Postado em 05/09/2024

Quinta-feira, 5, tem Carol Santiago na disputa pela 10ª medalha em Jogos Paralímpicos na sua despedida de Paris

A maior medalhista de ouro brasileira em Jogos Paralímpicos, Carol Santiago vai disputar a sua sexta – e última – final em Paris 2024, nesta quinta-feira, 5, na Arena La Défense.

Quinta-feira, 5, tem Carol Santiago na disputa pela 10ª medalha em Jogos Paralímpicos na sua despedida de Paris
Foto: Alessandra Cabral/CPB

A maior medalhista de ouro brasileira em Jogos Paralímpicos, Carol Santiago vai disputar a sua sexta – e última – final em Paris 2024, nesta quinta-feira, 5, na Arena La Défense. Ela avançou nos 100m peito da classe SB12 (deficiência visual) com o tempo de 1min19s49, o segundo das classificatórias. A final será às 14h26 (de Brasília).

Carol Santiago tem seis ouros e vai em busca de sua 10ª medalha em Jogos Paralímpicos. Em Paris 2024, ela ganhou três ouros: 50m livre S13, 100m livre S12 e 100m costas S12, além da prata nos 4x100m livre misto 49 pontos.

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a nadadora ganhou cinco medalhas: foi ouro nos 50m e 100m livre, e nos 100m peito, além de prata no revezamento 4x100m livre misto 49 pontos, e bronze nos 100m costas.

Outra brasileira envolvida na disputa, a paulista Raquel Viel fez o tempo de 1min33s10 e ficou fora da decisão. O melhor tempo das eliminatórias foi o da alemã Elena Krawzow: 1min13s19 (recorde paralímpico).

A potiguar Cecília Araújo, tricampeã mundial nos 50m livre da classe S8 (limitação físico-motora), vai lutar por uma inédita medalha de ouro paralímpica na prova em Paris. Ela avançou à final com o tempo de 30s44, o melhor das classificatórias. A final será às 14h56 (de Brasília).

Outra brasileira nesta prova, a paranaense Vitória Ribeiro terminou a distância em 33s51, na 11ª posição, e ficou fora da decisão.

O catarinense Talisson Glock e o fluminense Daniel Xavier Mendes se classificaram para a final dos 100m livre da classe S6 (limitação físico-motora). Talisson avançou em terceiro, com o tempo de 1min05s76, enquanto Daniel passou em quinto tempo (1min07s16).

Outro brasileiro envolvido na disputa, o paulista Gabriel Melone, ficou em 10? (1min11s75) e não avançou à decisão. A disputa pelo ouro será às 12h43 (Brasília).

O paulista Lucas Mozela nadou os 200m medley da classe S9 (limitações físico-motoras) em 2min25s01, o décimo tempo das eliminatórias, e ficou fora da decisão.

Outra final será nos 4×50 medley 20 pontos, às 15h02. Nadam Gabriel Araújo, Roberto Rodriguez, Lídia Cruz e Vitória Ribeiro.

Bronze no goalball

A Seleção Brasileira masculina de goalball conquistou nesta quinta-feira, 5, a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris. O Brasil venceu a China por 5 a 3, na disputa pelo terceiro lugar no Centro de Convenções da Porta de Versailles.

É a quarta medalha paralímpica do Brasil no goalball masculino, a quarta seguida e a segunda de bronze. O país foi prata em Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020.

Judô na disputa por medalhas

No primeiro dia de disputas no judô, o Brasil disputará três medalhas de bronze nesta quinta-feira, 5. As finais começam às 11h (de Brasília).

A potiguar Rosicleide Andrade foi derrotada pela ucraniana Natalyia Nikolaychyk pela semifinal da categoria até 48kg da classe J1. A brasileira chegou a estar vencendo a luta por waza-ari, mas levou um ippon já no final do combate e foi derrotada. Agora, Rosicleide está na disputa pelo bronze, a partir das 11h (Brasília). Ela enfrenta a argentina Rocio Ledesma Dure.

O manauara Elielton Oliveira derrotou o português Miguel Vieira pela final da repescagem da categoria até 60kg da classe J1. Elielton venceu a luta por ippon e vai disputar o bronze. Ele enfrentará o indiano Kapil Parmar.

O paraense Thiego Marques venceu o espanhol Luis Daniel Lorenzo pela final da repescagem da categoria até 60kg da classe J2. O brasileiro, que está em sua segunda edição de Jogos, vai tentar a sua primeira medalha na competição na disputa do bronze contra o argelino Ishak Oldkouider.

A paraense Larissa Oliveira foi derrotada pela uzbeque Uljon Amrieva na repescagem da categoria até 57kg da classe J1. A luta estava empatada até a 32 segundos do término, quando a brasileira levou um ippon e acabou derrotada. Com isso, Larissa foi eliminada da disputa por medalhas.

Atletismo

A velocista acreana Jerusa Geber se classificou para a final dos 200m da classe T11 (deficiências visuais). Ela venceu sua bateria com o tempo de 25s, o terceiro melhor no geral. A potiguar Thalita Simplício, com 25s70, e a paranaense Lorena Spoladore, com 26s02, ficaram fora da decisão.

Nos 400m da classe T54 (competem em cadeiras de rodas), a paulista Jéssica Giacomelli terminou em 10ª na classificação geral, com o tempo de 56s29, e ficou fora da final.

Na final do arremesso de peso da classe F35 (paralisados cerebrais para andantes), a alagoana Marivana Oliveira acabou na oitava colocação. Ela lançou para 7,94m. O ouro foi para a ucraniana Mariiva Pomazan, com 12,75m.

A carioca Julyana Cristina terminou na sexta colocação no arremesso de peso da classe F57 (competem em cadeiras de rodas). Ela arremessou para 9,61m. O ouro ficou com a argelina Safia Djelal, que marcou 11,56m.

O paulista Alessandro Rodrigo da Silva ficou na quinta colocação no lançamento de disco da classe F11 (deficiências visuais). Seu melhor lançamento foi de 38,84m. O ouro ficou com o italiano Oney Tapia, com a marca de 41,92m. Alessandro é bicampeão paralímpico na prova, no Rio 2016 e Tóquio 2020.


Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro
 
Foto: Alessandra Cabral/CPB

Leia Mais

“Vagou JF” tem vaga para Estágio Administrativo e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 372 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Assistente Administrativo e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 327 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Bombeiro Civil e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 332 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Analista Fiscal e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 328 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Estagiário de RH e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 390 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Analista Comercial e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 390 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga para Coordenadora de RH e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 280 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Operador de Telemarketing-SAC e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 272 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Vendedora e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 212 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas de emprego para auxiliar de loja (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 283 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reservas.

“Vagou JF” encerra a semana com vaga para Office Boy e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 300 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Office Boy e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 300 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para técnico eletrônico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 286 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vaga para Gerente de Churrascaria e outras oportunidades de emprego


Ao todo, são mais de 280 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas de estágio administrativo e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 270 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Termina hoje prazo para inscrição no concurso dos Correios


Inscrições podem ser feitas até as 23h desta segunda-feira (28).
Saúde
Ciência