Política
Foragido, Ramagem depõe ao STF por videoconferência em ação sobre o 8 de Janeiro
O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), foragido após deixar o País e ir para os Estados Unidos, foi interrogado por videoconferência pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 5.
Segundo os autos, a ação trata de supostos crimes cometidos após a diplomação, relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo dano qualificado com violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, com prejuízo considerado relevante. Os fatos investigados teriam ocorrido até o término de seu mandato parlamentar.
Leia mais
Postado em 06/02/2026 19h34
Vorcaro usou o próprio advogado e procurador de São Luís em rede para comprar ações do BRB
Segundo documentos a que o blog teve acesso, além de fundos, o dono do Master, Daniel Vorcaro, se valeu de seu próprio advogado na complexa rede para dificultar o rastreamento de que era ele, Vorcaro, o acionista do BRB.
Em uma das operações, um fundo chamado Delta – administrado pelo Banco Master – adquiriu ações do BRB e as revendeu a Daniel Monteiro, advogado de Vorcaro. Para realizar a operação, Monteiro fez um empréstimo com outra empresa, a Cartos, também investigada pela PF.
Leia mais
Postado em 06/02/2026 20h03
Gratificações, ‘auxílio-peru’ e mais: entenda o ‘império dos penduricalhos’ suspenso por Dino
Ao suspender o pagamento dos chamados “penduricalhos” aos Três Poderes, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino abriu uma disputa contra os benefícios que contornam o teto do funcionalismo público e são concedidos de forma generalizada a membros do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Os penduricalhos são tema comum na discussão orçamentária. Tratam-se de gratificações e benefícios que contornam o salário máximo de um funcionário público permitido pela legislação brasileira.
Leia mais
Postado em 06/02/2026 19h49
Ministro do STJ apresenta licença médica após ser acusado de assédio sexual
O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi está internado em um hospital em Brasília após relatar dores no peito durante a noite de quinta-feira, 5. O problema médico acontece poucos dias após o magistrado ser acusado de importunação sexual contra uma jovem de 18 anos.
Segundo confirmou o STJ à IstoÉ, Buzzi teria apresentado um atestado que lhe dá direito a pelo menos 10 dias de licença do tribunal, alegando questões de saúde. O boletim médico do hospital DF Star indica que o paciente deu entrada com sintomas de palpitações e precordialgia, sendo internado para acompanhamento e investigação do quadro clínico, conforme relatou a CNN.
Leia mais
Postado em 06/02/2026 19h47
Laudo da PF diz que saúde de Bolsonaro demanda cuidados, mas ele tem condições de permanecer na Papudinha
O laudo elaborado por médicos da Polícia Federal que avaliaram Jair Bolsonaro (PL) aponta que o quadro de saúde do ex-presidente demanda cuidados, mas que ele tem condições de permanecer na Papudinha, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista.
A realização da perícia médica foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e vai embasar decisão do magistrado sobre um pedido da defesa do ex-presidente, que solicita a concessão de regime domiciliar para Bolsonaro por razões humanitárias.
Leia mais
Postado em 06/02/2026 19h26
Justiça determina suspensão das escolas cívico-militares em Minas
O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais restabeleceu a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) que determina a interrupção das escolas cívico-militares em Minas Gerais. A decisão foi assinada nesta quinta-feira (52) e abrange as escolas estaduais neste modelo a partir do ano letivo de 2026.
A decisão foi assinada em caráter de urgência pelo desembargador Pedro Carlos Bittencourt, da 19ª Câmara Cível, em resposta a um pedido feito pela Corte de Contas pela anulação de uma decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte, de janeiro deste ano, que liberava o funcionamento das unidades.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 18h14
Pirarucus que Lula ganhou de presente viram problema na Granja do Torto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi presenteado recentemente com cerca de 20 pirarucus, peixes nativos da Bacia Amazônica, e decidiu colocá-los no lago da Granja do Torto, residência de veraneio da Presidência da República, em Brasília.
Os pirarucus foram doados pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e passaram a dividir espaço com jabutis e aves que também vivem no lago.
Durante um encontro com mais de 20 deputados federais, realizado nesta quarta-feira (4) na Granja do Torto, Lula afirmou, em tom de brincadeira, que precisava cozinhar os peixes porque eles estavam matando outros animais.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 17h34
Ator José de Abreu anuncia que será candidato a deputado federal pelo PT
O ator José de Abreu anunciou nesta quinta-feira, 5, que será candidato ao cargo de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio de Janeiro. Por meio de publicação nas redes sociais, o artista divulgou que o convite partiu do amigo Washington Quaquá, vice-presidente da legenda e prefeito de Maricá.
Conhecido pelo envolvimento com pautas políticas, José de Abreu havia dado indícios de que poderia concorrer à disputa deste ano. Na quarta-feira, 4, ele postou uma foto tirada quando foi preso pela ditadura militar, em 1968. “Meu passado me condena, rsrs! Vem novidade por aí!”, escreveu no X, antigo Twitter.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 17h23
Congresso cria escala 3×1 para seus servidores; veja cargos beneficiados
O Congresso Nacional aprovou na terça-feira, 3, um pacote de projetos que atualiza salários e cria novas regras de jornada e benefícios para os servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As matérias agora seguem para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As propostas preveem reajustes nos vencimentos básicos entre 2026 e 2029 para os servidores das duas casas, além da criação da Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico (GDAE), que pode chegar a até 100% do salário básico – isso abre caminho para alguns servidores receberem acima do teto constitucional do funcionalismo público.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 17h21
“Auxílio-peru” e “auxílio-panetone” afrontam o decoro público, diz Dino
O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que benefícios conhecidos como “auxílio-peru” e “auxílio-panetone” afrontam o decoro das funções públicas e violam a Constituição.
A declaração consta na decisão em que Dino determinou a suspensão do pagamento dos chamados “penduricalhos”, como honorários e verbas indenizatórias acima do teto constitucional, enquanto é analisada a legalidade desses repasses.
“Há também os penduricalhos que recebem nomes que afrontam ainda mais o decoro das funções públicas, tais como ‘auxílio-peru’ ou ‘auxílio-panetone’.
Leia mais
Postado em 05/02/2026 16h35
“Não está ganho, mas vou ganhar”, diz Lula sobre eleição em jantar
Em jantar com deputados nesta quarta-feira (4), na Granja do Torto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou nominalmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como possível candidato nas eleições presidenciais de outubro e ignorou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Aos parlamentares, Lula afirmou que “não ganhou ainda, mas vai ganhar”, em referência à disputa.
Segundo relatos feitos à CNN, além de Tarcísio, que afirma descartar uma entrada na corrida presidencial e garante ser candidato à reeleição em São Paulo, o petista mencionou os governadores Ratinho Júnior (PR), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO).
Leia mais
Postado em 05/02/2026 15h45