F11 Política

Política

Lula recebe alta hospitalar e ficará em SP até quinta-feira

Lula recebe alta hospitalar e ficará em SP até quinta-feira
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica e deixará o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, ainda neste domingo (15). Ele ficará em sua residência, em São Paulo, até pelo menos a próxima quinta-feira (19).

A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na manhã de hoje (15) no auditório do hospital, onde o presidente está internado desde a última terça-feira (10) para uma cirurgia de emergência em que precisou drenar um hematoma na cabeça, entre o osso do crânio e o cérebro.

A entrevista foi concedida pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o neurologista Rogério Tuma, o neurocirurgião Marcos Stávale, a médica do presidente, Ana Helena Gremoglio, e o médico José Guilherme Caldas, que realizou o procedimento de embolização no presidente.

“O quadro foi extremamente acima do esperado. Para minha felicidade e de toda a equipe, ele está de alta hospitalar”, disse a médica Ana Helena Gremoglio.

“Ele está de alta hospitalar, não alta médica”, esclareceu Kalil. Por isso, disse o médico, o presidente precisará continuar na capital paulista por mais alguns dias para acompanhamento. Na próxima quinta-feira, Lula deverá passar por exames no hospital, entre eles, uma tomografia.

De acordo com Kalil, Lula poderá exercer suas atividades normalmente nesse período, só evitando exercícios físicos.

“Ele está estável, caminhando, se alimentando, falando normalmente. Ele teve um pós-operatório muito bom, dentro do que se esperava”, afirmou Kalil.

Histórico

Lula teve de ser hospitalizado por causa de uma queda doméstica que sofreu em outubro.

O presidente chegou a São Paulo na madrugada de terça-feira, após ter sentido dores de cabeça. Uma ressonância magnética feita no Hospital Sírio-Libanês, ainda em Brasília, mostrou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido no dia 19 de outubro. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital, na capital paulista, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Na quinta-feira (12), dois dias após a cirurgia, o presidente foi submetido a um novo procedimento, para bloquear o fluxo de sangue e reduzir o risco de formação de novo hematoma. Já na última sexta-feira (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lula apareceu caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale.

Na mensagem publicada nas redes sociais, o presidente escreveu: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores [...], conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.

No boletim médico, divulgado ontem (14), os médicos informaram que o presidente fez apenas exames de sangue.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 15/12/2024 13h45

Lula é aprovado por 35% da população e reprovado por 34%, diz Datafolha

Lula é aprovado por 35% da população e reprovado por 34%, diz Datafolha

A gestão do presidente Lula (PT) é considerada ótima ou boa para 35% dos brasileiros, enquanto 34% avaliam o governo como ruim ou péssimo. Outros 29% consideram o mandato como ‘regular’.

Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, 17 O levantamento ouviu 2.002 pessoas maiores de 16 anos em 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em comparação à última pesquisa, divulgada em outubro, houve oscilação de dois pontos para cima entre os que avaliam o governo como ruim ou péssimo — de 32% para 34%. Avaliações de ótimo ou bom foram de 36% para 34%. Leia mais
Postado em 17/12/2024 17h28

Governo propõe idade mínima de 55 anos para aposentadoria militar

Governo propõe idade mínima de 55 anos para aposentadoria militar

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso nesta terça-feira (17) o projeto de lei que estabelece uma idade mínima de 55 anos para a aposentadoria dos militares.

A aposentadoria militar acontece quando há a passagem da ativa para a reserva remunerada. Hoje, são necessários 35 anos de serviço às Forças Armadas, mas não há idade mínima. Leia mais
Postado em 17/12/2024 12h10

Braga Netto impediu “acordo de paz” entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes

Braga Netto impediu “acordo de paz” entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes

O general da reserva Braga Netto , então candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro , se opôs a um acordo que chegou a ser alinhado entre o ex-presidente e o ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF) , em novembro de 2022. A tentativa de conciliação ocorreu pouco após o resultado das eleições presidenciais, durante uma reunião fechada entre Bolsonaro e Moraes, fora da agenda oficial.

O encontro aconteceu em uma casa no Lago Sul, em Brasília, e tinha como objetivo apaziguar a relação entre o governo, a militância bolsonarista e o Supremo. Bolsonaro teria solicitado que Moraes recuasse em algumas frentes, especialmente no que dizia respeito aos inquéritos que tramitavam na Corte. Em contrapartida, o magistrado sugeriu que o então presidente fizesse gestos públicos para conter os manifestantes que, acampados em frente a quartéis, pediam intervenção militar e contestavam o resultado das urnas. Leia mais
Postado em 17/12/2024 12h08

Braga Netto está preso em quarto com geladeira, ar-condicionado e banheiro

Braga Netto está preso em quarto com geladeira, ar-condicionado e banheiro

O general Walter Braga Netto, preso preventivamente sob a acusação de obstruir o inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, está sendo mantido no quarto do chefe de Estado Maior da 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo reportagem do Fantástico, da TV Globo, o quarto tem armário, geladeira, ar-condicionado, televisão e banheiro exclusivo. Além disso, Braga Netto pode ter quatro refeições, que são feitas no rancho, onde oficiais de patentes mais altas comem. Leia mais
Postado em 16/12/2024 12h00

Ex-governador do Tocantins, afastado por corrupção, é preso suspeito de planejar fuga para exterior

Ex-governador do Tocantins, afastado por corrupção, é preso suspeito de planejar fuga para exterior

O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, afastado da governadoria pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em outubro de 2021 por suspeita de corrupção, foi preso neste domingo, 15, por indícios de um possível plano de fuga para o exterior.

A prisão do político foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO). A ação ocorreu na Fazenda Joia Rara, propriedade do ex-governador, localizada no município de São Salvador, próximo a Peixe, no sul do Tocantins. Leia mais
Postado em 15/12/2024 17h52

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado de fora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou às 12h22 deste domingo (15) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira (19) para recuperação.

Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.


“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula ao iniciar sua fala, que durou cerca de 15 minutos. “Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no tombo no banheiro”, disse Lula.

Queda

O presidente contou como foi a queda, que resultou em um hematoma na cabeça. Lula ressaltou que não ocorreu quando ele cortava a unha do pé no banheiro, como foi amplamente divulgado.

“Faço a questão de explicar a viva-voz que eu não estava cortando a unha do pé. Eu estava cortando a unha da mão e eu estava sentado. Eu já tinha cortado a minha unha, já tinha lixado a minha unha e quando eu fui guardar o estojo, em vez de levantar e abrir a mesa, eu tentei afastar o meu bumbum do banco. O banco era redondo, acabou e o meu bumbum não levantou e eu caí. E bati com a cabeça na hidromassagem, sabe, e teve um estrago razoável. E eu, graças a essa turma de médicos que está aqui, eu, outra vez, me recuperei”, contou Lula.

Após o tombo e exames iniciais, o presidente achou que estava “completamente curado” e que já poderia exercer normalmente suas atividades cotidianas. "Achei que já podia fazer de tudo: voltei a fazer esteira, musculação. Viajei para o Rio de Janeiro, participei do acordo da União Europeia com o Mercosul, já que era uma questão de honra fazer o acordo. Voltei para o Brasil tranquilamente".


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 15/12/2024 16h57

Polícia Federal diz que Braga Netto agiu contra investigações sobre trama golpista

Polícia Federal diz que Braga Netto agiu contra investigações sobre trama golpista

A Polícia Federal prendeu, no Rio de Janeiro, o general da reserva Walter Braga Netto, que foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro, e candidato a vice na chapa que perdeu as últimas eleições. Braga Netto é acusado de agir para atrapalhar as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

A Polícia Federal chegou às 6h ao prédio onde o general da reserva Walter Souza Braga Netto mora, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Uma operação discreta. O general saiu preso pela garagem, sem nenhum alarde. O blog da jornalista Andréia Sadi deu a notícia em primeira mão. Leia mais
Postado em 15/12/2024 11h17

TRE-SP forma maioria para cassar Carla Zambelli e torná-la inelegível

TRE-SP forma maioria para cassar Carla Zambelli e torná-la inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria para cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL).

Em sessão realizada nesta sexta-feira (13), o desembargador José Antonio Encinas Manfré, relator do caso, fez a leitura do voto durante o julgamento de uma ação proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) e pediu a cassação do diploma de Zambelli. Também votou por torná-la inelegível por oito anos por considerar que houve prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e os juízes Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva acompanharam o relator, concordando que a deputada do PL divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022. Leia mais
Postado em 14/12/2024 15h15

Braga Netto tentou obter dados de delação de Mauro Cid

Braga Netto tentou obter dados de delação de Mauro Cid
Foto: Isac Nóbrega/PR

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de decretar a prisão do general Walter Braga Netto, na manhã deste sábado (14), foi fundamentada pela tentativa de ele tentar obter detalhes da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, para a Polícia Federal em setembro do ano passado. Segundo a Polícia Federal, a ação pode ser caracterizada como obstrução de Justiça. As informações foram prestadas na última audiência de Mauro Cid à PF, no dia 21 de novembro.

A decretação da prisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, a investigação, conforme a Polícia Federal, demonstra que houve contatos de Braga Netto com o pai de Mauro Cid, o general Mauro César Lourena Cid.

“[Os contatos] tinham a finalidade de obter dados sigilosos, controlar o que seria repassado à investigação, e, ao que tudo indica, manter informado os demais integrantes da organização criminosa”, aponta a decisão de Moraes.


O ministro é relator do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro argumento aponta que a PF, no dia 8 de fevereiro deste ano, data da deflagração da operação “Tempus Veritatis”, encontrou papeis na mesa do coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor de Braga Netto, que orientariam perguntas e respostas sobre delação de Mauro Cid.

“Foi identificado na sede do Partido Liberal (PL), sob a mesa do coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor do general Braga Netto, documento com perguntas e respostas acerca da colaboração premiada realizada pelo investigado Mauro Cid”.

Na decisão de Moraes, há trechos de como Cid informou à PF sobre as ações do general.

“Basicamente isso aconteceu logo depois da minha soltura, quando eu fiz a colaboração naquele período, onde não só ele como outros intermediários tentaram saber o que eu tinha falado”.

Dinheiro na sacola de vinho

Outra novidade que Mauro Cid trouxe, na audiência no último dia 21, foi sobre o financiamento das ações de forças especiais por parte de Braga Netto.

“O general repassou diretamente ao então Major Rafael de Oliveira dinheiro em uma sacola de vinho, que serviria para o financiamento das despesas necessárias à realização da operação”, apontou Cid.

Isso foi confirmado pela PF que descobriu a compra de celular e carregamentos de chip, com pagamentos em espécie em estabelecimento na cidade de Brasília.

A Agência Brasil tenta contato com a defesa de Braga Netto.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Isac Nóbrega/PR

Leia Mais

Postado em 14/12/2024 15h06

Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico

Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Sírio Libanês, foi informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará apenas exames de sangue, sem nova programação de exames de imagem.

De acordo com as informações, Lula segue em cuidados semi-intensivos e continua lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando. A alta está prevista para a semana que vem.

Ontem (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”.

Na quinta-feira (12), pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), procedimento que foi considerado bem-sucedido pelos médicos.

Hematoma

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro.
Kalil garantiu que não houve novo sangramento, após a drenagem, e que o procedimento realizado nesta quinta-feira foi de caráter preventivo.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia Mais

Postado em 14/12/2024 13h42

“Vagou JF” tem vaga para Analista de RH e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 296 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Operador de loja-Fixo PCD e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 312 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso dos Correios: gabarito preliminar é divulgado


Prazo para interpor recurso vai até amanhã.

Concurso dos Correios acontece neste domingo, com 1,6 milhão de inscritos para 3,5 mil vagas


Mais de 1,6 milhão de pessoas devem realizar as provas do concurso dos Correios neste domingo (15). Esse é o maior concurso da estatal nos últimos 13 anos. O número de inscritos nesta edição supera o total de inscritos do último concurso nacional da empresa em 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se cadastraram para mais de 9 mil oportunidades. A seleção vai preencher 3.511 vagas imediatas, sendo 3.099 de nível médio, para o cargo de carteiro, no qual concorrem 93% (1.560.704) dos inscritos.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Auxiliar Fiscal - CD Nova Era e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 318 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Cozinheiro e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 298 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Designer Gráfico - Freelancer e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 302 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Estágio Administrativo Comercial e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 311 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Fisioterapeuta Hospitalar e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 298 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 290 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Abertas as inscrições para o concurso público do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais com 32 vagas de nível superior


Candidatos podem se inscrever a partir desta quinta-feira (5/12/2024) até (6/1/2025).

“Vagou JF” tem vaga para Analista Administrativo e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 300 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Motorista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 307 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Estágio em Educação Física e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 343 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Representante Comercial Home Office e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 247 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Jovem Aprendiz e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 237 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência