Política
Em meio à crise, Lula segura mensagem ao Senado com indicação de Messias
O governo ainda não encaminhou ao Senado a mensagem presidencial com a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, a ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Otto Alencar (PSD-BA).
“O governo publicou a indicação no Diário Oficial, mas a mensagem presidencial não chegou ao Senado até hoje de manhã e só com ela podemos estabelecer um cronograma e agendar a sabatina”, disse Alencar.
Leia mais
Postado em 25/11/2025 14h01
Bolsonaro começa a cumprir pena em regime fechado na sede da PF em Brasília
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta terça-feira (25) o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no caso da trama golpista.
Segundo a decisão de Moraes, o ex-presidente deverá permanecer na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde já está preso preventivamente desde o último sábado (22), para o cumprimento da pena.
Leia mais
Postado em 25/11/2025 16h59
Generais Heleno e Paulo Sérgio são presos e levados a quartel
A Polícia Federal (PF) e o Exército prenderam os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro e generais do Exército Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira.
Os dois foram presos e encaminhados para o Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília. Augusto Heleno é ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Nogueira é ex-ministro da Defesa.
A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o trânsito em julgado da trama golpista. Ou seja, o STF entendeu que não cabem mais recursos e abriu caminho para a execução das penas na prisão.
Leia mais
Postado em 25/11/2025 15h58
STF declara fim do processo, e Bolsonaro já pode cumprir pena por golpe
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesta terça-feira (25) que o processo do ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado transitou em julgado. Ou seja, o STF entendeu que não cabem mais recursos e abriu caminho para a execução das penas na prisão.
O STF decretou o caso encerrado para os seguintes condenados, além de Bolsonaro:
• Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
• Anderson Torres, ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro.
Esses três são os condenados que não apresentaram os segundos embargos de declaração (tipo de recurso), cujo prazo terminou nesta segunda (24).
Leia mais
Postado em 25/11/2025 15h07
Michelle chora, diz que ora por Moraes e pede ao PL que não antecipe 2026
Em reunião fechada com a bancada parlamentar do PL, na tarde desta segunda-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chorou e fez um apelo para que não sejam antecipadas discussões sobre a escolha do candidato da direita à Presidência da República em 2026.
Segundo relatos feitos à CNN Brasil por pessoas presentes, Michelle teria se emocionado ao relatar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmado que é quem mais sofre com a situação.
Leia mais
Postado em 25/11/2025 15h01
Filhos visitam Bolsonaro na PF; Flávio diz que pai teve crise de soluço
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta terça-feira (25) que o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou um novo episódio de crise de soluços durante a madrugada.
Flávio conversou com a imprensa após fazer uma visita ao ex-presidente, detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) desde o último sábado (22), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao sair do prédio, Flávio Bolsonaro afirmou que o pai continua indignado com a prisão, reforçou a tese de confusão mental em função da ingestão de medicamentos e acrescentou que o ex-presidente permanece soluçando.
Leia mais
Postado em 25/11/2025 14h08
Vereador do PL é preso por suspeita de apoiar construção de barricadas do TCP no RJ
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu hoje um vereador de São João de Meriti (RJ) durante a Operação Muro de Favores, que mira um núcleo criminoso ligado ao TCP (Terceiro Comando Puro).
O que aconteceu
Ernane Aleixo (PL) é suspeito de apoiar a facção em troca de benefícios financeiros e eleitorais. O homem foi eleito no município e foi o terceiro parlamentar mais votado para assumir este ano a Câmara Municipal de São João de Meriti, com 6.720 votos.
Aleixo teria enviado áudios e mensagens oferecendo material e suporte para a construção de barricadas em Vilar do Telles. O bloqueio em comunidades costuma ser uma tática de facções para impedir a entrada de equipes policiais e de serviços básicos à população. O Rio de Janeiro começou ontem a remover as barreiras de cinco cidades em ação do programa Barricada Zero.
Leia mais
Postado em 25/11/2025 11h34
O que acontece com o mandato dos deputados ‘fujões’
A confirmação, na semana passada, de que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) fugiu para os Estados Unidos numa suposta tentativa de escapar de uma condenação do Supremo Tribunal Federal (STF) fez dele o terceiro parlamentar bolsonarista a deixar o país durante o mandato.
O ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo de Jair Bolsonaro foi localizado em um condomínio de luxo em Miami, para onde fugiu em setembro. Ele foi condenado pelo STF a 16 anos de prisão pela tentativa de golpe de Estado , após a derrota na eleição de 2022, no mesmo processo do ex-presidente. Ele é considerado foragido.
A Ramagem se somam Carla Zambelli (PL-SP), presa emjulho na Itália após fugir do país e já condenada a 10 anos pelo STF por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se mudou para os Estados Unidos em fevereiro alegando “perseguição política”. Neste mês, o filho de Bolsonaro tornou-se réu no Supremo por suposta tentativa de coagir a Justiça brasileira ao tentar influenciar autoridades americanas no processo que envolve o ex-presidente.
Leia mais
Postado em 25/11/2025 11h14
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro não apresentou nenhum novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). O prazo para isso acontecer era até as 23h59 dessa segunda-feira (24).
O pedido de embargos de declaração seria um último recurso de defesa para questionar a decisão do tribunal em relação à condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de estado.
Pela jurisprudência do Supremo e decisões anteriores do próprio Moraes, os segundos embargos de declaração podem ser considerados “meramente protelatórios”, ou seja, mesmo sem chance de serem atendidos foram protocolados somente para adiar a ordem de cumprimento da pena.
O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado.
No último sábado (22), Bolsonaro foi detido pela Polícia Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, após adulterar a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda e também porque Flávio Bolsonaro convocou uma vigília em frente à casa de seu pai.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Postado em 25/11/2025 11h09
PL anuncia mobilização pela anistia após reunião sobre prisão de Bolsonaro
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse nesta segunda-feira (24) que o PL (Partido Liberal) fará uma mobilização pela votação do projeto de lei que anistia os envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023.
“Não abrimos mão de isentar essas punições absurdas que estão sendo impostas a pessoas inocentes. [...] Vamos usar nossos artifícios regimentais para aprovar a anistia. Não temos compromisso nenhum com a dosimetria. Que vença quem tiver mais votos”, afirmou.
Leia mais
Postado em 24/11/2025 19h19
‘Batida na escada’, ‘curiosidade’ e ‘uma certa paranoia’: as versões de Bolsonaro sobre violação da tornozeleira
O relatório do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica registra que, inicialmente, os agentes foram informados de que Jair Bolsonaro teria batido a tornozeleira eletrônica em uma escada no sábado (22). Porém, em vídeo gravado entre sexta (21) e sábado (22), em conversa com a diretora do Cime, Bolsonaro afirma que encostou um “ferro quente” no equipamento por curiosidade e diz que começou a violar a tornozeleira no fim da tarde de sexta-feira (21).
Leia mais
Postado em 24/11/2025 19h01