De pata em pata, as capivaras atravessam ruas, calçadas, faixas de pedestres e dominam o cenário no Parque das Águas ou no Parque Tia Nair, em Cuiabá. Não importa onde for, elas chamam atenção pelo carisma e fácil adaptação ao ambiente urbano. Nesta quinta-feira (14), é comemorado o Dia Interncional da Capivara.
Mas todo esse charme tem uma importância à natureza que vai além das aparências: elas são consideradas símbolos da preservação das espécies “guarda-chuva”. É o que afirmam os dois professores de biologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Ricardo Alexandre Kawashita Ribeiro e Leandro Alves da Silva.
“O papel que esses simpáticos animais exercem é no equilíbrio ecológico, controlando populações de plantas, dispersando sementes e servindo de alimento para outros animais. Outro fato relevante é que são animais carismáticos, que podem ser utilizados como espécies ‘guarda-chuva’, que são espécies símbolo para preservação. É necessário preservar seus ambientes e, consequentemente, todas as outras espécies ali presentes são beneficiadas”, afirmam.
Leia Mais