Política
Bolsonaristas minimizam tornozeleira e focam em ‘perseguição religiosa’
Aliados de Jair Bolsonaro (PL) têm priorizado explorar o que chamam de “perseguição religiosa” para criticar a prisão preventiva do ex-presidente.
O que aconteceu
“Oração não é crime”, disse Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente. Nas redes sociais, o senador faz referência a um dos motivos citados na decisão que determinou a prisão de Bolsonaro: o chamamento dele para uma vigília em frente ao condomínio em que o pai mora.
Deputados e senadores da oposição afirmaram que Bolsonaro foi preso por causa de uma “oração”. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), chamou o ministro do STF Alexandre de Moraes de “psicopata” por citar como um dos motivos para a prisão a vigília convocada por Flávio.
Leia mais
Postado em 23/11/2025 11h54
Lula sobre Bolsonaro: Justiça decidiu, está decidido; todo mundo sabe o que ele fez
Ao ser questionado sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, 23, que não comenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A primeira coisa é que eu não faço comentário sobre decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado. Ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”, afirmou o presidente.
Leia mais
Postado em 23/11/2025 14h21
Bolsonaro alegou surto e negou tentativa de fuga em audiência de custódia; prisão foi mantida
O ex-presidente Jair Bolsonaro alegou, durante audiência de custódia realizada neste domingo (23), em Brasília, que a tentativa de violar a tornozeleira eletrônica foi em razão de um “surto”, causado por medicamentos. Ele também negou qualquer tentativa de fuga.
A juíza responsável pelo atendimento decidiu manter a prisão do ex-presidente após a audiência de custódia.
“Depoente [Bolsonaro] afirmou que estava com ‘alucinação’ de que tinha alguma escuta na tornozeleira, tentando então abrir a tampa”, diz a ata da audiência, protocolada pela juíza auxiliar Luciana Sorrentino.
Leia mais
Postado em 23/11/2025 14h14
Centrão diz que vídeo dificulta anistia e redução de penas no Congresso
Integrantes do centrão avaliam que o vídeo em que Jair Bolsonaro (PL) admite que fez uso de “ferro quente” para tentar abrir sua tornozeleira eletrônica deverá dificultar o andamento do projeto de lei da anistia no Congresso Nacional e até mesmo a discussão sobre a redução de penas dos condenados pelos ataques golpistas do 8 de Janeiro.
Havia uma expectativa entre parlamentares de que o tema voltasse ao debate da Câmara nos próximos dias. O presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou a interlocutores no fim da semana que o relator, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), preparava ajustes ao texto e que ele deveria ser discutido com líderes.
Na manhã deste sábado (22), Paulinho disse à Folha que a prisão preventiva do ex-presidente deveria dar novo impulso ao projeto, afirmando que ela facilitaria “a negociação da dosimetria”. Na visão de integrantes do centrão, a prisão poderia até dobrar as resistências dos bolsonaristas, que insistem em apresentar uma emenda para que o plenário decida no voto se aprovará a redução de penas ou anistia.
Leia mais
Postado em 23/11/2025 12h31
Aliados falam em ‘surto’ e afirmam que Bolsonaro acreditou estar ouvindo vozes na tornozeleira
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmam que ele estava em “surto” quando usou um ferro de solda para tentar romper a tornozeleira eletrônica. Pessoas próximas à família dizem que Bolsonaro acreditava estar ouvindo vozes vindas do aparelho.
A versão ganhou força após o vídeo em que o ex-presidente admite ter “metido ferro” na tornozeleira vir à tona. Antes disso, alguns aliados negaram publicamente a violação, citada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes para decretar a prisão do ex-presidente. À Folha de S.Paulo, Renato Bolsonaro (PL), irmão do ex-presidente, disse que não passava de “história da Chapeuzinho Vermelho”.
Leia mais
Postado em 23/11/2025 11h12
Moraes autoriza visita de Michelle a Bolsonaro na PF; audiência de custódia é neste domingo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Michelle Bolsonaro visite o marido Jair Bolsonaro neste domingo, 23, com hora marcada. O ex-presidente se encontra na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre prisão preventiva. A entrada da ex-primeira-dama foi liberada para o período das 15h às 17h, depois da audiência de custódia marcada para o meio-dia.
Leia mais
Postado em 23/11/2025 10h58
Preso pela Polícia Federal, Bolsonaro passa hoje por audiência de custódia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai passar por uma audiência de custódia neste domingo (23), um dia após ser preso preventivamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A audiência de custódia serve para que um juiz verifique se a prisão foi realizada dentro da legalidade e se houve respeito aos direitos fundamentais do detido. O procedimento é obrigatório, mesmo em prisões ordenadas pelo STF.
Leia mais
Postado em 23/11/2025 09h38
Discussões sobre PL da anistia podem avançar após prisão de Bolsonaro
A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve voltar à tona o debate do PL da anistia na Câmara dos Deputados. De acordo com aliados do ex-presidente e de membros da cúpula do Centrão, a pressão para o avanço do texto pode aumentar nos próximos dias, mesmo com a resistência do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) e de parte dos parlamentares.
Leia mais
Postado em 22/11/2025 19h01
VÍDEO: ‘Meti um ferro quente aí, curiosidade’, diz Bolsonaro
Um vídeo anexado ao processo do ex-presidente Jair Bolsonaro mostra a tornozeleira eletrônica danificada e com marcas de exposição ao fogo.
No áudio, é possível ouvir quando a diretora-adjunta da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, Rita Gaio, questiona Bolsonaro sobre o estado do dispositivo.
Bolsonaro, em resposta, diz: “meti um ferro quente aqui”.
(clique em leia mais para assistir ao vídeo) Leia mais
Postado em 22/11/2025 17h25
Dino marca sessão da 1ª turma para analisar prisão de Bolsonaro para segunda
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, atendeu o pedido do colega Alexandre de Moraes e marcou para a segunda-feira, 24, a sessão extraordinária virtual da 1ª Turma que vai analisar a ordem de prisão preventiva do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A sessão terá início às 8 horas e previsão de terminar no mesmo dia, às 20 horas. Ocorrerá ainda na data que marca o fim do prazo para que as defesas dos réus do núcleo crucial do golpe têm para apresentar recursos contra a condenação.
Leia mais
Postado em 22/11/2025 16h52
Bolsonaro admitiu ter usado ferro de solda para violar tornozeleira, diz PF
A Polícia Federal informou neste sábado, 22, que Jair Bolsonaro usou um ferro de solda para violar a tornozeleira eletrônica durante a madrugada, segundo o próprio ex-presidente.
De acordo com a PF, Bolsonaro confirmou que ele mesmo utilizou o material de soldagem para danificar o dispositivo de monitoramento. O alarme foi disparado por volta da meia noite, acionando imediatamente a equipe de segurança do ex-presidente, comunicada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, responsável pelo monitoramento. A escolta confirmou a violação e realizou a troca do equipamento à 01h09.
Leia mais
Postado em 22/11/2025 16h09