Postado em 29/01/2026

Moraes nega visita de Valdemar e Malta a Bolsonaro

Ministro alega risco manifesto à investigação.

Moraes nega visita de Valdemar e Malta a Bolsonaro
Foto: Divulgação/Jonathas Brandão/PL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (29), mais uma vez, a visita de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é filiado ao partido e está preso em regime fechado por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

A negativa decorre do fato de Valdemar estar sendo investigado por envolvimento com os mesmos fatos pelos quais Bolsonaro foi condenado.

“A autorização de contato direto entre investigado e condenado e procedimentos correlatos apresenta risco manifesto à investigação e foi vedada em decisão anterior”, escreveu Moraes.

O ministro também negou o acesso do senador Magno Malta (PL-ES) a Bolsonaro. Na mesma decisão, o ministro autorizou a visita de outros parlamentares ao ex-presidente.

No caso de Malta, Moraes afirmou que não poderia autorizar a visita porque o congressista tentou dar uma “carteirada” e entrar na Papudinha, unidade em que Bolsonaro está preso, sem qualquer autorização prévia, conforme relatado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

“Tal conduta gera riscos desnecessários à disciplina do Batalhão e à segurança do próprio sistema de custódia, obstaculizando o deferimento do pedido”, escreveu o ministro.

As visitas autorizadas pelo relator da execução penal de Bolsonaro foram as do deputado Hélio Lopes (PL-RJ), que é amigo pessoal do ex-presidente, e do senador Wilder Morais (PL-GO), bem como do empresário Luiz Antônio Nabhan Garcia.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo cometimento de cinco crimes: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Eleições

A negativa de contato entre Bolsonaro e Costa Neto ocorre em momento crucial para a definição dos candidatos para as eleições de 2026. Nesta terça, por exemplo, Bolsonaro deve receber a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um dos principais nomes cotados para a corrida presidencial deste ano.

A visita de Tarcísio, marcada para ocorrer entre as 11h e as 13h, será o primeiro encontro entre os políticos aliados desde que Bolsonaro lançou seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como nome da direita para concorrer à Presidência. O encontro deveria ter ocorrido na última quinta, mas acabou adiado pelo governador, que alegou questões de agenda.

Caminhadas e assistência religiosa

Ainda na mesma decisão, Mores autorizou Bolsonaro a deixar a cela de 64 metros quadrados para realizar caminhadas em trajetos predeterminados pela PMDF, que administra a Papudinha, unidade de detenção voltada para policiais onde foi instalada a Sala de Estado Maior em que Bolsonaro cumpre pena.

Outra autorização dada por Moraes foi para o acesso do padre Paulo Silva, que poderá prestar assistência religiosa ao ex-presidente nos horários normais de visitação da Papudinha, sem restrições. Antes, um bispo e um pastor já tinham sido autorizados.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Divulgação/Jonathas Brandão/PL

Leia Mais

“Vagou JF” tem vaga para Auxiliar de Loja e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 187 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Copeiro e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 190 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 189 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Operador de Caixa e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 48 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Fonoaudióloga e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 159 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Cozinheira Doméstica e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 146 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros de reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 143 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros de reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Estoquista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 149 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros de reserva.

Ebserh está com inscrições abertas até 30 de janeiro para área médica


Concurso prevê 152 vagas para 96 especialidades.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Técnico em Segurança e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 189 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Auxiliar de Confeitaria e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 227 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Enfermeiro e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 217 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Motorista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 200 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Educador Físico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 215 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso do IBGE vai contratar mais de 39 mil temporários; veja o que se sabe sobre cargos e salários


Muita gente se animou ao ver a autorização para mais de 39 mil vagas temporárias no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aval já foi publicado no Diário Oficial, mas ainda há dúvidas sobre cargos, salários, inscrições e prazos do processo seletivo. Nesta reportagem, o g1 mostra o que já foi definido e o que ainda depende do edital. A autorização, publicada no Diário Oficial da União em 17 de dezembro, permite que o IBGE contrate profissionais por tempo determinado para atender a necessidades temporárias de excepcional interesse público, conforme previsto em lei.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Atendente Comercial e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 236 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência