episódio do INSS, que agora avança para ter os responsáveis”, afirmou Rui Costa, após o evento que rememorou os três anos dos atos golpistas de 8 de Janeiro, no Palácio do Planalto.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 15h39
Bolsonaro pede autorização de Moraes para reduzir a pena da trama golpista lendo livros
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para que ele participe do programa de remição de pena pela leitura.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe.
Na prática, o programa permite o abatimento de quatro dias da pena para cada obra lida e avaliada, conforme regras do sistema prisional. O pedido ainda será analisado pelo ministro.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 15h21
Oposição reage a veto de Lula ao PL da Dosimetria e prevê derrubada de decisão
Parlamentares de oposição reagiram ao veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao “PL da Dosimetria” nesta quinta-feira (8).
O deputado federal Paulinho da Força, presidente do Solidariedade e relator do projeto, emitiu nota de repúdio ao anúncio do presidente — feito durante cerimônia no Palácio do Planalto.
Segundo o parlamentar, ao vetar o projeto, Lula “desconsidera a construção coletiva do Congresso e reabre tensões que já haviam sido superadas”.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 13h27
Ministro da Justiça, Lewandowski entrega carta de demissão a Lula
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou carta de demissão ao presidente Lula nesta quinta-feira (8/1), no Palácio do Planalto.
Segundo apurou a coluna com fontes do Planalto e do próprio ministério, o documento foi entregue instantes antes do ato do 8 de Janeiro.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 13h06
Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar caso de influenciadores pagos para atacar BC e defender banco Master
A Polícia Federal (PF) decidiu abrir um inquérito para apurar denúncias de influenciadores que alegam ter sido procurados para gravar conteúdos em defesa do Banco Master e contra o Banco Central (BC), que decretou a liquidação da instituição de Daniel Vorcaro no fim do ano passado.
A informação foi confirmada à GloboNews pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Nesta semana, os influenciadores de direita Rony Gabriel e Juliana Moreira Leite revelaram ter recebido propostas para difundir em seus perfis nas redes sociais a narrativa de que o Banco Central havia sido precipitado ao decretar a liquidação do Master.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 12h47
STF já condenou mais de 800 réus após o 8 de janeiro
Três anos após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou mais de 800 acusados de participação nos atos que tentaram abalar a democracia brasileira e o funcionamento das instituições, no final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os números foram apurados pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados à tentativa de golpe, até meados de dezembro de 2025. Os dados ainda podem sofrer atualizações.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 12h44
Lula veta PL da Dosimetria, que beneficiaria Bolsonaro e outros condenados por atos golpistas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (8) veto integral ao Projeto de Lei nº 2.162 de 2023, conhecido como PL da Dosimetria, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional. O texto prevê a redução de penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe de Estado.
O anúncio foi feito durante ato, no Palácio do Planalto, que marca os três anos dos ataques perpetrados por manifestantes apoiadores de Bolsonaro que, inconformados com o resultado das eleições, invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Todos eles tiveram amplo direito de defesa, foram julgados com transparência e imparcialidade.
E, ao final do julgamento, condenados com base em provas robustas, e não com ilegalidades em série, meras convicções ou [apresentações de] Powerpoint fajutas”, disse Lula.
“Quero parabenizar a Suprema Corte pela conduta irrepreensível ao longo de todo esse processo. Julgou e condenou no estrito cumprimento da lei. Não se rendeu às pressões, não se amedrontou diante das ameaças. Não se deixou levar por revanchismo. Saiu fortalecida. Sua conduta certamente será lembrada pela história”, completou.
Ao citar o poeta hispano-americano George Santayana, Lula concluiu: “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo. Em nome do futuro, não temos hoje o direito de esquecer o passado. Por isso, não aceitamos nem ditadura civil nem ditadura militar. O que queremos é democracia emanada do povo e para ser exercida em nome do povo”.
Com o veto, o projeto volta para o Congresso.
Entenda
O PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas.
O foco do projeto é uma mudança no cálculo das penas, “calibrando a pena mínima e a pena máxima de cada tipo penal, bem como a forma geral de cálculo das penas”. O texto reduz também o tempo para progressão do regime de prisão de fechado para semiaberto ou aberto.
Tais mudanças poderiam beneficiar condenados pelo 8 de janeiro, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, além dos militares Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
O projeto de lei também reduziria o tempo de progressão de pena para alguns criminosos comuns, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Postado em 08/01/2026 12h30
Portaria autoriza uso da Força Nacional na fronteira com Venezuela
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional pelo prazo de 90 dias em duas cidades de Roraima: a capital Boa Vista e Pacaraima, localizada na fronteira com a Venezuela — que recentemente foi alvo de uma operação militar dos Estados Unidos que capturou o ditador Nicolás Maduro.
A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) e entra em vigor nesta quinta-feira (8). O objetivo da portaria é apoiar os órgãos de segurança pública estaduais e atuar na preservação da ordem.
Leia mais
Postado em 08/01/2026 11h05