Política
Governo orienta ministros a não desfilar em escola de samba que vai homenagear Lula
O Palácio do Planalto orientou os ministros a não participar do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai homenagear o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A recomendação é que os auxiliares interessados em assistir ao evento acompanhem Lula no camarote do Sambódromo da Sapucaí.
Outra orientação do Planalto é que os ministros não utilizem aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar ao Rio.
O recado aos auxiliares foi claro: quem quiser ir terá que custear as passagens do próprio bolso e evitar gastos públicos para ver o desfile da Acadêmicos de Niterói.
Leia mais
Postado em 13/02/2026 20h51
Comissão da Câmara aprova projeto que prevê incentivo fiscal para compra de primeira arma
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta semana um projeto que prevê “incentivos fiscais” para a compra da “primeira arma” de fogo.
O projeto ainda será votado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e depois será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Aprovada nos colegiados, a proposta será encaminhada ao Senado.
Se aprovada nas duas Casas legislativas, o projeto ainda vai para a sanção do presidente da República.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 14h21
Desfile de Carnaval em homenagem a Lula pode torná-lo inelegível?
“Olê, olê, olê, olá / Lula, Lula” — o grito historicamente usado por eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi parar no refrão do samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, escola que abrirá o desfile do grupo especial do Rio de Janeiro no domingo (15/02) com uma homenagem à história do petista.
A música também cita o número do PT (13), ao falar que Lula levou “treze noites, treze dias” para migrar com sua mãe de Pernambuco a São Paulo quando criança, e faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sem citá-lo diretamente, no trecho: “Assim que se firma a soberania / Sem mitos falsos, sem anistia”.
A escolha do tema em ano de disputa presidencial gerou acusações de campanha eleitoral antecipada por parlamentares bolsonaristas, além de críticas sobre o uso de dinheiro público para financiar a escola — o valor recebido do governo federal (R$ 1 milhão) foi o mesmo destinado às outras doze agremiações do grupo especial do Rio.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 14h20
Mitos falsos, sem anistia: samba para Lula tem provocações ao bolsonarismo
A homenagem organizada pela escola de samba Acadêmicos de Niterói ao presidente Lula abrirá o Carnaval do Rio no domingo com um samba repleto de provocações ao bolsonarismo. Há ironias sobre “saber perder”, “não ser digno fugir” e “não temer tarifas e sanções” e um grito de “sem anistia”.
O que aconteceu
Escola de Niterói escolheu contar a história de Lula na avenida. De acordo com a sinopse do enredo “Do alto do Mulungu, surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, os cerca de 3.000 integrantes abordarão desde a infância pobre do presidente no sertão de Pernambuco até a terceira eleição presidencial, com destaque para o período em que o petista foi líder sindical.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 13h54
Clima no STF piora com divulgação de trechos de reunião que resultou na saída de Toffoli do caso Master; ministro nega vazamentos
O clima dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) com a saída de Dias Toffoli da relatoria do caso Master piorou em vez de melhorar. O motivo é que ministros do tribunal suspeitam que as reuniões privativas foram gravadas e parte do conteúdo foi repassado para o Poder360.
Nesta sexta-feira (13), o jornal digital publicou um longo relato das reuniões realizadas ontem, inclusive, uma preparatória da qual participaram apenas cinco ministros: o presidente Luiz Edson Fachin, Toffoli e os colegas Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.
Leia mais
Postado em 13/02/2026 20h43
Janja na Sapucaí incomoda aliados de Lula, que temem impactos eleitorais
Desde que saiu a informação da homenagem que a Acadêmicos de Niterói pretendia fazer ao presidente Lula, membros do governo e do entorno do presidente passaram a avaliar as vantagens e os riscos de aceitar o convite.
Da parte jurídica e de comunicação veio o aviso: não pode ter nenhuma ação do governo. Em sua primeira resposta sobre o tema, Lula cravou: homenagem não se recusa.
Um aliado do presidente chegou a sugerir que a homenagem fosse postergada para 2027, com ele ou já reeleito ou não mais presidente. Lula disse que essa decisão não era dele.
Leia mais
Postado em 13/02/2026 10h21
Dias Toffoli deixa relatoria do caso Master no STF; Mendonça assume
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou nesta quinta-feira (12) a relatoria de investigações relativas ao Banco Master.
O ministro André Mendoça assume a relatoria.
A decisão, após reunião dos ministros da Corte, ocorre na esteira dos avanços da investigação da Polícia Federal sobre o caso. Em nota, o STF informou que o ministro – “considerados os altos interesses institucionais” – pediu que o tema fosse redistribuído para outro ministro relatar o caso.
No texto, os ministros do tribunal afirmaram “não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição”, que reconhecem “a plena validade dos atos praticados pelo Ministro Dias Toffoli” e que expressam “apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento”
Leia mais
Postado em 12/02/2026 23h00
Toffoli diz a Fachin que não vê motivo para deixar relatoria do caso Master
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta quinta-feira (12) ao presidente da Corte, Edson Fachin, a resposta sobre citações ao seu nome em conversas extraídas do celular do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.
Segundo interlocutores, Toffoli afirmou, na resposta oficial a Fachin, que não vê impedimento nem suspeição que demande sua saída da relatoria do caso Master.
O material da investigação com citações ao nome de Toffoli foi entregue nesta quarta-feira (11) pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, a Edson Fachin. A PF não pediu a suspeição do ministro.
Leia mais
Postado em 12/02/2026 19h04
Após menções a Toffoli, Vorcaro avalia cancelar acordo com CPMI
A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, avalia cancelar o acordo com o presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana (Podemos-MG), para que o banqueiro preste depoimento à comissão em 26 de fevereiro.
Segundo apurou a coluna, os advogados de Vorcaro estão considerando suspender o acordo com a CPMI após a Polícia Federal informar ao STF haver menções ao ministro Dias Toffoli no celular do empresário.
Leia mais
Postado em 12/02/2026 16h00
Caso Master: Fachin convoca reunião com ministros do STF sobre relatório da PF que cita Toffoli
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, convocou nesta quinta-feira (12) uma reunião com ministros do Supremo para apresentar o relatório da Polícia Federal (PF) sobre dados do celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O relatório cita o nome do ministro Dias Toffoli.
No mesmo encontro, Fachin vai anunciar aos ministros a resposta enviada por Toffoli, que é relator do caso Master, sobre esse documento da Polícia Federal.
Nesta quinta, Toffoli divulgou nota pública sobre o assunto em que admite ser sócio da empresa Maridt, que vendeu resort Tayayá, no Paraná, para fundos ligados ao Master. Na ocasião, o ministro também negou amizade ou pagamentos de Vorcaro a ele.
Leia mais
Postado em 12/02/2026 15h57
TSE rejeita pedido para barrar desfile que homenageará Lula no carnaval
BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira, 12, por unanimidade, o pedido do Partido Novo que tentava barrar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, cujo enredo homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla acusa Lula, o PT e a agremiação de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder.
Relatora do caso, a ministra Estela Aranha, que foi indicada por Lula, votou pela rejeição do pedido. Os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva e Floriano de Azevedo Marques acompanharam o voto.
Leia mais
Postado em 12/02/2026 15h53