Quem viaja pela BR-040, em Minas Gerais, dificilmente entende por qual motivo se cobra pedágio desde 2014 para circular em uma estrada com estado pior do que muitas rodovias públicas. Uma pista simples, com pequenos trechos duplicados (boa parte deles, meras incorporações dos acostamentos, que desapareceram por manutenções que vêm sendo questionadas), mas que cobra R$ 6,30 para veículo de dois eixos (carros, caminhonetes, furgões) em cada uma das 11 praças de pedágio, para uma estrada que a última Pesquisa CNT (2023) considerou apenas regular. Ainda mais crítica é a situação do trecho de 66 quilômetros, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete, que tem recebido conceitos de regular, ruim a péssimo na pesquisa devido às precárias condições - que resultam em alto volume de acidentes e três vezes mais mortes do que a média da via. Ainda assim, com tanto a ser feito, a concessionária que administra a região, apresentou lucro de 6,7% - só com a cobrança de pedágio. Leia Mais