Postado em 25/06/2024

Após morte em clínica, Anvisa proíbe venda de produtos com fenol

Proibição visa zelar pela saúde e integridade física da população porque ainda não foram apresentados à Anvisa “estudos comprovando eficácia e segurança do fenol em procedimentos”.

Após morte em clínica, Anvisa proíbe venda de produtos com fenol
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.

No início deste mês, um jovem de 27 anos morreu em São Paulo após complicações geradas por um peeling de fenol. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer esse tipo de peeling. A polícia investiga o caso como homicídio. A clínica foi interditada e multada.

Em nota, a Anvisa informou que a proibição tem como objetivo zelar pela saúde e pela integridade física da população, “uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”.

“A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos”, completou a Anvisa.

Entenda

O peeling de fenol é um procedimento autorizado no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é indicado para tratar envelhecimento facial severo, caracterizado por rugas profundas e textura da pele consideravelmente comprometida.

A técnica - executada de forma correta e seguindo as orientações - traz resultados na produção de colágeno e redução significativa de rugas e manchas. A entidade, entretanto, considera o procedimento invasivo e agressivo e diz que a realização em toda a face demanda extrema cautela.

“É importante ressaltar que o procedimento apresenta riscos e tempo de recuperação prolongado, exigindo afastamento das atividades habituais por um período estendido”, explicou a Anvisa.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) defende que procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, sejam feitos apenas por médicos, preferencialmente com especialização em dermatologia ou cirurgia plástica, de forma a garantir ao paciente atendimento com competência técnica e segurança.

O CFM reitera ainda que, mesmo realizado por médicos, todo procedimento estético invasivo deve ser realizado em ambiente preparado, com obediência às normas sanitárias e com estrutura para imediata intervenção de suporte à vida em caso de intercorrências.

A entidade chegou a cobrar providências, por parte de outros órgãos de controle, para coibir abusos e irregularidades na área.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio das vigilâncias estaduais e municipais, deve reforçar a fiscalização aos estabelecimentos e profissionais que prestam esse tipo de serviço sem atenderem aos critérios definidos em lei e pelos órgãos de controle”.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Mais

Inscrições para 279 vagas de residência médica e multiprofissional na Fhemig vão até segunda-feira (9/9)


Seleção pelo Enare oferece possibilidade de ingresso em uma das principais formadoras de profissionais da saúde no país.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para ajudante de motorista e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 298 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Inscrições para a 5ª Edição do Trilhas de Futuro começam na próxima terça-feira (10/9)


Iniciativa oferece 40 mil novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; início das aulas está previsto para fevereiro de 2025.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para vistoriador veicular e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 302 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

CEM abre inscrições para cursos profissionalizantes m Juiz de Fora


Estão sendo oferecidos os cursos “Operador de Tratamento de Águas e Efluentes” no turno da manhã e “Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão” nos turnos da tarde e noite.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para estágio administrativo e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 336 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para ajudante de entrega e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 240 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para supervisor de licitação pública e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 266 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para carpinteiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 206 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para pipoqueiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 214 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para atendente de padaria e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 200 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para para carpinteiro de obras e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 224 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para pintor e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 241 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para auxiliar de cozinha e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 539 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Governo de Minas abre concurso com 255 vagas para carreiras policiais


Foram abertas 54 vagas para delegado de polícia, 165 para investigador de polícia, dez para médico-legista e 26 para perito criminal.

“Vagou JF” tem vagas de emprego para frentista e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 519 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência