F11 Política

Política

Bolsonaro admitiu ter usado ferro de solda para violar tornozeleira, diz PF

Bolsonaro admitiu ter usado ferro de solda para violar tornozeleira, diz PF

A Polícia Federal informou neste sábado, 22, que Jair Bolsonaro usou um ferro de solda para violar a tornozeleira eletrônica durante a madrugada, segundo o próprio ex-presidente.

De acordo com a PF, Bolsonaro confirmou que ele mesmo utilizou o material de soldagem para danificar o dispositivo de monitoramento. O alarme foi disparado por volta da meia noite, acionando imediatamente a equipe de segurança do ex-presidente, comunicada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, responsável pelo monitoramento. A escolta confirmou a violação e realizou a troca do equipamento à 01h09. Leia mais

Postado em 22/11/2025 16h09

VÍDEO: ‘Meti um ferro quente aí, curiosidade’, diz Bolsonaro

VÍDEO: ‘Meti um ferro quente aí, curiosidade’, diz Bolsonaro

Um vídeo anexado ao processo do ex-presidente Jair Bolsonaro mostra a tornozeleira eletrônica danificada e com marcas de exposição ao fogo.

No áudio, é possível ouvir quando a diretora-adjunta da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, Rita Gaio, questiona Bolsonaro sobre o estado do dispositivo.

Bolsonaro, em resposta, diz: “meti um ferro quente aqui”. (clique em leia mais para assistir ao vídeo) Leia mais
Postado em 22/11/2025 17h25

Dino marca sessão da 1ª turma para analisar prisão de Bolsonaro para segunda

Dino marca sessão da 1ª turma para analisar prisão de Bolsonaro para segunda

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, atendeu o pedido do colega Alexandre de Moraes e marcou para a segunda-feira, 24, a sessão extraordinária virtual da 1ª Turma que vai analisar a ordem de prisão preventiva do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A sessão terá início às 8 horas e previsão de terminar no mesmo dia, às 20 horas. Ocorrerá ainda na data que marca o fim do prazo para que as defesas dos réus do núcleo crucial do golpe têm para apresentar recursos contra a condenação. Leia mais
Postado em 22/11/2025 16h52

Moraes rejeita pedido da defesa de Bolsonaro para prisão domiciliar humanitária

Moraes rejeita pedido da defesa de Bolsonaro para prisão domiciliar humanitária

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) que solicitava a prisão domiciliar humanitária do ex-presidente.

Em decisão divulgada neste sábado (22), Moraes explica que, considerando a prisão preventiva decretada nesta manhã, os pedidos da defesa se tornaram “prejudicados”, assim como todas as autorizações de visita previamente concedidas. Leia mais
Postado em 22/11/2025 15h37

Manifestantes favoráveis e contrários a Bolsonaro fazem atos na Polícia Federal

Manifestantes favoráveis e contrários a Bolsonaro fazem atos na Polícia Federal
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Manifestantes contrários e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro ocupam a entrada da Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, para onde o réu foi levado na manhã deste sábado (22).

De um lado da rua, aqueles que são contra o ex-presidente cantam e comemoram. Do outro, os favoráveis se posicionam em apoio a Bolsonaro.

Os carros que passam buzinam, comemoram e até mesmo xingam os que estão ali. Uma manifestante estourou uma garrafa de champanhe para comemorar a prisão.

Logo cedo, o músico Fabiano Trompetista foi ao local para tocar a marcha fúnebre, em alusão à prisão de Bolsonaro.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) também esteve no local, e considerou a prisão uma "perseguição política absurda e inconstitucional".




Advogada tributarista e historiadora, Verine Veiga, 36, está a turismo em Brasília e decidiu enfrentar o sol escaldante na frente da Superintendência da PF para participar deste que, segundo ela, é um "dia histórico para o país, após as medidas horripilantes adotadas por Bolsonaro durante a pandemia, que quase mataram meu pai".

"Temos de lutar contra esse ser nefasto que destruiu economicamente o Brasil. Ele tentou destruir o Judiciário também, mas o STF foi mais forte. Felizmente, a Justiça está sendo feita no Brasil", comemorou Verine.

Já a professora de dança Kátia Moraes, 59, disse ter vergonha do próprio sobrenome, por causa do ministro Alexandre de Moraes.

"É por causa de todo esse contexto de injustiça, inveja e mentiras que vim aqui, sem hora para ir embora", afirmou Kátia.

Ela disse não acreditar nas histórias de compras de imóveis da família Bolsonaro. "Isso é guerra de narrativas, assim como a história do golpe."

Tentativa de fuga

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso nesta manhã. A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foi realizada em cumprimento a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por conta da convocação de vigília, neste sábado, nas proximidades da residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.

Segundo Moraes, a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar "eventual tentativa de fuga do réu". O ministro disse ainda que foi constatada, na madrugada, tentativa de violar a tornozeleira eletrônica.

Está agendada para este domingo (23) a audiência de custódia do ex-presidente. A defesa diz que irá recorrer.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

Bolsonaro cumpria prisão domiciliar desde 4 de agosto, determinada após o descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. Ele estava usando tornozeleira eletrônica e proibido de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros.

Na Polícia Federal, o ex-presidente recebeu remédios e visita médica, que foi autorizado pelo STF.




Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 22/11/2025 14h56

Michelle não estava em casa no momento da prisão de Bolsonaro

Michelle não estava em casa no momento da prisão de Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa quando seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, teve prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes e foi então levado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília. De acordo com apuração da analista Jussara Soares, Michelle está retornando a Brasília. Leia mais
Postado em 22/11/2025 14h45

Vídeo: veja como é a cela especial da Polícia Federal onde Bolsonaro está preso

Vídeo: veja como é a cela especial da Polícia Federal onde Bolsonaro está preso

A CNN Brasil teve acesso à cela onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ficar preso na superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília.

O ambiente é uma sala adaptada, semelhante ao espaço que abrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre 2018 e 2019, em Curitiba (PR). (clique em leia mais para assistir ao vídeo) Leia mais
Postado em 22/11/2025 14h28

Eduardo Bolsonaro pede ânimo e “energia máxima” por anistia após prisão do pai

Eduardo Bolsonaro pede ânimo e “energia máxima” por anistia após prisão do pai

Após a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu em vídeo nas redes sociais para apoiadores “não desanimarem”.

“O nosso adversário quer que estejamos desesperados, ele intencionalmente espera que a reação a isso tudo seja um desânimo e aquele sentimento de ‘já acabou’. Não acabou”, diz. Leia mais
Postado em 22/11/2025 13h57

Romeu Zema comenta prisão preventiva de Bolsonaro: ‘Injustiça prevaleceu’

Romeu Zema comenta prisão preventiva de Bolsonaro: ‘Injustiça prevaleceu’

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o senador Cleitinho (Republicanos) e outros políticos mineiros repercutiram nas redes sociais a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste sábado (22).

A prisão foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado.

Em tom de crítica, o governador classificou a medida como “arbitrária” e afirmou que a ação se trata de “revanchismo político”. Leia mais
Postado em 22/11/2025 13h48

Bolsonaro violou tornozeleira por volta de meia-noite e poderia fugir, diz Moraes

Bolsonaro violou tornozeleira por volta de meia-noite e poderia fugir, diz Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) violou o uso de tornozeleira eletrônica e tinha elevado risco de fuga durante a vigília convocada pelo filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), segundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes que decretou a prisão preventiva do ex-presidente, neste sábado (22).

No entendimento do ministro, a proximidade da residência de Bolsonaro da embaixada dos Estados Unidos (cerca de 13km) também era um indicativo de que ele poderia tentar escapar de uma eventual prisão (entenda mais abaixo). Leia mais
Postado em 22/11/2025 09h32

Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF em Brasília

Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente hoje pela Polícia Federal.

O QUE ACONTECEU

Jair Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF, em Brasília. A prisão é preventiva por descumprimento de medidas cautelares e evitar risco de fuga. O local não necessariamente é onde o ex-presidente ficará preso quando passar a valer o período de sua condenação de 27 anos e três meses de prisão. Esta decisão será dada apenas após esgotados os embargos da defesa, às 23h59 do dia 24.

Agentes da PF estiveram hoje cedo na casa de Bolsonaro em Brasília. A prisão foi solicitada pela própria PF, sendo atendida e ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Moraes determinou que a prisão não expusesse Bolsonaro. O ministro também mandou que a PF não utilizasse algemas no ex-presidente.

Motivo da prisão, segundo investigadores, foi chamamento para vigílias feito por Flávio Bolsonaro. Leia mais
Postado em 22/11/2025 09h05

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 291 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para estagiário de Design Gráfico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 230 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para auxiliar de T.I e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 265 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para estoquista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 262 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para atendente de call center e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 259 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para motorista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 273 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Camareira e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 330 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Polícia Civil de MG publica edital de concurso com 104 vagas e salário de R$ 1,9 mil


A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) publicou o edital do concurso público com 104 vagas para o cargo de Técnico-Assistente da Polícia Civil e de Atividades Governamentais (TPAG), na área de Auxiliar de Perícia. O salário inicial é de R$ 1.990,97, para jornada de 40 horas semanais. As vagas são para atuar em diversas unidades do Instituto-Médico Legal (IML) espalhados por todas as regiões do estado.

“Vagou JF” tem vaga para Atendente em sorveteria e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 271 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para estágio em Pedagogia e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 259 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Recepcionista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 268 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Nail designer e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 240 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para estágio em Pedagogia e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 214 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para estágio em Pedagogia e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 214 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para ajudante de bombeiro hidráulico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 218 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Operador de Telemarketing e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 204 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência