
Foto: Arquivo pessoal/Victor Hugo Abreu
A educação pública de Minas Gerais celebra uma conquista expressiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante Victor Hugo Oliveira Abreu, de 17 anos, aluno da Escola Estadual João Lourenço, no município de Areado, ligada à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, alcançou a nota máxima de 1.000 pontos na redação do Enem.
Além do excelente resultado na redação, o estudante também obteve 923,7 pontos na prova de Matemática e suas Tecnologias, alcançando uma média de 861,16 totais na edição de 2025 do exame.
Victor Hugo conta que sua preparação para o Enem foi construída ao longo de todo o ano, de forma organizada, com o apoio do corpo docente da escola, orientando e incentivando todos os alunos.
Segundo o estudante, o trabalho desenvolvido nas aulas de redação foi decisivo para o desempenho. “A professora de redação foi essencial. Ela sempre propunha temas atuais e relevantes, muito parecidos com o que poderia cair no Enem. Durante a aula, a gente tinha cerca de duas horas para produzir a redação”, relata.
Após a produção dos textos, o acompanhamento continuava de forma individualizada. “Ela corrigia cada redação com muito cuidado, mostrava exatamente onde a gente podia melhorar, explicava os erros e orientava como desenvolver melhor os argumentos. Esse retorno detalhado ajudou muito a evoluir minha escrita ao longo do ano”, avalia.
O tema do Enem, que tratou do etarismo, foi desenvolvido por Victor com base em seu repertório de estudos, utilizando como referência o filme Up: Altas Aventuras, da Pixar.
“No começo do filme, o personagem principal, o Carl, é um idoso que se sente muito sozinho e invisível, porque as pessoas não dão atenção a ele. Ao longo da história, isso vai mudando, e ele passa a ter novas oportunidades e conexões. Achei importante trazer esse exemplo para mostrar como o etarismo afeta a vida das pessoas idosas e como a sociedade pode mudar esse cenário oferecendo mais oportunidades”, detalha Victor Hugo.
Futuro
O estudante também destaca a satisfação ao conferir o resultado da redação do Enem. “Quando vi a nota, fiquei muito surpreso. É uma prova muito exigente, e esse resultado mostra que todo o esforço e a dedicação ao longo do ano realmente valeram a pena”, afirma.
Com a nota máxima na redação, Victor já projeta os próximos passos de sua trajetória acadêmica. Ele quer estudar Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Fonte: Agência Minas
Foto: Arquivo pessoal/Victor Hugo Abreu