Política
Após queda de Bolsonaro, Moraes nega nova ida a hospital
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, na tarde desta terça-feira (6/1), a remoção imediata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Hospital DF Star, em Brasília. A negativa para saída da prisão ocorre após Bolsonaro sofrer uma queda e bater a cabeça em sua cela na Superintendência da Polícia Federal, que também fica na capital.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 16h52
Brasil trata prisão de Maduro como “sequestro” em discurso na OEA
Durante reunião do Conselho Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos), o embaixador Benoni Belli, representante do Brasil tratou da captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como um “sequestro”.
“Os bombardeios no território da Venezuela e o sequestro do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e ameaçam a comunidade internacional com um precedente extremamente perigoso”, afirmou.
Em sua fala, Belli disse que o momento atual “evoca tempos que considerávamos ultrapassados, mas que voltam a assolar a América Latina e o Caribe”.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 15h34
PF volta atrás e condiciona ida de Bolsonaro para exames em hospital à decisão do STF
A PF (Polícia Federal) informou nesta terça-feira (6) que a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para um hospital depende de autorização do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Alexandre de Moraes é relator do processo que culminou na prisão do ex-mandatário.
Em nota anterior, a PF havia confirmado a transferência do ex-presidente ao hospital DF Star, após pedido de seu médico particular, sem a necessidade de autorização. Minutos depois, a Polícia Federal atualizou o comunicado, dizendo que a transferência depende de autorização da Suprema Corte.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 15h30
Moraes revoga visita de general e manda apurar possível incitação ao crime
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou nesta segunda-feira, 5, a autorização para a visita do general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva ao ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, condenado e preso no âmbito da trama golpista.
A visita estava prevista para ocorrer nesta terça-feira, 6, mas foi cancelada após Moraes avaliar que declarações feitas por Rocha Paiva podem se enquadrar como incitação ao crime.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 14h41
Lula volta a Brasília e terá de pensar em troca de ministros; Lewandowski quer sair em janeiro, de preferência nesta semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Brasília e terá de pensar imediatamente em trocas de ministros.
Dois querem sair já. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, conversou com Lula no fim do ano passado e sinalizou que desejaria deixar o ministério ainda em janeiro, de preferência até o fim desta semana. Fernando Haddad quer sair até fevereiro.
Integrantes do Ministério da Justiça afirmam que, na virada do ano, Lewandowski sinalizou que quer antecipar a saída. E deixar a pasta até o fim desta semana, na sexta-feira (9).
Leia mais
Postado em 06/01/2026 14h37
Ibama tem R$ 950 mi em multas prescritas e enfrenta déficit de servidores
Com déficit de servidores e dificuldade para dar vazão a um estoque crescente de processos, o Ibama julgou prescritas —e, portanto, não poderá mais cobrar— R$ 950 milhões em multas em 2025, maior valor desde que o órgão foi criado.
O Ibama disse que as prescrições não ocorreram necessariamente em 2025 e que melhorou o fluxo do julgamento dos processos, fazendo com que um grande número de prescrições fosse reconhecido de uma vez só.
“Estamos analisando prescrições que ocorreram muitos anos atrás, não são processos que prescreveram agora”, diz Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, ao UOL. “A diferença é que estamos analisando tudo que tinha ficado parado em outros governos e decidindo e reconhecendo quando é o caso da prescrição.”
Leia mais
Postado em 06/01/2026 12h53
Michelle diz que Bolsonaro caiu e bateu cabeça na cela: “Meu amor não está bem”
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse nesta terça-feira (6/1) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu enquanto dormia e bateu a cabeça em um móvel, na Superintendência da PF, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado.
“Meu amor não está bem. Durante a madrugada, enquanto dormia, teve uma crise, caiu e bateu a cabeça no móvel. Como o quarto permanece fechado, ele só recebeu atendimento quando foram chamá-lo para minha visita”, relatou Michelle, em sua conta do Instagram, logo após visitar Bolsonaro na prisão.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 12h49
Crise na Venezuela liga alerta no Planalto sobre impacto nas eleições deste ano
A prisão do presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, após uma ação militar dos Estados Unidos em Caracas atiçou a preocupação de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os impactos nas eleições presidenciais em outubro. A equipe próxima do petista aponta o receio de uma possível interferência do governo americano no pleito, além das armas que a oposição poderá usar contra Lula sobre o tema.
Sob condição de anonimato, aliados do presidente da República apontam que a ação dos Estados Unidos na Venezuela mostra que o presidente americano, Donald Trump, manterá uma ofensiva para interferir diretamente nos assuntos ligados à América Latina. Com as eleições se aproximando, há um receio do afastamento do republicano e um apoio formal ao candidato da oposição, seja Flávio Bolsonaro (PL-RJ), hoje apontado como pré-candidato, seja Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que já dá indicativos de que quer buscar a cadeira presidencial neste ano.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 12h03
Lula é aconselhado a deixar tema Venezuela com a diplomacia para não se expor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido aconselhado por seu entorno a evitar novas declarações que possam ser interpretadas como apoio a Nicolás Maduro após a nota publicada no dia da captura do ex-ditador venezuelano em uma operação militar dos Estados Unidos.
A leitura no Palácio do Planalto é a de que o presidente já disse o que precisava ser dito e que o melhor, neste momento, é evitar a exposição direta em torno do assunto, como por exemplo manifestações públicas de viva voz.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 10h55
Líder do PT pede à PF investigação contra Nikolas e irmãos Bolsonaro
O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), irá apresentar nesta terça-feira, 6, uma representação à Polícia Federal (PF) contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sob a acusação de incentivarem uma intervenção militar dos Estados Unidos no Brasil.
“Eles continuam com a tentativa de golpe, é um golpe continuado. Agora eles abertamente estimulam uma intervenção armada estrangeirados Estados Unidos contra o Brasil”, declarou em vídeo publicado no Instagram.
Leia mais
Postado em 06/01/2026 09h13