F11 Política

Política

Bolsonaro diz que terá alta neste domingo

Bolsonaro diz que terá alta neste domingo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em uma rede social que terá alta neste domingo (4), às 10h, três semanas após passar por uma cirurgia para desobstruir o intestino.

Bolsonaro está desde a noite de 12 de abril internado no DF Star, um hospital particular em Brasília. No dia seguinte, ele foi submetido a uma cirurgia, que teve 12 horas de duração.

O ex-presidente ficou duas semanas em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) e voltou a se alimentar via oral. Leia mais

Postado em 04/05/2025 09h40

Médicos orientam que Bolsonaro não vá em ato pela anistia nesta semana

Médicos orientam que Bolsonaro não vá em ato pela anistia nesta semana

Os médicos orientaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a não comparecer no ato organizado pela oposição em defesa da anistia daqueles que participaram dos ataques aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A manifestação está prevista para o dia 7 de maio.

“Nós passamos as instruções para o presidente para que ele não participe diretamente do ato, presencialmente do ato porque isso não seria recomendável neste momento”, disse o médico responsável pela cirurgia de Bolsonaro, Cláudio Birolini. Leia mais
Postado em 04/05/2025 15h25

Bolsonaro tem alta três semanas após cirurgia para desobstruir intestino

Bolsonaro tem alta três semanas após cirurgia para desobstruir intestino

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve alta na manhã neste domingo (4), três semanas após passar por uma cirurgia para desobstruir o intestino.

Bolsonaro estava desde a noite de 12 de abril internado no DF Star, um hospital particular em Brasília. Na manhã seguinte, ele foi submetido a uma cirurgia, que teve 12 horas de duração.

Neste domingo, após anunciar que havia recebido alta, o ex-presidente deixou o hospital caminhando. Na entrada do estabelecimento de saúde, ele conversou com apoiadores e respondeu perguntas de jornalistas. Leia mais
Postado em 04/05/2025 15h15

Presidente embarca essa semana para viagens à Rússia e à China

Presidente embarca essa semana para viagens à Rússia e à China
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma a agenda de viagens internacional essa semana. O primeiro compromisso será em Moscou, na Rússia. A convite do presidente Vladimir Putin, Lula participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial. É o feriado mais importante da Rússia, que ocorre no dia 9 de maio, com um grandioso desfile cívico-militar em Moscou. Ambos os presidentes também manterão reunião bilateral durante a visita, entre 8 e 10 de maio.

Na sequência, Lula segue para China, onde cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio. A visita de Lula ao país asiático ocorrerá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).


O encontro bilateral previsto entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta. A imposição de tarifas mútuas, desencadeada por iniciativa do presidente norte-americano Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão global.

A viagem à China será a segunda visita oficial de Lula neste terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, que foi retribuída por Xi Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado outra vez em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia Mais

Postado em 04/05/2025 09h39

Líder do PL aciona PGR pedindo afastamento de novo ministro da Previdência

Líder do PL aciona PGR pedindo afastamento de novo ministro da Previdência

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, acionou a Procuradoria-Geral da República neste sábado, 3, pedindo a investigação e afastamento de Wolney Queiroz, que assumiu o Ministério da Previdência Social nesta sexta-feira, 2, no lugar de Carlos Lupi.

No pedido, Sóstenes alega que Wolney, que antes era secretário-executivo da pasta, foi “omisso” diante das fraudes bilionárias no INSS. Como número dois do ministério, Sóstenes especula que Wolney teria sido alertado sobre as fraudes, mas não tomou nenhuma providência. Leia mais
Postado em 03/05/2025 16h13

Bolsonaro deve ter alta hospitalar “nos próximos dias”, aponta boletim

Bolsonaro deve ter alta hospitalar “nos próximos dias”, aponta boletim

Jair Bolsonaro tem previsão para receber “alta hospitalar nos próximos dias”, segundo boletim médico divulgado neste sábado pelo hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente se recupera desde o dia 13 de abril quando foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal.

Segundo o comunicado, o ex-presidente manteve-se estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada. Conforme a nota, ele ainda seguiu com boa aceitação da dieta pastosa e mantém a programação para dieta por via oral, com “suspensão da nutrição parenteral (endovenosa) hoje (sábado)”. Leia mais
Postado em 03/05/2025 15h54

Com queda de Lupi, governo Lula já trocou 11 ministros desde a posse

Com queda de Lupi, governo Lula já trocou 11 ministros desde a posse

O ex-chefe da Previdência Social Carlos Lupi (PDT) é o 11º ministro a ser trocado nesta gestão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde a posse, em janeiro de 2023.

Lupi deixou a pasta após a descoberta de desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Uma investigação da Polícia Federal (PF) revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões. Leia mais
Postado em 03/05/2025 15h51

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em seu lugar, o Palácio do Planalto anunciou ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. O agora ex-ministro, que é presidente nacional do PDT, anunciou a saída do governo em uma postagem nas redes sociais.



"Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula.
Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador", escreveu Lupi.

Segundo o Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A troca no comando do Ministério da Previdência ocorre uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A investigação aponta que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos.

"Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente. Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas", prosseguiu Carlos Lupi.

Mudanças no INSS

O caso já havia resultado na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

Deputados de oposição protocolaram, na última quarta-feira (30), um requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os sindicatos envolvidos na fraude do INSS. Pressionado pela oposição, Lupi chegou a prestar depoimento durante sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, também da Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira (29), mas sua permanência à frente da pasta acabou ficando insustentável.

A PF informou ter reunido indícios da existência de irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões que a cobrança das mensalidades associativas movimentou apenas entre 2019 e 2024. Nos dias seguintes, a CGU e o próprio INSS tornaram públicos os resultados de auditorias realizadas desde 2023, que também apontavam inconsistências e problemas relacionados ao tema.

Suspensão e devolução

Logo após a deflagração da operação da PF, o INSS suspendeu todos os descontos oriundos dos acordos com as entidades.

Para reaver o dinheiro retroativo aos anos anteriores, a Advocacia-Geral da União (AGU) montou um grupo para buscar a reparação dos prejuízos. Esse grupo se reuniu na tarde desta sexta, na sede da AGU, envolvendo o próprio advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção e o novo presidente do INSS, nomeado há dois dias.

Na última quinta-feira (30), em pronunciamento nacional por ocasião do Dia do Trabalhador, Lula prometeu que os prejudicados serão ressarcidos.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 02/05/2025 18h46

Moraes concede prisão domiciliar para Collor e determina uso de tornozeleira

Moraes concede prisão domiciliar para Collor e determina uso de tornozeleira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quinta-feira, 1º, permissão para que o ex-presidente Fernando Collor, 75, cumpra sua pena em regime domiciliar.

O ex-presidente ficará em casa, mas terá que usar tornozeleira eletrônica e só poderá receber visitas de advogados, de médicos e da família. Moraes determinou a suspensão do passaporte do ex-presidente. Leia mais
Postado em 01/05/2025 16h36

Ato em São Paulo une centrais sindicais e governo pelo fim da escala 6x1

Ato em São Paulo une centrais sindicais e governo pelo fim da escala 6x1
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No maior evento do Dia do Trabalhador na capital paulista, centrais sindicais e representantes do governo federal convergiram nesta quinta-feira (1º) em defesa da pauta do fim da escala 6x1, com redução da jornada de trabalho e sem diminuição de remuneração. Os sindicatos e os ministros presentes também reforçaram as reivindicações da isenção de imposto de renda de até R$ 5 mil, igualdade salarial entre homens e mulheres e diminuição dos juros.

Participaram do evento, na Zona Norte de São Paulo, os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; e das Mulheres, Aparecida Gonçalves.

O ato político, que ocorreu na Praça Campo de Bagatelle, teve início por volta das 11h e foi organizado pelas centrais sindicais Força Sindical, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores, e pela Pública – Central do Servidor.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) participou como convidada.

“A jornada de trabalho tem que ser reduzida. A última redução que nós tivemos da jornada foi em 1988. Nós temos certeza de que, hoje, nós temos condições de trabalhar até menos do que as 40 horas semanais. Temos que ter mais tempo para descanso, para família, para estudar, ainda mais no momento em que a gente tem muitos problemas relacionados à saúde mental”, disse o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

De acordo com ele, a aprovação da redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1 dependerá, no entanto, da mobilização popular e do convencimento de um Congresso Nacional conservador.

“O trabalho que nós vamos ter é de convencer a maioria do Congresso, que é conservador, da necessidade de pensar no Brasil como um todo, pensar nas pessoas, em num país mais desenvolvido, com mais segurança na saúde das pessoas”, acrescentou.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que a proposta tem apoio do governo, mas necessita de diálogo com o empresariado, principalmente dos setores de comércio e serviço, além do convencimento do Congresso Nacional.

“É preciso de uma construção, de várias mãos, que passa pelo diálogo com o empresariado, que passa especialmente pelo comércio e serviço. E passa, especialmente, pelo diálogo político com o Congresso Nacional”, disse.

Segundo ele, o Congresso deve avaliar o quanto a medida poderá fazer bem para a economia brasileira e para o ambiente de trabalho. "É assim que temos que olhar. Não é uma coisa ‘A’ contra ‘B’, é preciso olhar o interesse do país”, acrescentou Marinho.

Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, disse ver chances reais de as pautas do fim da escala 6x1 e a isenção do imposto de renda de até R$ 5 mil passarem pelo Congresso. Segundo ele, a redução da jornada de trabalho é uma medida “civilizatória”.

“Eu acho que tem chance de avançar, é uma pauta civilizatória. A escala 6x1 é um crime contra o trabalhador, é cruel contra a classe trabalhadora. Nós todos não precisamos só de trabalho digno e salário justo. É necessário ter tempo para viver, ter tempo para estar com a família, ter tempo para fazer o que gosta, para jogar seu futebol, para ouvir música, para estar com os filhos”, disse.

Isenção no IR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, no último dia 18, ao Congresso Nacional o projeto de lei da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. O texto que será analisado também cria desconto parcial para aqueles que recebem entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, reduzindo o valor pago atualmente.

“Eu acredito que vai ser aprovado no Congresso Nacional porque é outra pauta que caiu no imaginário coletivo muito positivamente. A isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil significa dizer: quem ganha menos não paga imposto e quem ganha mais paga o imposto justo”, disse Macêdo.

“Eu acho que vai passar, tem uma mobilização boa na sociedade, o clima é bom, eu tenho muita esperança que isso passe”, acrescentou.



Ausência do presidente Lula

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República ainda comentou sobre a ausência do presidente Lula no ato de 1º de Maio em São Paulo. Segundo ele, apesar de Lula não ter vindo ao ato, o presidente participou da "semana do 1º de Maio", recebendo as centrais sindicais em Brasília na última terça-feira (29), quando os trabalhadores apresentaram uma pauta unificada da categoria.

“O presidente Lula faz falta em qualquer lugar que ele não esteja. A presença dele é a presença viva da história pela luta democrática do país. Isso aqui é parte da história dele, foi quem projetou ele para o mundo político e para o mundo da sociedade. Ele está aqui pela sua obra, ele está aqui pelas suas ações, ele está aqui pela sua história, ele está aqui pelo que ele está fazendo hoje no governo”, disse Macêdo.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 01/05/2025 15h38

Fraude do INSS: agente da PF envolvido foi visto com US$ 200 mil em dinheiro

Fraude do INSS: agente da PF envolvido foi visto com US$ 200 mil em dinheiro

O agente da Polícia Federal (PF) Philipe Roters Coutinho, apontado pelas investigações como o servidor da corporação envolvido no esquema de fraudes do INSS, foi flagrado com US$ 200 mil em dinheiro vivo durante o cumprimento de mandados na operação que apura desvios no órgão.

Os investigadores suspeitam que ele esteja envolvido com agentes públicos beneficiados pelo dinheiro descontado indevidamente de aposentados e pensionistas. Roters é agente da PF lotado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Leia mais
Postado em 01/05/2025 13h04

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para atendente e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 129 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para atendente e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 129 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Secult-MG e IFSULDEMINAS abrem mais de 700 vagas em cursos gratuitos de capacitação em turismo


Formações online são voltadas a interessados no setor e integram o programa Rotas do Conhecimento; inscrições vão até 12/5.

“Vagou JF” tem vaga para Assistente de Vendas e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 93 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Corretor de Imóveis e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 132 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para operador de carregadeira e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 121 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar de marketing e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 125 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para ajudante de logística e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 165 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para perfumista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 161 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para torneiro mecânico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 84 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor de Peças e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 134 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Resultado final de concurso dos Correios é homologado


Convocação de aprovados será feita no prazo de validade do certame.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para encarregado civil e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 130 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para secretária e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar administrativo logístico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para analista ambiental e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 135 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência