Postado em 04/12/2020

JF: Secretaria de Obras finaliza contenção de encostas no Linhares

Na atual gestão, cinco contenções de encostas foram concluídas, contemplando os bairros Jardim Natal, Linhares e Nossa Senhora de Lourdes.

JF: Secretaria de Obras finaliza contenção de encostas no Linhares
Foto: Reprodução PJF

Mais uma grande obra de contenção de encostas foi entregue à comunidade pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Subsecretaria de Coordenação e Projetos da Secretaria de Obras (SO). Os trabalhos foram finalizados na Rua do Boto, no Linhares. Já na Rua Professor Aguiar Júnior, no mesmo bairro, a obra encontra-se na fase final do cronograma. No momento, estão sendo construídas as canaletas de drenagem da parte superior e sendo iniciada a escada hidráulica e a canaleta da parte mediana da intervenção. A previsão é de que a obra termine ainda este mês. Na Rua Rosa Sffeir, no Grajaú, os trabalhos também já foram iniciados. A área que receberá cortina de contenção já foi limpa, e o tapume de proteção foi colocado.

Na atual gestão, cinco contenções de encostas foram concluídas, contemplando os bairros Jardim Natal, Linhares e Nossa Senhora de Lourdes. Em complemento a elas, foram executados dispositivos de drenagem, a fim de aumentar a segurança e reduzir os riscos de deslizamento. Dois outros contratos seguem em andamento e contemplam ruas nos bairros Linhares, Grajaú, Santa Luzia, Costa Carvalho/Jardim da Lua, Parque Independência e Santa Rita, que somam quase R$ 7 milhões, recursos provenientes de convênios entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Governo federal.

Projetos

Outros quatro grandes projetos de contenção de encostas foram autorizados pelo prefeito Antônio Almas para atender às áreas que mais sofreram com deslizamentos no último período chuvoso (final de 2019/início de 2020). Contemplam o Acesso Guaruá /Vila Ideal (parte de baixo) e as ruas Almir Monteiro, no Bairro Santa Cecília, São José, em Santa Cândida, e Orozimbo, em Santa Luzia. Os projetos já foram licitados, estão em fase de contratação, e a PJF vai trabalhar para incluí-los no convênio em andamento com o Ministério de Desenvolvimento Regional. Com a execução do conjunto de obras de contenção, há diminuição significativa de ocorrências atendidas pela Defesa Civil em áreas de risco.

Fonte: PJF
 
Foto: Reprodução PJF

Leia Mais

Saúde
Ciência