F11 Política

Política

Cármen anuncia regras para juízes sem avisar colegas e gera incômodo no TSE

Cármen anuncia regras para juízes sem avisar colegas e gera incômodo no TSE

O anúncio de regras de conduta para juízes eleitorais feito pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pegou os colegas de surpresa e gerou incômodo nos bastidores da corte eleitoral.

A apresentação de regras éticas para juízes eleitorais que atuarão no pleito de 2026 foi feita nesta segunda-feira (2) durante a sessão de abertura dos trabalhos do TSE. Horas antes, Cármen havia sido anunciada relatora do código de ética no STF (Supremo Tribunal Federal).

A presidente do TSE afirmou nesta segunda-feira que a legitimidade do Poder Judiciário está diretamente ligada à confiança da sociedade e defendeu a adoção de condutas ainda mais rigorosas e transparentes por parte dos juízes eleitorais. Leia mais

Postado em 03/02/2026 15h38

Zema e aliados reafirmam candidatura após aceno do PL para tê-lo como vice de Flávio

Zema e aliados reafirmam candidatura após aceno do PL para tê-lo como vice de Flávio

Um dirigente do Partido Novo relatou à IstoÉ, sob condição de anonimato, que a pré-campanha de Romeu Zema à Presidência da República avalia que o governador de Minas Gerais poderá crescer na medida em que o presidente Lula e o PT mirarem sua artilharia de campanha no senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Apoiado pela sigla, Zema não decolou nas pesquisas, onde oscila entre 2% e 5% das intenções de voto, e ganhou rivais na oposição ao petista. Além de Flávio e Renan Santos (Missão), o PSD tem três governadores que almejam o Palácio do Planalto — Ronaldo Caiado, de Goiás, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior, do Paraná. Leia mais
Postado em 03/02/2026 17h58

MP Militar pede expulsão das Forças Armadas de Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e outros condenados por trama golpista

MP Militar pede expulsão das Forças Armadas de Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e outros condenados por trama golpista
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta terça-feira (3) pedido do Ministério Público Militar (MPM) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro, três generais do Exército e um almirante da Marinha sejam expulsos das Forças Armadas em função da condenação na ação penal da trama golpista.

O MPM entrou com ações de perda do oficialato contra Bolsonaro, que é capitão da reserva do Exército, os generais da reserva Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto e o almirante Almir Garnier. Todos foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal do núcleo crucial da trama golpista.

A medida do MPM foi tomada após o Supremo declarar, no ano passado, o trânsito em julgado das condenações, ou seja, reconhecer o fim da possibilidade de recorrer e determinar a prisão do ex-presidente e dos demais condenados.


De acordo com a Constituição, o oficial das Forças Armadas pode ser expulso no caso de condenação criminal superior a dois anos de prisão. No caso do processo da trama golpista, as penas de Bolsonaro e dos demais acusados variam entre 19 e 27 anos de prisão.

Se a perda das patentes for decretada pelo STM, o salário que Bolsonaro e os demais militares recebem será repassado para a esposa ou filhas em forma de pensão. O benefício é conhecido como "morte ficta" e está previsto na legislação das Forças Armadas desde 1960.

O tribunal militar é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares, cujas cadeiras estão distribuídas entre quatro vagas destinadas ao Exército, três à Marinha e três à Aeronáutica.

Relatores

Após o MPM protocolar as ações, o tribunal definiu eletronicamente os relatores dos processos. A ação contra Bolsonaro será relatada por um ministro oriundo da Aeronáutica. O processo contra o general Braga será relatado por um ministro da cadeira do Exército.

Bolsonaro: ministro Carlos Vyuk Aquino (Aeronáutica);

Almirante Garnier: ministra Veronica Sterman (Civil);

General Paulo Sergio Nogueira: ministro Barroso Filho (Civil);

General Heleno: ministro Celso Luiz Nazareth (Marinha);

General Braga Netto: ministro Flavio Marcus Lancia (Exército).

Julgamento

Em coletiva de imprensa, a presidente do STM, ministra Maria Elisabeth Rocha, explicou que o tribunal não tem prazo legal para julgar as ações.

A presidente disse que vai pautar os processos para julgamento imediatamente após os relatores liberarem os casos para julgamento. De acordo com as regras internas do STM, a presidente só vota em caso de empate e sempre a favor do réu nas ações de perda do oficialato.

"Não pretendo procrastinar o julgamento de questões tão relevantes que são submetidas à apreciação dessa Corte", afirmou.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 03/02/2026 17h35

Flávio Dino arquiva parte de investigações contra senador flagrado com dinheiro na cueca

Flávio Dino arquiva parte de investigações contra senador flagrado com dinheiro na cueca

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou parte de investigações contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Em 2020, ele foi flagrado com dinheiro vivo dentro da cueca, em uma operação da Polícia Federal.

O dinheiro foi encontrado no cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do parlamentar durante uma operação para apurar um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos para o combate ao coronavírus em Roraima. Leia mais
Postado em 03/02/2026 16h37

Políticos buscam acordão entre Poderes para frear investigações em ano eleitoral

Políticos buscam acordão entre Poderes para frear investigações em ano eleitoral

Está em curso uma tentativa de acordão em Brasília. A costura envolve alas do governo, do Congresso e do Judiciário, cada parte com a sua pauta.

Com a volta de parlamentares e ministros do STF ao trabalho, é hora de observar como os grupos políticos vão reagir a investigações em curso, como as que tratam do Banco Master e de desvios de emendas e verbas parlamentares. A grande preocupação hoje em Brasília é que os desdobramentos desses casos atinjam políticos em ano de eleição, prejudicando candidaturas. Leia mais
Postado em 03/02/2026 15h36

Banco Master: CPI quer ouvir o governador Ibaneis Rocha, do DF

Banco Master: CPI quer ouvir o governador Ibaneis Rocha, do DF
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), informou nesta terça-feira (3), em Brasília, que vai pedir a convocação do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha. Se aprovado pelo colegiado, Ibaneis será obrigado a comparecer.

Convidado a ir à sessão da CPI de hoje, Ibaneis enviou um ofício informando que mandaria o secretário de Segurança, Sandro Avelar, para representar o governo do DF. Porém, quem compareceu foi o número 2 da secretaria, o secretário-executivo Alexandre Patury.

“Por esse motivo, a sessão desta terça-feira (3) da CPI está cancelada. O presidente da CPI irá apresentar requerimento para convocação do governador Ibaneis Rocha à comissão”, informou a assessoria do senador Fabiano Contarato.


O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), defendeu o convite feito a Ibaneis argumentando que, embora o DF apresente uma taxa de homicídio “controlada”, a capital é sede do poder político e econômico.

“Seus gestores poderão detalhar as estratégias de combate à lavagem de dinheiro, descapitalização das facções e infiltração do crime organizado em setores da economia e do Estado”, disse Vieira no requerimento que pediu a oitiva de Ibaneis.

A Agência Brasil procurou a assessoria do Governo do Distrito Federal (GDF) para comentar o tema, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Banco Master

O governador do DF está relacionado ao escândalo do Banco Master e enfrenta na Câmara Legislativa pedidos para abertura de CPI e de impeachment. O Banco de Brasília (BRB), o banco público do DF, é investigado por tentar comprar o Banco Master, que teria emitido créditos falsos para arrecadar recursos no mercado financeiro.

De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões. Diante dos indícios de fraude, o Banco Master foi liquidado pelo Banco Central.

Ibaneis nega qualquer irregularidade e diz estar tranquilo quanto à investigação envolvendo o BRB.

Outros governadores

A CPI do Crime Organizado escolheu esta semana para ouvir governadores sobre a atuação do crime organizado e facções em seus estados. Na quarta-feira (4), está previsto o depoimento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Porém, a sessão também foi cancelada. O governador do Rio informou à CPI que está em agenda oficial na Europa e não poderá comparecer.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 03/02/2026 12h39

Governo Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso

Governo Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso

(ANSA) – BRASÍLIA, 03 FEB – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, assinado pelos dois blocos em 17 de janeiro, no Paraguai. O despacho, que deverá ser analisado pela Câmara dos Deputados, foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

“No Brasil, o Acordo Provisório de Comércio foi encaminhado ao Congresso Nacional, responsável pela análise e aprovação legislativa. Nos países do Mercosul, o trâmite interno é semelhante. Enquanto, no âmbito da União Europeia, para o acordo comercial é exigida apenas a aprovação do Parlamento Europeu”, diz um comunicado do Palácio do Planalto. Leia mais
Postado em 03/02/2026 12h15

Caso Master: Polícia Federal abre inquérito para investigar BRB por gestão fraudulenta

Caso Master: Polícia Federal abre inquérito para investigar BRB por gestão fraudulenta

A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar eventual gestão fraudulenta no Banco de Brasília (BRB), instituição financeira ligada ao governo do Distrito Federal que fez uma proposta de compra do Banco Master, em março do ano passado.

A informação foi divulgada pela colunista Miriam Leitão, do jornal “O Globo”, e confirmada pelo blog.

A abertura do inquérito foi autorizada pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O caso foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Leia mais
Postado em 03/02/2026 11h40

CPMI do INSS: relator pede quebra de sigilo de Lulinha

CPMI do INSS: relator pede quebra de sigilo de Lulinha

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou nesta segunda-feira, 2, requerimentos que miram o filho e figuras do entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na retomada dos trabalhos da comissão em 2026.

Os três documentos buscam quebrar os sigilos bancários de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha; a advogada Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha; e a publicitária Danielle Fonteles, que trabalhou em campanhas eleitorais do PT até 2015. O relator quer apurar as movimentações dos três com Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, apontado pela investigação da Polícia Federal como um dos principais articuladores do esquema de descontos não autorizados em aposentadorias. Leia mais
Postado em 03/02/2026 11h35

Bolsonaro e generais poderiam ir para presídio comum em caso de expulsão das Forças Armadas

Bolsonaro e generais poderiam ir para presídio comum em caso de expulsão das Forças Armadas

Com o início da análise pelo Superior Tribunal Militar (STM) dos pedidos de perda de postos e patentes de Jair Bolsonaro e outros quatro réus condenados no julgamento da trama golpista, surge a possibilidade de haver uma mudança no local onde hoje eles estão presos.

O ex-presidente, recentemente transferido para o 19.º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, a Papudinha, e os generais Walter Braga Netto e Paulo Sergio Oliveira, presos, respectivamente, na Vila Militar no Rio de Janeiro (RJ) e no Comando Militar do Planalto, em Brasília estão em instalações militares e policiais, por conta dos cargos nas Forças Armadas. Caso sejam expulsos, em tese, não haverá motivo para permanecerem nas instalações. Leia mais
Postado em 03/02/2026 11h09

Ministério Público Militar deve pedir ao STM expulsão de Bolsonaro e militares nesta semana

Ministério Público Militar deve pedir ao STM expulsão de Bolsonaro e militares nesta semana

O Ministério Público Militar deve pedir nesta semana ao Superior Tribunal Militar (STM) a perda de posto e patente do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-comandante da Marinha Almir Garnier e dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

A expectativa é que as representações sejam formalizadas nesta terça-feira (3) — data de abertura dos trabalhos de 2026. Se o tribunal acolher o pedido, a medida representa, na prática, a expulsão das Forças Armadas, o que pode impactar, inclusive, nos locais das prisões.

No STM, esse tipo de ação leva em média seis meses para ser julgada. Os ministros vão avaliar se eles têm condições éticas de permanecer nas Forças. Leia mais
Postado em 02/02/2026 11h38

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Atendente de CRM e outras novas oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 205 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Auxiliar de Loja e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 187 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Copeiro e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 190 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 189 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Operador de Caixa e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 48 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Fonoaudióloga e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 159 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Cozinheira Doméstica e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 146 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros de reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 143 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros de reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Estoquista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 149 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros de reserva.

Ebserh está com inscrições abertas até 30 de janeiro para área médica


Concurso prevê 152 vagas para 96 especialidades.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Técnico em Segurança e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 189 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Auxiliar de Confeitaria e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 227 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Enfermeiro e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 217 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Motorista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 200 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Educador Físico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 215 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso do IBGE vai contratar mais de 39 mil temporários; veja o que se sabe sobre cargos e salários


Muita gente se animou ao ver a autorização para mais de 39 mil vagas temporárias no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aval já foi publicado no Diário Oficial, mas ainda há dúvidas sobre cargos, salários, inscrições e prazos do processo seletivo. Nesta reportagem, o g1 mostra o que já foi definido e o que ainda depende do edital. A autorização, publicada no Diário Oficial da União em 17 de dezembro, permite que o IBGE contrate profissionais por tempo determinado para atender a necessidades temporárias de excepcional interesse público, conforme previsto em lei.
Saúde
Ciência