F11 Política

Política

Bolsonaro articula mudar Ficha Limpa no Congresso para driblar inelegibilidade

Bolsonaro articula mudar Ficha Limpa no Congresso para driblar inelegibilidade

Em frente paralela ao projeto da anistia ao 8 de janeiro, a oposição decidiu apostar na articulação da alteração na Lei da Ficha Limpa para reduzir a inelegibilidade de oito para dois anos. De autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), a proposta diz que o prazo passa a contar a partir da eleição que ensejou a punição e abre caminho para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputar a eleição para presidente em 2026.

A mudança de rota visa a ganhar a simpatia de outros partidos, já que inelegibilidade atinge políticos de todas as matizes. O projeto já traz a assinatura de 73 deputados, a maioria do PL, mas também do MDB, Patriota, PP, PSD e Republicanos, partido do novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Leia mais

Postado em 04/02/2025 09h52

Moraes autoriza transferência de kid preto de Brasília para Manaus

Moraes autoriza transferência de kid preto de Brasília para Manaus
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (3) a transferência do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima para o 7º Batalhão de Polícia do Exército, localizado em Manaus.

O militar, que é um dos kids-pretos - tropa de elite do Exército - foi preso em novembro do ano passado na Operação Contragolpe, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Hélio Ferreira está preso nas dependências do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, e será transferido após Alexandre de Moraes aceitar pedido da defesa para que o acusado fique preso na cidade onde seus familiares moram.


Além do tenente-coronel, também estão presos na capital federal o general da reserva do Exército Mário Fernandes e o major Rodrigo Bezerra de Azevedo.

Os presos foram indiciados pela PF no inquérito no qual Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe. O relatório de indiciamento está na Procuradoria-Geral da República (PGR).

O procurador-geral, Paulo Gonet, vai decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo pelos crimes imputados pelos investigadores.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 04/02/2025 17h34

STF condena homem que furtou réplica Constituição em 8 de janeiro

STF condena homem que furtou réplica Constituição em 8 de janeiro
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que furtou uma réplica da Constituição de 1988 durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada nesta terça-feira (4) durante sessão do plenário virtual da Corte.

Marcelo Fernandes Lima está preso desde 2023 e foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Além de cumprir a pena em regime inicial fechado, o acusado terá que pagar R$ 30 milhões de forma solidária com outros condenados pelo 8 de janeiro pelos prejuízos causados.


A cópia da Constituição estava na entrada do plenário do STF, local mais afetado pela depredação durante os atos golpistas, e foi devolvida pelo acusado.

Durante o processo criminal, a defesa de Marcelo Fernandes negou que ele tenha usado violência ou grave ameaça.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 04/02/2025 17h31

Moraes arquiva pedido para incluir Tarcísio em inquérito do golpe

Moraes arquiva pedido para incluir Tarcísio em inquérito do golpe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (3) o arquivamento de um pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fosse investigado no inquérito sobre uma tentativa de golpe tramada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A inclusão de Tarcísio na investigação havia sido pedida pela bancada feminina do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo. O partido é de oposição ao governador. No mês passado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, opinou pela rejeição do pedido.

“Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, escreveu Moraes na decisão desta segunda-feira.


A iniciativa do PSOL foi motivada por um relatório da Polícia Federal (PF) que registra a presença de Tarcísio no Palácio da Alvorada em 19 de novembro de 2022. Na mesma data, ocorreu no palácio uma reunião para discutir a “minuta do golpe”, que seria um decreto para impedir a posse do então presidente recém-eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a PGR, contudo, a presença de Tarcísio no Alvorada já era de conhecimento de Moraes, e o PSOL não apontou nenhum fato novo que demonstrasse a participação do governador na referida reunião, tampouco que ele tenha tomado parte em uma tentativa de golpe.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 04/02/2025 12h46

Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos em 2026, aponta Quaest

Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos em 2026, aponta Quaest

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) mostra que Lula (PT) lidera em todos os possíveis cenários na disputa para a Presidência da República nas eleições de 2026, tanto no 1º quanto no 2º turno.

O levantamento estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, coloca o presidente disputando com o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de MG, Romeu Zema (Novo), o governador de GO, Ronaldo Caiado (União), Ciro Gomes (PDT), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o cantor Gusttavo Lima (sem partido).

A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 4,5 mil pessoas entre os dias 21 e 23 de janeiro. O nível de confiança é de 95%. Leia mais
Postado em 04/02/2025 09h47

Gusttavo Lima comemora pesquisa sobre 2026 e diz que ‘só Deus pode parar sonho’

Gusttavo Lima comemora pesquisa sobre 2026 e diz que ‘só Deus pode parar sonho’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) comemorou nesta segunda-feira (3) os resultados da pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições de 2026, que o apontou como o nome com menor desvantagem ante Lula (PT) em cenários de segundo turno entre a direita para a Presidência da República.

Ele teria 35% em uma segunda rodada conta o petista, que marcaria 41%, conforme o levantamento. Outros nomes testados foram Tarcísio de Freitas (Republicanos), Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Bolsonaro (PL), além de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil). Leia mais
Postado em 04/02/2025 09h36

PT se manifesta após vereador atropelar gestante e tentar fugir

PT se manifesta após vereador atropelar gestante e tentar fugir

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota oficial após a repercussão do caso em que o vereador Lucas Lopes, supostamente embriagado, atropelou uma mulher gestante, na madrugada deste domingo (2/2), no município de Ribas do Rio Pardo (MS).

Em uma tentativa frustrada de fuga, o político provocou outro acidente e quase foi linchado por populares. Leia mais
Postado em 03/02/2025 15h41

Ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso é velado em BH

Ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso é velado em BH

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), de 86 anos, será velado nesta segunda-feira (3), das 10h às 16h, no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2).

O filho dele, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), disse ao g1 que o corpo será cremado em cerimônia restrita apenas à família. O velório será realizado com honrarias, por Newton ter sido governador do estado e pela carreira política. Leia mais
Postado em 03/02/2025 09h53

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos
Foto: Instagram/newtoncardosojr/Agência Brasil

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, de 86 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) em Belo Horizonte. Cardoso estava internado em um hospital da capital. A causa da morte não foi informada.

O falecimento do político foi comunicado por seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), em publicação nas redes sociais.

"Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunicado o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 2 de fevereiro, aos 86 anos", escreveu o deputado.

Nascido em Brumado, na Bahia, "Newtão", como era conhecido, governou o estado entre 1987 e 1991. Ele também foi prefeito de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, por três mandatos, além de deputado federal.


O ex-governador foi um dos fundadores do MDB, em 1966, partido ao qual foi filiado durante toda a carreira política.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Instagram/newtoncardosojr/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 02/02/2025 13h16

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) é o novo presidente do Senado. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 73 votos, para um mandato que vai até fevereiro de 2027. Ele sucede o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandou a Casa nos últimos quatro anos.

Os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que também disputavam o cargo, obtiveram 4 votos cada um. Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) renunciaram a suas candidaturas durante a reunião preparatória.

Esta é a segunda vez que Davi ocupa a Presidência do Senado. Ele comandou a Casa pela primeira vez entre 2019 e 2021.

David Samuel Alcolumbre Tobelem nasceu em 19 de junho de 1977, em Macapá.
Começou a carreira política como vereador da capital amapaense, eleito pelo PDT em 2001.

No ano seguinte, elegeu-se deputado federal. Em 2005, filiou-se ao então Partido da Frente Liberal (depois chamado Democratas e, hoje, União Brasil). Em 2006, conquistou um novo mandato na Câmara dos Deputados.

Em 2009, licenciou-se para assumir o cargo de secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá, durante a gestão do prefeito Roberto Góes. Retornou à Câmara em março de 2010, concorreu a mais um mandato e foi reeleito.

Em 2014, foi eleito senador. Em 2015, comandou a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e, em 2018, licenciou-se para concorrer ao governo do Amapá, mas não foi eleito.

Na volta ao Senado, em 2019, foi escolhido presidente da Casa pela primeira vez, o mais jovem a ocupar o cargo. Naquele mesmo ano, como presidente da República em exercício, assinou a transferência definitiva das terras da União ao Amapá, uma reivindicação do estado de mais de 30 anos.

Foi reeleito para o Senado em 2022 e presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Fonte: Agência Senado
 
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Leia Mais

Postado em 01/02/2025 15h49

Lula: “Se Trump taxar produtos brasileiros, haverá reciprocidade”

Lula: “Se Trump taxar produtos brasileiros, haverá reciprocidade”

O presidente Lula afirmou, nesta quinta-feira (30/1), que o Brasil vai taxar produtos americanos caso o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpra sua promessa de taxar os produtos brasileiros.

“É muito simples: se ele taxar, haverá reciprocidade do Brasil com os produtores brasileiros. Não tem nenhuma dificuldade”, disse Lula em conversa com jornalistas, no Palácio do Planalto.

O mandatário brasileiro ainda falou sobre sua relação com Trump. O petista disse que chegou a enviar carta para o governo americano desejando “boa governabilidade” ao chefe de Estado americano. Leia mais
Postado em 30/01/2025 14h13

“Vagou JF” tem vaga para cozinheira e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 151 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para soldador automotivo e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 168 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para auxiliar de elétrica e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 171 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para repositor de hortifruti e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 166 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para subgerente de loja e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 180 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar de creche e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 185 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para chapeiro (a) e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 190 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com 10 vagas para professores de creche e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 175 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas para mecânicos e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 176 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Assistente de compras e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 161 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem 20 vagas para motoristas classe E e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 166 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas para eletricista de equipamentos e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso da Ebserh: inscrições para 545 vagas terminam nesta segunda; salários vão até R$ 17 mil


As inscrições para o concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) terminam nesta segunda-feira (20). Elas devem ser feitas pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), a banca responsável pela seleção. Estão sendo ofertadas 545 vagas imediatas, além do cadastro reserva, com remuneração inicial de até R$ 17 mil. As oportunidades são de nível médio, técnico e superior, divididas da seguinte forma: 198 vagas na área médica, 330 na área assistencial e 17 na área administrativa.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas para técnico de segurança do trabalho e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 176 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro


Salário inicial é R$ 2,4 mil, com vale-alimentação de R$ 1,4 mil.

“Vagou JF” tem vagas para Estágio em Operações e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 176 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência