Política
Polícia combate fraude que criou mandados de prisão para Lula e Moraes
Policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), da Polícia Civil de Goiás, em ação integrada com o Núcleo de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), deflagraram na manhã desta quinta-feira (5/2) uma operação para combater fraudes cibernéticas interestaduais que atingiram sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Poder Judiciário goiano.
Os mandados estão sendo cumpridos em Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais e em Santa Catarina, com o apoio das Polícias Civis dessas regiões. No total, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 10h01
Suspeito de planejar a morte de Moro é preso no Ceará
Suspeito de planejar a morte do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) junto ao Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso nesta quarta-feira (4/2) no Ceará. Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, mais conhecido como El Cid, foi encontrado na cidade de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, e entregue à Polícia Federal.
De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), que fez a prisão do suspeito, ele tinha dois mandados de prisão abertos, pelos crimes de associação ao tráfico de drogas e homicídio. Ele foi encontrado após uma abordagem de rotina que prendeu sua esposa, que viajava para São Paulo com documento falso.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 09h52
Lula marca reunião com Hugo para alinhar fim da escala 6x1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) combinou com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma reunião na semana que vem para discutir proposta de fim da escala 6x1.
A reunião também terá as presenças dos ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral). Os dois estavam no jantar desta quarta-feira (4).
Na conversa, Lula fez questão de ressaltar que o ideal é a adesão a uma escala de, no máximo, 5x2. O projeto original propunha um regime de trabalho de 4x3.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 09h43
Sob risco de boicote, 1ª reunião sobre Código de Ética no STF é cancelada por Edson Fachin
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, comunicou aos demais ministros o cancelamento da reunião marcada para o dia 12 de fevereiro. O encontro teria como pauta central o novo Código de Ética da Corte, mas foi retirado do calendário sem uma data de remarcação. A promessa é de que o novo agendamento ocorra apenas após o Carnaval.
O cancelamento atinge inclusive o almoço que marcaria o primeiro encontro de ministros na gestão Fachin.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 09h37
Bolsonaro desrespeitou os ‘preceitos éticos mais básicos’ das Forças Armadas, diz MP Militar
O MP (Ministério Público) Militar acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter desrespeitado “os preceitos éticos mais básicos” do Estatuto dos Militares.
O que aconteceu
Afirmação está na ação movida contra Bolsonaro pelo MP Militar, que será julgada pelo STM (Superior Tribunal Militar). A representação protocolada ontem pede a expulsão e a perda de patente do ex-presidente, que é capitão reformado do Exército. O procurador-geral da Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, lista dez princípios do estatuto que Bolsonaro teria desrespeitado.
Leia mais
Postado em 04/02/2026 19h16
MPM cita ataques de Braga Netto a generais para pedir expulsão do Exército
Em representação enviada ao STM (Superior Tribunal Militar) na terça-feira (3), o Ministério Público Militar afirmou que o general Walter Braga Netto atacou generais e foi uma figura de “gigantesca relevância” na tentativa de golpe de Estado. Para o órgão, suas ações violam uma série de princípios éticos das Forças Armadas.
No documento ao qual a CNN Brasil teve acesso, o MPM cita relatos de pressão a comandantes que não apoiavam o golpe e supostos ataques a colegas de farda, com uso de linguagem considerada incompatível com o decoro militar em mensagens privadas.
Leia mais
Postado em 04/02/2026 15h40
Brasil tem 336 condenados ou suspeitos de feminicídio procurados pela Justiça
Um levantamento exclusivo do g1 mostra que 336 pessoas são procuradas por crimes de feminicídio no Brasil. Todos homens. Eles são alvo de mandados de prisão que estão em aberto, emitidos pela Justiça, mas continuam em liberdade.
• a maioria dos mandados é de prisão preventiva, quando o suspeito do crime já foi identificado e deve ser preso por ordem judicial no decorrer do processo.
• em 19 casos, o réu já foi condenado em definitivo e não pode mais recorrer. É o chamado trânsito em julgado, quando o criminoso deve ser preso para cumprir a pena.
• há na lista casos brutais e criminosos que estão entre os mais procurados do país.
• São Paulo (108), Bahia (32), Maranhão (28) e Pará (27) são os estados com mais procurados.
O levantamento do g1 tem como base o Banco Nacional de Medidas Penais e Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e mapeou crimes cometidos ao longo de mais de duas décadas, entre o fim dos anos 1990 e 2023. Há casos de feminicídio e de tentativa de feminicídio.
Leia mais
Postado em 04/02/2026 15h18
Dino autoriza acareação entre Lira e deputado que fez denúncia sobre emendas parlamentares
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a tomar depoimentos e fazer uma acareação entre o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o deputado José Rocha (União Brasil-BA).
O magistrado determinou que a PF apure contradições entre Lira e Rocha quanto às indicações de emendas do antigo orçamento secreto.
É a primeira vez que Lira deve ser ouvido pela Polícia Federal sobre supostas irregularidades na destinação de emendas parlamentares.
Leia mais
Postado em 04/02/2026 14h46
Ministro do STJ Marco Buzzi é acusado de assédio sexual contra jovem de 18 anos
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi é alvo de grave acusação de assédio sexual contra uma jovem de 18 anos que passou as férias de janeiro hospedada na casa do magistrado, em Balneário Camboriú (SC).
A moça é filha de um casal de amigos do ministro Marco Buzzi, conforme apurou o Metrópoles. No dia 9 de janeiro, eles se encontravam na praia, e, em determinado momento, a jovem foi tomar um banho de mar. Buzzi também estava dentro da água. Segundo relatos da jovem, que entrou em estado de desespero, o ministro, que estaria visivelmente excitado, tentou agarrá-la três vezes.
Leia mais
Postado em 04/02/2026 14h00
Com Lula no camarote, Janja deve desfilar com Acadêmicos de Niterói
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, deve desfilar com a Acadêmicos de Niterói no dia 15 de fevereiro. Segundo apurou a CNN, enquanto Janja desfila com a escola, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acompanhar o rito do camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A Acadêmicos de Niterói, que ascendeu ao grupo especial do carnaval carioca no ano passado, será a primeira escola a desfilar no dia 15 de fevereiro. O enredo escolhido, “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, exalta a trajetória do atual presidente.
Leia mais
Postado em 04/02/2026 12h15
Lula é desaprovado por 51,4% e aprovado por 46,6%, aponta pesquisa Meio/Ideia
A maneira como Luiz Inácio Lula da Silva está lidando com seu trabalho como presidente da República é desaprovada por 51,4% dos brasileiros e aprovada por outros 46,6% dos eleitores. Os dados são da pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira, 4, e mostram um cenário de estabilidade. Em janeiro, eram 50% os que desaprovavam Lula e 47% os que aprovavam. A mudança se deu dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,5% para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, são 22,3% os eleitores que consideram o governo bom, enquanto 19% acham que é regular, 18,7% acham que é ruim e 26% apontam como péssimo. Os que não sabem são 2,2%.
Leia mais
Postado em 04/02/2026 11h45