F11 Política

Política

Governador da Bahia diz que fala sobre bolsonaristas na vala foi tirada de contexto; deputado de oposição pediu impeachment

Governador da Bahia diz que fala sobre bolsonaristas na vala foi tirada de contexto; deputado de oposição pediu impeachment

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que a declaração em que ele apontou que eleitores de Jair Bolsonaro (PL) deveriam ser levados para a “vala” foi tirada de contexto. O petista se justificou durante uma visita às obras da reforma do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na segunda-feira (5), após a repercussão do vídeo.

“Quem me conhece sabe que sou uma pessoa religiosa, de família, e que nunca vou tratar qualquer opositor com um tratamento deste. [A fala] foi descontextualizada. Eu apresentei anteriormente a minha inconformação e indignação como o país estava sendo tratado”, disse à imprensa. Leia mais

Postado em 06/05/2025 14h54

Motta suspende mandato de Gilvan da Federal após ofensas a Gleisi Hoffmann

Motta suspende mandato de Gilvan da Federal após ofensas a Gleisi Hoffmann

O presidente da Câmara, Hugo Motta, oficializou na noite de terça-feira, 6, a suspensão por três meses do mandato do deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES), acatando a decisão do Conselho de Ética, que aprovou o afastamento do parlamentar por proferir ofensas contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Por 15 votos a 4, os deputados presentes na sessão do conselho aprovaram o parecer do relator, deputado Ricardo Maia (MDB-BA). A decisão previa cumprimento imediato.

Em despacho publicado na terça, Motta determinou a suspensão do deputado. Na manhã desta quarta-feira, 7, o sistema da Câmara já mostra que Gilvan da Federal não está mais no exercício do mandato. Leia mais
Postado em 07/05/2025 14h03

Bolsonaristas voltam a Brasília para exigir anistia a condenados por ataques de 2023

Bolsonaristas voltam a Brasília para exigir anistia a condenados por ataques de 2023

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou uma manifestação nesta quarta-feira (7) em Brasília para exigir anistia para seus simpatizantes condenados pelos ataques na capital em 2023, com a expectativa de que ele mesmo participe, apesar de estar convalescente.

Os manifestantes se reunirão a partir das 16h00 (horário de Brasília), a poucos quilômetros da Praça dos Três Poderes, para uma “caminhada pacífica” em direção ao Congresso Nacional, um dos edifícios vandalizados durante o ataque.

Uma força policial será dedicada exclusivamente a acompanhar a manifestação ao longo de seu percurso, informou a força à AFP. Leia mais
Postado em 07/05/2025 13h30

Câmara aprova projeto para ampliar número de deputados de 513 para 531

Câmara aprova projeto para ampliar número de deputados de 513 para 531

FOLHAPRESS - A Câmara aprovou, nesta terça-feira (6/5), um projeto de lei complementar que prevê aumentar o total de deputados para 531 e redistribui a divisão de cadeira entre os estados. A proposta foi aprovada por 270 a 207 votos e agora vai ao Senado Federal.

O projeto tem como objetivo adequar a proporção de força entre os estados de acordo com os dados mais atualizados do Censo de 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e atende a uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) para que isso seja feito até 30 de junho. Leia mais
Postado em 07/05/2025 12h33

Lula finaliza MP que prevê conta de luz gratuita para 14 milhões de brasileiros; contas dos demais consumidores poderá ter um aumento médio de 1,4%

Lula finaliza MP que prevê conta de luz gratuita para 14 milhões de brasileiros; contas dos demais consumidores poderá ter um aumento médio de 1,4%

O Palácio do Planalto concluiu a análise da medida provisória (MP) que prevê a reforma do setor elétrico no Brasil, incluindo a redução da tarifa de luz para cerca de 60 milhões de brasileiros.

As informações são de interlocutores do Palácio do Planalto e do Ministério de Minas e Energia (MME).

A expectativa é que o texto seja enviado ao Congresso ainda nesta semana. A matéria prevê que as mudanças comecem a valer em junho.

O texto foi construído no Ministério de Minas e Energia e ficou sob análise na Casa Civil nas últimas semanas. A proposta prevê a ampliação da tarifa social para 60 milhões de consumidores. Leia mais
Postado em 06/05/2025 16h21

Gleisi apresenta queixa-crime no STF contra deputado que a chamou de ‘prostituta’

Gleisi apresenta queixa-crime no STF contra deputado que a chamou de ‘prostituta’

Gleisi Hoffmann (PT), ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula (PT), registrou na segunda-feira, 5, uma queixa-crime contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES), que a chamou de “prostituta do caramba”, no STF (Supremo Tribunal Federal).

Na petição, obtida pela IstoÉ, a defesa da petista considera que o parlamentar cometeu difamação e injúria — com os agravantes de misoginia e violência política de gênero — contra Gleisi e pede R$ 30 mil em indenização por danos morais.

Em 29 de abril, durante sessão na Câmara, Gilvan afirmou que “na Odebrecht, existia uma planilha de pagamento para políticos. Eu citei aqui o nome de Lindinho, de amante, que deve ser uma prostituta do caramba, aí teve um deputado aqui que se revoltou. Ou seja, a carapuça serviu”. Leia mais
Postado em 06/05/2025 14h35

Presidente do INSS diz que ressarcimento de aposentados e pensionistas será feito ‘via benefício’

Presidente do INSS diz que ressarcimento de aposentados e pensionistas será feito ‘via benefício’

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta terça-feira (6) que o ressarcimento de aposentados e pensionistas — que tiveram recursos descontados indevidamente na fraude do INSS — será feito via benefício.

“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de PIX, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou em entrevista à CBN. O pagamento do recurso ainda não começou.

Segundo Waller, os aposentados e pensionistas devem receber o valor do ressarcimento pela mesma conta em que já é depositado o benefício previdenciário. Leia mais
Postado em 06/05/2025 12h48

STF começa a julgar mais um núcleo da tentativa de golpe de Estado

STF começa a julgar mais um núcleo da tentativa de golpe de Estado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta terça-feira (6) mais um trecho da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma trama golpista cujo objetivo era manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder mesmo após derrota nas eleições de 2022.

Desta vez, os cinco ministros que compõem a Primeira Turma do Supremo - Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux - julgam se recebem o trecho da denúncia relativa a sete acusados do núcleo 4 do golpe.

Conforme o fatiamento da denúncia, feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, os integrantes do núcleo 4 foram responsáveis por ações estratégicas de desinformação, com o objetivo de desacreditar as urnas eletrônicas e o processo eleitoral, gerando instabilidade social favorável ao golpe.


O núcleo 4 também foi acusado de praticar atos para constranger o comandante do Exército à época, general Freire Gomes, a aderir ao complô golpista. Segundo a denúncia, para isso foram mobilizadas “milícias digitais” a fim de atacar o militar e sua família.

A PGR também indicou o uso das estruturas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para avançar nos objetivos golpistas de gerar instabilidade social e intimidar quem se colocasse como contrário ao plano. De acordo com a denúncia, equipamentos do órgão foram utilizados para monitorar opositores.

O sete denunciados do núcleo 4 respondem a cinco crimes:

• organização criminosa armada,
• tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
• golpe de Estado,
• dano qualificado pela violência,
• grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado

A maior parte desse núcleo é composto por militares. Também foram denunciados um policial federal e um engenheiro que teria respaldado os ataques à urna eletrônica. São eles:

• Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército)
• Ângelo Martins Denicoli (major da reserva)
• Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente)
• Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel)
• Reginaldo Vieira de Abreu (coronel)
• Marcelo Araújo Bormevet (policial federal)
• Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do presidente do Instituto Voto Legal)

Demais núcleos

Pelo regimento interno do Supremo, cabe às duas turmas do tribunal julgar os processos criminais que chegam ou são abertos na Corte. Como o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, faz parte da Primeira Turma, a acusação é julgada por este colegiado.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, os acusados viram réus e passam a responder à ação penal no STF, na qual as defesas poderão ter acesso mais amplo ao material utilizado pela acusação e pedir a produção de novas provas, bem como arrolar testemunhas.

Em 25 março, a Primeira Turma já aceitou por unanimidade o trecho da denúncia relativo ao núcleo 1, tornando réus oito denunciados apontados como cabeças da trama golpista. O próprio Bolsonaro foi acusado pela PGR de liderar a organização criminosa. Entre os réus estão generais da reserva do Exército que foram integrantes do alto escalão de seu governo, entre outros assessores.

Em 22 de abril, o colegiado, também por unanimidade, aceitou a parte da denúncia contra outros seis envolvidos do núcleo 2, que reúne os acusados de terem prestado o assessoramento jurídico e intelectual para o golpe.

Com isso, chegam a 14 os réus pelo golpe de Estado fracassado. Caso seja aceita a parte da denúncia relativa ao núcleo 4, serão 21 réus. O julgamento de 12 denunciados do núcleo 3 foi marcado para 20 de maio.

O fatiamento da denúncia em seis núcleos foi autorizado pelos ministros da Primeira Turma. O procurador-geral, Paulo Gonet, justificou o procedimento como um meio de facilitar a tramitação do caso sobre o golpe, que tem como alvo, ao todo, 34 pessoas.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 06/05/2025 11h32

Lula embarca nesta terça para viagem à Rússia e China; saiba o que será discutido

Lula embarca nesta terça para viagem à Rússia e China; saiba o que será discutido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja na noite desta terça-feira, 6, para visitar as potências Rússia e China – onde irá se reunir com os respectivos líderes e debater questões de geopolítica. Convidado pelo presidente Vladimir Putin, o petista estará no país russo entre quinta e sábado, enquanto o encontro com Xi Jiping ocorre apenas na próxima semana.

Durante a estadia na Rússia, o presidente brasileiro comemora os 80 anos do “Dia da Vitória”, data que celebra a derrota dos nazistas pelas tropas soviéticas.

Apesar das formalidades, os chefes de estado devem discutir diferentes temas de relevância internacional, como o conflito ente Rússia e Ucrânia e as altas tarifas estadunidenses. Leia mais
Postado em 06/05/2025 09h53

Governador da Bahia fala em levar eleitores de Bolsonaro “para a vala”

Governador da Bahia fala em levar eleitores de Bolsonaro “para a vala”

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sugeriu, em discurso durante uma agenda no município de João Dourado, na última sexta-feira (2), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores fossem levados “para a vala”.

“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia, sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta! Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo para a vala”, disse. Leia mais
Postado em 05/05/2025 15h47

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes para Ministério das Mulheres

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes para Ministério das Mulheres
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A assistente social Márcia Lopes será a nova ministra das Mulheres, no lugar de Cida Gonçalves. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse a Márcia nesta segunda-feira (5), em reunião no Palácio do Planalto.

De acordo com a Presidência, a exoneração de Cida e a nomeação de Márcia serão publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União.

Márcia Lopes já foi ministra de Lula em seu segundo governo, em 2010, no comando do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Antes, ocupou a secretaria-executiva da mesma pasta, de 2004 a 2008. Márcia é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, onde também foi professora, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).


Em 2022, ela fez parte da equipe de transição do terceiro governo Lula, no grupo de assistência social.

A paranaense é irmã de Gilberto de Carvalho, nome histórico do PT que foi chefe de gabinete de Lula durante seus dois primeiros mandatos, de 2003 a 2010. Hoje, Carvalho atua como secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia Mais

Postado em 05/05/2025 15h13

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 145 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para atendente e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 129 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para atendente e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 129 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Secult-MG e IFSULDEMINAS abrem mais de 700 vagas em cursos gratuitos de capacitação em turismo


Formações online são voltadas a interessados no setor e integram o programa Rotas do Conhecimento; inscrições vão até 12/5.

“Vagou JF” tem vaga para Assistente de Vendas e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 93 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Corretor de Imóveis e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 132 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para operador de carregadeira e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 121 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar de marketing e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 125 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para ajudante de logística e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 165 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para perfumista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 161 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para torneiro mecânico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 84 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor de Peças e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 134 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Resultado final de concurso dos Correios é homologado


Convocação de aprovados será feita no prazo de validade do certame.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para encarregado civil e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 130 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para secretária e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar administrativo logístico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência