Postado em 21/04/2025

Governo de Minas entrega Medalha da Inconfidência de 2025 a personalidades e instituições em Ouro Preto

Orador oficial da cerimônia, presidente da Câmara dos Deputados recebeu o Grande Colar deste ano.

Governo de Minas entrega Medalha da Inconfidência de 2025 a personalidades e instituições em Ouro Preto
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

O Governo de Minas realizou, nesta segunda-feira (21/4), em Ouro Preto, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.

Em 2025, foram 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um) - esta última, honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

A cerimônia foi presidida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que exaltou o compromisso de Minas com valores históricos, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade, com a transferência da capital para a cidade que foi a sede administrativa de Minas Gerais, de 1823 a 1897.

"Hoje, ao celebrarmos mais um Dia da Inconfidência Mineira, quando transferimos simbolicamente a capital do Estado para a histórica e heroica Ouro Preto, reverenciamos o espírito valente e presente no coração de todos os mineiros", destacou Romeu Zema.

“Aqui, na antiga Vila Rica, há mais de dois séculos, Tiradentes foi condenado à forca e teve o corpo esquartejado por reivindicar uma condição que, hoje, mais do que nunca, precisamos estar atentos: liberdade para todos”, lembrou o governador mineiro.

Grande Colar

O agraciado com o Grande Colar em 2025 foi o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

Com forte atuação no parlamento, Motta foi o deputado mais jovem a ser eleito para comandar a Casa do Legislativo federal, no ano passado, aos 34 anos. Ele recebeu 444 votos e foi confirmado em primeiro turno.

O agraciado também já havia sido o mais jovem deputado federal do Brasil eleito, aos 21 anos, com mais de 86 mil votos.

Em seu quarto mandato como deputado federal pelo estado da Paraíba, o também médico Hugo Motta é descrito pelos pares com um estilo conciliador e agregador.

“É uma satisfação e uma grande alegria receber o Grande Colar da medalha da Inconfidência. Esta é a grande honra mineira e, por que não dizer, brasileira”, agradeceu o presidente da Câmara Federal.

Ele recordou ainda que "aqui em Ouro Preto, quando o Brasil era apenas uma ideia, um grupo de brasileiros ousou sonhar com um país livre e pagou caro por isso. A Inconfidência Mineira nasceu do cansaço de ver as nossas riquezas escorrerem pelos dedos, de pagar o quinto a coroa, de ser humilhados pela derrama, o mais cruel de todos os impostos".

"Os inconfidentes se insurgiram contra esse sistema, que tudo cobrava e nada devolvia. Sonhavam com um país livre, mas também justo. Um país que pudesse se beneficiar da riqueza que ele mesmo produziu", concluiu Hugo Motta.

O Grande Colar é a maior honraria entregue pelo Estado de Minas Gerais e é destinada, exclusivamente, aos chefes de Estado e de outros poderes. Ela foi criada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitschek, e é entregue, tradicionalmente, no dia 21/4, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.

Nos dois últimos anos, a honraria de grau máximo havia sido concedida aos ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso (2024), que teve um governo marcado pela consolidação da estabilidade econômica, reformas na economia, na Previdência Social e na administração pública, e Michel Temer (2023), considerado um dos maiores constitucionalistas do Brasil e responsável por retomar a normalidade política e econômica, com a adoção de necessárias medidas de austeridade e proteção aos cofres públicos.

Homenagem

Neste ano, devido ao falecimento do papa Francisco e ao decreto de luto oficial vigente em Minas Gerais, a cerimônia da Medalha da sofreu mudanças. As músicas não foram executadas, incluindo o Hino Nacional, e as bandeira de Minas Gerais e do Brasil foram hasteadas a meio mastro. Foi realizado, ainda, na Praça Tiradentes, um minuto de silêncio em memória ao pontífice.

Ao iniciar o seu pronunciamento, o governador Romeu Zema falou com pesar sobre a morte do Santo Padre e destacou o seu legado para a humanidade.

"O papa Francisco foi mais que um líder religioso, mas um símbolo de esperança, simplicidade e justiça social. Seu legado permanecerá vivo na memória dos que acreditam em um mundo mais fraterno e solidário", homenageou o governador Romeu Zema.

Tradição

A solenidade da entrega da Medalha da Inconfidência foi composta por dois momentos distintos em Ouro Preto. Primeiro, houve a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros. O ato foi realizado na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.

Depois disso, foi a vez do ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).


Fonte: Agência Minas
 
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Leia Mais

“Vagou JF” tem vaga para ajudante de logística e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 165 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para perfumista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 161 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para torneiro mecânico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 84 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedor de Peças e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 134 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Resultado final de concurso dos Correios é homologado


Convocação de aprovados será feita no prazo de validade do certame.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para encarregado civil e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 130 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para secretária e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar administrativo logístico e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 144 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para analista ambiental e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 135 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para auxiliar de produção e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 133 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Minas Gerais disponibiliza mais de 14 mil vagas de emprego em postos do Sine


Dados são do Painel de Informações sobre o sistema da Sedese.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para mecânico industrial e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 123 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para recepcionista e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 125 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para estagiário de Engenharia Civil e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 127 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para estágio na Sala do Empreendedor e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 114 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para professora de creche e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 117 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência