Política
STF condena homem que furtou réplica Constituição em 8 de janeiro
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que furtou uma réplica da Constituição de 1988 durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada nesta terça-feira (4) durante sessão do plenário virtual da Corte.
Marcelo Fernandes Lima está preso desde 2023 e foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.
Além de cumprir a pena em regime inicial fechado, o acusado terá que pagar R$ 30 milhões de forma solidária com outros condenados pelo 8 de janeiro pelos prejuízos causados.
A cópia da Constituição estava na entrada do plenário do STF, local mais afetado pela depredação durante os atos golpistas, e foi devolvida pelo acusado.
Durante o processo criminal, a defesa de Marcelo Fernandes negou que ele tenha usado violência ou grave ameaça.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Postado em 04/02/2025 17h31
Moraes autoriza transferência de kid preto de Brasília para Manaus
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (3) a transferência do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima para o 7º Batalhão de Polícia do Exército, localizado em Manaus.
O militar, que é um dos kids-pretos - tropa de elite do Exército - foi preso em novembro do ano passado na Operação Contragolpe, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Hélio Ferreira está preso nas dependências do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, e será transferido após Alexandre de Moraes aceitar pedido da defesa para que o acusado fique preso na cidade onde seus familiares moram.
Além do tenente-coronel, também estão presos na capital federal o general da reserva do Exército Mário Fernandes e o major Rodrigo Bezerra de Azevedo.
Os presos foram indiciados pela PF no inquérito no qual Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe. O relatório de indiciamento está na Procuradoria-Geral da República (PGR).
O procurador-geral, Paulo Gonet, vai decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo pelos crimes imputados pelos investigadores.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Postado em 04/02/2025 17h34
Moraes arquiva pedido para incluir Tarcísio em inquérito do golpe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (3) o arquivamento de um pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fosse investigado no inquérito sobre uma tentativa de golpe tramada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A inclusão de Tarcísio na investigação havia sido pedida pela bancada feminina do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo. O partido é de oposição ao governador. No mês passado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, opinou pela rejeição do pedido.
“Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, escreveu Moraes na decisão desta segunda-feira.
A iniciativa do PSOL foi motivada por um relatório da Polícia Federal (PF) que registra a presença de Tarcísio no Palácio da Alvorada em 19 de novembro de 2022. Na mesma data, ocorreu no palácio uma reunião para discutir a “minuta do golpe”, que seria um decreto para impedir a posse do então presidente recém-eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a PGR, contudo, a presença de Tarcísio no Alvorada já era de conhecimento de Moraes, e o PSOL não apontou nenhum fato novo que demonstrasse a participação do governador na referida reunião, tampouco que ele tenha tomado parte em uma tentativa de golpe.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Postado em 04/02/2025 12h46
Bolsonaro articula mudar Ficha Limpa no Congresso para driblar inelegibilidade
Em frente paralela ao projeto da anistia ao 8 de janeiro, a oposição decidiu apostar na articulação da alteração na Lei da Ficha Limpa para reduzir a inelegibilidade de oito para dois anos. De autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), a proposta diz que o prazo passa a contar a partir da eleição que ensejou a punição e abre caminho para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputar a eleição para presidente em 2026.
A mudança de rota visa a ganhar a simpatia de outros partidos, já que inelegibilidade atinge políticos de todas as matizes. O projeto já traz a assinatura de 73 deputados, a maioria do PL, mas também do MDB, Patriota, PP, PSD e Republicanos, partido do novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Leia mais
Postado em 04/02/2025 09h52
Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos em 2026, aponta Quaest
Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) mostra que Lula (PT) lidera em todos os possíveis cenários na disputa para a Presidência da República nas eleições de 2026, tanto no 1º quanto no 2º turno.
O levantamento estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, coloca o presidente disputando com o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de MG, Romeu Zema (Novo), o governador de GO, Ronaldo Caiado (União), Ciro Gomes (PDT), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o cantor Gusttavo Lima (sem partido).
A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 4,5 mil pessoas entre os dias 21 e 23 de janeiro. O nível de confiança é de 95%.
Leia mais
Postado em 04/02/2025 09h47
Gusttavo Lima comemora pesquisa sobre 2026 e diz que ‘só Deus pode parar sonho’
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) comemorou nesta segunda-feira (3) os resultados da pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições de 2026, que o apontou como o nome com menor desvantagem ante Lula (PT) em cenários de segundo turno entre a direita para a Presidência da República.
Ele teria 35% em uma segunda rodada conta o petista, que marcaria 41%, conforme o levantamento. Outros nomes testados foram Tarcísio de Freitas (Republicanos), Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Bolsonaro (PL), além de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Leia mais
Postado em 04/02/2025 09h36
PT se manifesta após vereador atropelar gestante e tentar fugir
O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota oficial após a repercussão do caso em que o vereador Lucas Lopes, supostamente embriagado, atropelou uma mulher gestante, na madrugada deste domingo (2/2), no município de Ribas do Rio Pardo (MS).
Em uma tentativa frustrada de fuga, o político provocou outro acidente e quase foi linchado por populares.
Leia mais
Postado em 03/02/2025 15h41
Ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso é velado em BH
O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), de 86 anos, será velado nesta segunda-feira (3), das 10h às 16h, no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2).
O filho dele, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), disse ao g1 que o corpo será cremado em cerimônia restrita apenas à família. O velório será realizado com honrarias, por Newton ter sido governador do estado e pela carreira política.
Leia mais
Postado em 03/02/2025 09h53
Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos
Foto: Instagram/newtoncardosojr/Agência Brasil
O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, de 86 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) em Belo Horizonte. Cardoso estava internado em um hospital da capital. A causa da morte não foi informada.
O falecimento do político foi comunicado por seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), em publicação nas redes sociais.
"Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunicado o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 2 de fevereiro, aos 86 anos", escreveu o deputado.
Nascido em Brumado, na Bahia, "Newtão", como era conhecido, governou o estado entre 1987 e 1991. Ele também foi prefeito de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, por três mandatos, além de deputado federal.
O ex-governador foi um dos fundadores do MDB, em 1966, partido ao qual foi filiado durante toda a carreira política.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Instagram/newtoncardosojr/Agência Brasil
Postado em 02/02/2025 13h16
Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) é o novo presidente do Senado. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 73 votos, para um mandato que vai até fevereiro de 2027. Ele sucede o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandou a Casa nos últimos quatro anos.
Os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que também disputavam o cargo, obtiveram 4 votos cada um. Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) renunciaram a suas candidaturas durante a reunião preparatória.
Esta é a segunda vez que Davi ocupa a Presidência do Senado. Ele comandou a Casa pela primeira vez entre 2019 e 2021.
David Samuel Alcolumbre Tobelem nasceu em 19 de junho de 1977, em Macapá.
Começou a carreira política como vereador da capital amapaense, eleito pelo PDT em 2001.
No ano seguinte, elegeu-se deputado federal. Em 2005, filiou-se ao então Partido da Frente Liberal (depois chamado Democratas e, hoje, União Brasil). Em 2006, conquistou um novo mandato na Câmara dos Deputados.
Em 2009, licenciou-se para assumir o cargo de secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá, durante a gestão do prefeito Roberto Góes. Retornou à Câmara em março de 2010, concorreu a mais um mandato e foi reeleito.
Em 2014, foi eleito senador. Em 2015, comandou a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e, em 2018, licenciou-se para concorrer ao governo do Amapá, mas não foi eleito.
Na volta ao Senado, em 2019, foi escolhido presidente da Casa pela primeira vez, o mais jovem a ocupar o cargo. Naquele mesmo ano, como presidente da República em exercício, assinou a transferência definitiva das terras da União ao Amapá, uma reivindicação do estado de mais de 30 anos.
Foi reeleito para o Senado em 2022 e presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: Agência Senado
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Postado em 01/02/2025 15h49
Lula: “Se Trump taxar produtos brasileiros, haverá reciprocidade”
O presidente Lula afirmou, nesta quinta-feira (30/1), que o Brasil vai taxar produtos americanos caso o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpra sua promessa de taxar os produtos brasileiros.
“É muito simples: se ele taxar, haverá reciprocidade do Brasil com os produtores brasileiros. Não tem nenhuma dificuldade”, disse Lula em conversa com jornalistas, no Palácio do Planalto.
O mandatário brasileiro ainda falou sobre sua relação com Trump. O petista disse que chegou a enviar carta para o governo americano desejando “boa governabilidade” ao chefe de Estado americano.
Leia mais
Postado em 30/01/2025 14h13