F11 Política

Política

Polícia Federal diz já ter aviões prontos para buscar Tuta, chefe do PCC preso na Bolívia

Polícia Federal diz já ter aviões prontos para buscar Tuta, chefe do PCC preso na Bolívia

A Polícia Federal (PF) afirmou neste sábado (17) que já tem aviões prontos para buscar o traficante Tuta, apontado como substituto de Marcola no comando da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Marcos Roberto de Almeida foi preso na sexta-feira (16), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e deve ser entregue às autoridades brasileiras.

O procedimento ainda não foi definido pelo governo da Bolívia. Leia mais

Postado em 18/05/2025 10h35

Gilson Machado pede Pix para pagar advogados e médicos de Bolsonaro e ajudar Eduardo

Gilson Machado pede Pix para pagar advogados e médicos de Bolsonaro e ajudar Eduardo

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado lançou uma campanha via Pix para arrecadar dinheiro para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, Machado afirmou que Bolsonaro precisa de ajuda para pagar advogados e médicos e ajudar o filho Eduardo Bolsonaro, que se licenciou da Câmara e se mudou para os Estados.

Bolsonaro tem duas aposentadorias públicas, uma do Exército e outra da Câmara, e recebe dinheiro do PL, partido ao qual é filiado. Em 2023, ele arrecadou mais de R$ 17 milhões via Pix, segundo o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Leia mais
Postado em 18/05/2025 10h22

INSS: entidade investigada deu golpe até nos próprios funcionários

INSS: entidade investigada deu golpe até nos próprios funcionários

Denúncias exclusivas enviadas à coluna revelam novas facetas da teia de irregularidades envolvendo a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer), apontada como uma das principais entidades ligadas à farra do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – escândalo revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Funcionários da entidade, que protagoniza o início das fraudes, denunciam pressão psicológica, atraso nos salários e desvios de função.

O denunciante, que preferiu manter sua identidade em sigilo, contou, em entrevista, que as irregularidades relacionadas aos funcionários não começaram agora. O estopim, no entanto, teria ocorrido em 8 de janeiro deste ano, quando a associação emitiu um comunicado anunciando que, a partir daquela data, todos os colaboradores passariam a ser filiados à entidade, tendo acesso aos benefícios, projetos e ações disponibilizados. Leia mais
Postado em 18/05/2025 10h00

Vereadores fazem ofensiva por religião nas escolas em ao menos 13 capitais

Vereadores fazem ofensiva por religião nas escolas em ao menos 13 capitais

Disponibilizar Bíblia nas bibliotecas de escolas públicas e privadas ou usar o livro como material de apoio na sala de aula. É sobre esses temas que vereadores de ao menos 13 capitais têm apresentado projetos de lei pelo país. Especialistas afirmam que as propostas são inconstitucionais.

O que aconteceu

• Propostas buscam autorização para “intervalos bíblicos”, como são chamados os devocionais. Levantamento feito pelo UOL mostra que há projetos de lei para autorizar os momentos de louvor e oração na hora do recreio em quatro capitais, incluindo São Paulo. Em São Luís, a proposta é criar “espaços para meditação religiosa”. A capital maranhense também tem um projeto para autorizar cultos e ritos religiosos voluntários nas escolas.

• No mês passado, a Câmara de Belo Horizonte aprovou uma proposta que libera a Bíblia como material de apoio. Segundo a autora do projeto, Flávia Borja (DC), o tema surgiu porque a “Bíblia é o livro mais lido, mais vendido e mais publicado em todo mundo”. A vereadora nega que a lei seja inconstitucional. Ela se baseia em um dos artigos dela, que diz que nenhum aluno é obrigado a participar das atividades. “Não fere a laicidade do Estado, apenas permite que a Bíblia seja consultada como material de apoio”, afirma. O texto aguarda sanção do prefeito Álvaro Damião (União). Leia mais
Postado em 18/05/2025 09h58

Governo Lula esconde 16 mi de documentos sobre uso de verba pública

Governo Lula esconde 16 mi de documentos sobre uso de verba pública

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) restringiu acesso a 16 milhões de documentos sobre acordos firmados com estados, municípios e organizações não governamentais (ONGs), inclusive abastecidos com emendas parlamentares.

Entre os documentos restringidos estão termos de convênio, pareceres, subcontratos, planos de obra, croquis, certidões, estatutos, recibos, notas fiscais, dentre outros.

Todos esses documentos estavam disponíveis para qualquer cidadão por meio da plataforma Transferegov, mas foram retirados do ar. Leia mais
Postado em 18/05/2025 09h51

Após polêmica na China, Janja será enviada especial da COP30

Após polêmica na China, Janja será enviada especial da COP30

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi escolhida como enviada especial para temas relacionados às mulheres na COP30, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para novembro, em Belém.

O anúncio, feito pelos organizadores do evento na quarta-feira (14), deu à socióloga um posto de destaque nas discussões internacionais.

A nomeação para a COP30, onde atuará de forma voluntária e em caráter pessoal, coloca Janja, mais uma vez, em uma vitrine global. Leia mais
Postado em 16/05/2025 19h35

Moraes determina suspensão parcial da ação do golpe contra Ramagem

Moraes determina suspensão parcial da ação do golpe contra Ramagem
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (16) a suspensão parcial da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no caso da trama golpista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão do ministro foi tomada para cumprir a decisão da Primeira Turma da Corte, que, na semana passada, decidiu que o parlamentar vai continuar respondendo a três dos cinco crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Dessa forma, o deputado continuará sendo processado por:

• Golpe de Estado,
• Organização criminosa armada,
• Tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.


No entanto, ficam suspensas duas acusações: dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

A suspensão começou a contar a partir de 14 de maio, data da publicação do acórdão da decisão da turma, e terminará no fim do mandato de Ramagem.

Na quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados entrou com uma ação para rever a decisão da Primeira Turma. O processo será relatado por Alexandre de Moraes e não tem data definida para ser julgado.

Entenda

No mês passado, o Supremo enviou um ofício à Câmara para informar que os deputados não poderiam suspender a íntegra do processo da trama golpista contra o deputado, que é um dos réus do núcleo 1.

A possibilidade de suspensão de processos contra deputados federais e senadores está prevista na Constituição. Conforme o Artigo 53, a Câmara e o Senado podem suspender uma ação penal contra um parlamentar.

No ofício enviado à Câmara, o STF disse que, apesar da permissão constitucional, somente os crimes que teriam sido cometidos por Ramagem após a diplomação, ocorrida em dezembro de 2022, podem ser suspensos.

Antes de ser eleito, Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foi acusado de usar a estrutura do órgão para espionar ilegalmente desafetos de Bolsonaro. O caso ficou conhecido como "Abin Paralela".

No dia 8 deste mês, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou o Supremo sobre a decisão da Câmara que deliberou pela suspensão do processo.

"Comunico a Vossa Excelência que esta Casa, em sessão deliberativa extraordinária realizada no dia 7 de maio de 2025, resolveu pela sustação da ação penal decorrente do recebimento da denúncia contida na petição n. 12.100, em curso no Supremo Tribunal Federal", diz o ofício.

O texto aprovado abriu brecha para a suspensão de todas as acusações contra Ramagem e contra todos os demais réus do núcleo 1 da trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em seguida, Alexandre de Moraes, relator do caso, fez uma questão de ordem e pediu o julgamento da questão e, por unanimidade, os ministros evitaram a manobra da Câmara.

Núcleo 1

Os oito réus compõem o chamado “núcleo crucial” do golpe, o núcleo 1, tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. São eles:

• Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
• Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
• General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
• Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência - Abin;
• Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
• Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
• Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
• Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 16/05/2025 19h31

‘Vou morrer, não vai demorar’, diz Bolsonaro sobre possível prisão

‘Vou morrer, não vai demorar’, diz Bolsonaro sobre possível prisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira, 16, que vai “morrer na cadeia” se for condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.

“Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí”, afirmou em entrevista ao canal no YouTube AuriVerde Brasil.

O ex-presidente fez referência ao fato de estar em Orlando, sede de parques da Disney, nos Estados Unidos, no dia 8 de janeiro de 2023, quando os prédios públicos foram depredados em Brasília. Leia mais
Postado em 16/05/2025 19h25

‘Seria burrice’, afirma Zambelli após ser condenada no Supremo por invasão aos sistemas do CNJ

‘Seria burrice’, afirma Zambelli após ser condenada no Supremo por invasão aos sistemas do CNJ

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou em pronunciamento à imprensa, nesta quinta-feira (15), que não colocaria o mandato em risco por uma “brincadeira sem graça”.

“Não iria de forma alguma brincar de fazer invasão ao CNJ, brincar de mandar prender o Alexandre de Moraes, ainda mais assinado pelo próprio Alexandre de Moraes. É tão ridículo que realmente, como disse a ministra Carmen Lúcia e o ministro Alexandre de Moraes, seria burrice. Eu não colocaria meu mandato em risco por causa de uma brincadeira sem graça”, disse Zambelli. Leia mais
Postado em 15/05/2025 18h02

Bolsonaro admite que fraude no INSS pode ter começado no seu governo: ‘Que pague’

Bolsonaro admite que fraude no INSS pode ter começado no seu governo: ‘Que pague’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu na quarta-feira, 14, a possibilidade de as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terem começado durante seu mandato. No entanto, afirmou que o esquema ganhou maior proporção no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro também manifestou apoio à criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os descontos indevidos aplicados a benefícios de aposentados e pensionistas, que causaram um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a Polícia Federal. Leia mais
Postado em 15/05/2025 15h27

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quarta-feira (14) a deputada Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023. Cabe recurso contra a decisão.

A condenação pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica foi obtida com os votos do relator do caso, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O julgamento virtual começou na sexta-feira (9) e foi finalizado hoje.

Com a decisão, Zambelli também foi condenada à perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis e o pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos, valor que deverá ser dividido com hacker Walter Delgatti, que é réu confesso e que foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão neste mesmo processo.


Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Defesa

Em nota à imprensa após o início do julgamento, a defesa de Carla Zambelli contestou a realização de um julgamento virtual para condenar a deputada. Os advogados também consideraram "absolutamente injusto" que a parlamentar seja condenada "sem provas irrefutáveis".

Eleições

Carla Zambelli responde a outro processo criminal no STF. Em agosto de 2023, Zambelli virou ré no Supremo pelo episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Até o momento, o Supremo registrou placar de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. No entanto, um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 15/05/2025 11h20

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para perfumista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 67 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para secretário e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 60 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para gerente comercial e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 52 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para assistente administrativo e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 87 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para balconista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 90 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para psicóloga e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 94 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 145 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para atendente e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 129 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para atendente e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 129 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Secult-MG e IFSULDEMINAS abrem mais de 700 vagas em cursos gratuitos de capacitação em turismo


Formações online são voltadas a interessados no setor e integram o programa Rotas do Conhecimento; inscrições vão até 12/5.

“Vagou JF” tem vaga para Assistente de Vendas e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 93 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Corretor de Imóveis e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 132 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para operador de carregadeira e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 121 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar de marketing e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 125 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para ajudante de logística e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 165 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para perfumista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 161 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência