F11 Política

Política

Fraude no INSS: veja lista de entidades suspeitas de envolvimento em esquema bilionário

Fraude no INSS: veja lista de entidades suspeitas de envolvimento em esquema bilionário

Uma operação realizada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) mirou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com desvio de recursos de aposentados e pensionistas ao longo de anos.

Segundo as investigações, pelo menos 11 entidades associativas são suspeitas de realizar descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

A operação, que ocorreu em diversos estados, resultou em mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas.?

Segundo as investigações, os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões, conforme as estimativas. Leia mais

Postado em 24/04/2025 15h26

Bolsonaro apresenta “piora clínica” e pressão arterial elevada, diz boletim

Bolsonaro apresenta “piora clínica” e pressão arterial elevada, diz boletim

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou piora clínica, com elevação da pressão aterial e piora de exames laboratoriais, de acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star na manhã desta quinta-feira (24).

Bolsonaro será submetido a novos exames de imagem ainda hoje. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não tem previsão de alta.

O ex-chefe do Executivo está hospitalizado desde o último dia 11, quando passou mal durante agenda no Rio Grande do Norte. Transferido para Brasília, Bolsonaro passou por extensa cirurgia para desobstrução intestinal e segue na UTI desde então. Leia mais
Postado em 24/04/2025 13h52

Preso pelo 8/1 critica curso obrigatório sobre democracia: ‘Perda de tempo’

Preso pelo 8/1 critica curso obrigatório sobre democracia: ‘Perda de tempo’

Preso na Papuda por 57 dias por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro, Daniel* concordou em fazer o acordo de não persecução penal proposto pela PGR (Procuradoria-Geral da República), o que envolve ficar longe das redes sociais e fazer um curso sobre democracia, considerado por ele uma “perda de tempo”.

O que aconteceu

Filho e pai foram presos juntos. Daniel, que tem 31 anos, estava com o pai, de 60, no dia em que manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília. “Fomos para o quartel-general e não saímos mais”, conta ele, que alegou estar na capital federal em uma viagem de turismo.

Os dois foram liberados após 57 dias na Papuda. Após sair, Daniel passou mais de um ano usando uma tornozeleira eletrônica, desativada depois de um acordo de não persecução penal.

Acordo envolveu serviço comunitário e curso sobre democracia. Primeiro, o pai de Daniel fez o curso proposto pela PGR. Depois ambos fizeram 150 horas de serviços comunitários juntos. Eles plantaram centenas de árvores em Londrina, no Paraná. “Fiz algo bom para o meio ambiente”, diz Daniel.

Já os estudos sobre democracia não foram bem recebidos. “Eu vi desde o início que era um curso sobre a esquerda”, fala. Leia mais
Postado em 24/04/2025 09h57

STF marca julgamento de Zambelli e hacker por invadir sistema do CNJ

STF marca julgamento de Zambelli e hacker por invadir sistema do CNJ
Foto: Reprodução/Redes sociais/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 9 de maio o julgamento da ação penal na qual a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti são réus pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023.

O julgamento será realizado no plenário virtual do colegiado entre os dias 9 e 16 de maio. Durante a análise do caso, os ministros vão decidir se a deputada e o hacker serão condenados ou absolvidos.

Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O hacker é réu confesso.

Durante a tramitação do processo, Carla Zambelli negou as acusações de ter atuado como mandante da invasão e ter solicitado o hackeamento a Walter Delgatti.


O hacker reafirmou as acusações contra a parlamentar e confirmou que a invasão foi solicitada por ela.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Reprodução/Redes sociais/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 24/04/2025 09h51

No hospital, Bolsonaro se revolta ao receber intimação do STF: ‘Tem noção que está em uma UTI?’

No hospital, Bolsonaro se revolta ao receber intimação do STF: ‘Tem noção que está em uma UTI?’

Ainda internado na UTI do hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se revoltou ao receber nesta quarta-feira, 23, das mãos de uma oficial de Justiça, uma intimação sobre a abertura da ação penal que o acusa de tentativa de golpe.

O ex-presidente compartilhou um vídeo do momento da ida da oficial ao quarto do hospital. “A senhora tem noção de que está em uma sala de UTI do hospital?”, questiona o político, que, posteriormente, volta a se exaltar. Leia mais
Postado em 24/04/2025 09h46

Após operação da PF, Lula manda demitir presidente do INSS

Após operação da PF, Lula manda demitir presidente do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a demissão do diretor presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, após operação da Polícia Federal (PF). A investigação apura cobranças indevidas feitas por entidades em contas de pensionistas e aposentados. O caso foi revelado pelo Metrópoles. Leia mais
Postado em 23/04/2025 16h49

Zambelli sobre Bolsonaro: “Mais fácil botar a culpa em outra pessoa”

Zambelli sobre Bolsonaro: “Mais fácil botar a culpa em outra pessoa”

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira (23/4), em entrevista ao Metrópoles, que não guarda rancor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tê-la acusado de ter tirado seu mandato. Bolsonaro culpou Zambelli por influenciar a reta final da eleição que perdeu para Lula por causa de cena em que ela perseguiu armada um homem na véspera do segundo turno de 2022. Leia mais
Postado em 23/04/2025 16h48

Roberto Jefferson, que já atacou Cármen, agora depende da caneta da ministra

Roberto Jefferson, que já atacou Cármen, agora depende da caneta da ministra

As voltas que o mundo dá: o ex-deputado Roberto Jefferson, que fez duríssimos ataques a Cármen Lúcia em outubro de 2022, agora teve um pedido seu distribuído às mãos da ministra no STF.

Em 21 de outubro de 2022, Jefferson xingou Cármen de “bruxa” e “Cármen Lúcifer”, comparou-a a prostitutas, entre outros termos machistas, misóginos e impublicáveis, após um julgamento do TSE contrário à Jovem Pan. Os ataques dele à ministra foram feitos por meio de um vídeo, divulgado nas redes sociais da filha de Jefferson, a ex-deputada Cristiane Brasil.

Agora, os advogados de Jefferson acionaram o Supremo pedindo que sejam anuladas as decisões de levá-lo a júri popular por ter tentado matar quatro agentes da Polícia Federal enviados para prendê-lo, em 23 de outubro de 2022. O habeas corpus foi distribuído ao gabinete de Cármen Lúcia por sorteio nessa terça-feira, 22. Leia mais
Postado em 23/04/2025 16h37

Após ‘live’ no quarto de UTI, STF autoriza intimar Bolsonaro no hospital para dar andamento ao julgamento do golpe

Após ‘live’ no quarto de UTI, STF autoriza intimar Bolsonaro no hospital para dar andamento ao julgamento do golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que vai tentar entregar uma intimação ao ex-presidente Jair Bolsonaro no hospital DF Star, em Brasília, a partir desta quarta-feira (23).

O documento servirá para informar oficialmente Bolsonaro e advogados sobre a abertura da ação penal no STF que vai julgar Bolsonaro e outros réus pela tentativa de golpe de Estado em 2022.

Segundo o tribunal, o núcleo 1 – tornado réu no dia 26 de março – foi notificado da decisão entre os dias 11 e 15 de abril, logo após a publicação do acórdão da decisão da Primeira Turma. Leia mais
Postado em 23/04/2025 15h48

Michelle inicia jejum de sete dias pela recuperação de Bolsonaro

Michelle inicia jejum de sete dias pela recuperação de Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que iniciou um período de jejum que deve durar sete dias pela recuperação do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na madrugada desta terça-feira, 22. O ex-chefe do Executivo federal permanece internado Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13.

No domingo, 20, Michelle convocou os seguidores nas redes sociais a se juntarem a ela em uma corrente de oração até o dia 28 pela “restauração completa da saúde” de Bolsonaro.

Segundo Michelle, o período de restrição deve durar até a meia-noite do dia 28. “Serão 7 dias de clamor”, escreveu. Até a manhã desta terça, a publicação contava com mais de 340 mil curtidas. Leia mais
Postado em 22/04/2025 14h07

STF decide se mais seis denunciados pela trama golpista viram réus

STF decide se mais seis denunciados pela trama golpista viram réus
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (22) o julgamento que vai decidir se seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista se tornarão réus.

Fazem parte desse núcleo Filipe Martins (ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro); Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal); Mário Fernandes (general de Exército); Marília de Alencar (ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça), ambos ligados ao ex-ministro Anderson Torres, que já se tornou réu.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), eles são acusados de organizar ações para “sustentar a tentativa de permanência ilegítima” de Bolsonaro no poder.


Entre as acusações, estão a elaboração da minuta do golpe, documento para justificar juridicamente a tentativa de golpe de Estado no final do governo Bolsonaro, o monitoramento do ministro do STF Alexandre de Moraes e ações da Polícia Rodoviária Federal para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante as eleições de 2022.

Sessão

A sessão está prevista para começar às 9h30 e deve ter uma pausa para o almoço. Às 14h, o julgamento recomeça. A turma também programou uma sessão na manhã de quarta-feira (23) para finalizar a análise do caso.

Se a denúncia for aceita pela maioria dos ministros, os acusados se tornarão réus e vão responder a uma ação penal, que vai terminar com a absolvição ou condenação.

Crimes

A PGR apontou que os acusados cometeram cinco crimes contra a democracia:

• Organização criminosa armada (3 a 8 anos de prisão);
• Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (4 a 8 anos de prisão);
• Golpe de Estado (4 a 12 anos);
• Dano qualificado pela violência e grave ameaça (seis meses e 3 anos de prisão);
• Deterioração de patrimônio tombado (1 a 3 anos).

A pena máxima para as condutas ultrapassa 30 anos de prisão.

Primeira Turma

O caso será julgado pela Primeira Turma do Supremo, colegiado que é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Até o momento, somente a denúncia contra o núcleo 1 foi julgada. No mês passado, por unanimidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados viraram réus. Faltam mais três denúncias para serem julgadas.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 22/04/2025 09h33

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar de marketing e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 125 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para ajudante de logística e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 165 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para perfumista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 161 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para torneiro mecânico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 84 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor de Peças e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 134 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Resultado final de concurso dos Correios é homologado


Convocação de aprovados será feita no prazo de validade do certame.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para encarregado civil e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 130 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para secretária e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar administrativo logístico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para analista ambiental e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 135 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar de produção e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 133 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Minas Gerais disponibiliza mais de 14 mil vagas de emprego em postos do Sine


Dados são do Painel de Informações sobre o sistema da Sedese.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para mecânico industrial e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 123 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para recepcionista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 125 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para estagiário de Engenharia Civil e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 127 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para estágio na Sala do Empreendedor e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 114 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência