Postado em 06/10/2020

DER-MG se prepara para o período chuvoso

De janeiro a setembro, foram investidos R$100 milhões em ações de manutenção e prevenção.

DER-MG se prepara para o período chuvoso
Foto: Divulgação/DER-MG

O calor e o avanço de áreas de instabilidade pelo estado de Minas Gerais podem ajudar a espalhar nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva a partir do próximo mês. O período é considerado o mais crítico do ano, em função das fortes chuvas, o que exige planejamento e investimento na prevenção de desastres de origem natural.

Atento a isso, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), está desenvolvendo ações preventivas na malha rodoviária sob responsabilidade do Governo de Minas. De janeiro a setembro, o Estado investiu cerca R$ 100 milhões em obras desta natureza.

Os trabalhos são executados por meio do programa de manutenção e conservação permanente nas 40 unidades do DER-MG, espalhadas por todo o estado. Os serviços são concentrados na limpeza de dispositivos de drenagem, recuperação de pontos críticos de segmentos pavimentados e não pavimentados, substituição de bueiros e recuperação de galerias fluviais, liberação das saídas d’águas e da roçada mecanizada, realizada por um equipamento que retira a vegetação com até três metros de distância do bordo da pista.

Nova sinalização

Além disso, o DER-MG investe na instalação de novas placas informativas, de advertência, de regulamentação e de marcos quilométricos para garantir mais segurança aos usuários das vias. "Neste período do ano, existe uma preocupação com os altos índices pluviométricos. Trabalhamos em sincronia com outros órgãos estaduais para garantir pronta resposta à população”, afirma o diretor de Manutenção, Adalberto Bahia.

As ações de prevenção de acidentes são intensificadas pela equipe de fiscalização e por equipamentos de controle de velocidade das vias, instalados, estrategicamente, em pontos críticos e com maior número de ocorrências. São mais de 400 radares nas rodovias estaduais e federais delegadas, que ajudam a coibir o excesso de velocidade, principalmente no período chuvoso.

As ações do DER-MG fazem parte do Grupo Estratégico de Resposta a Desastres (GER), instituído em 2019 e liderado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Gabinete Militar do Governador (GMG).


Fonte: Agência Minas
 
Foto: Divulgação/DER-MG

Leia Mais

“Vagou JF” tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 447 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para guia turístico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 392 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para estágio em finanças e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 274 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 265 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 494 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 464 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso dos Correios terá cargos de níveis médio e superior


Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) mais detalhes sobre o novo concurso público da estatal. A empresa informou que vai publicar dois editais em setembro, sendo um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios). A previsão é de que o edital de nível superior traga oportunidades para os cargos de advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para porteiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para auxiliar de carga e descarga e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 467 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para cozinheiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 471 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para gerente de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para auxiliar de padeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 476 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga aberta para Profissional em estética de automóveis e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente de cafeteria e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 477 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para técnico em nutrição e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 370 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência