Postado em 05/10/2019

Estudo descobre que aspirina reduz efeitos da poluição nos pulmões

Novo estudo feito nos EUA mostra evidências de que anti-inflamatórios, como a aspirina, podem diminuir os efeitos adversos da exposição à poluição do ar na função pulmonar.

Estudo descobre que aspirina reduz efeitos da poluição nos pulmões

Novo estudo feito nos EUA mostra evidências de que anti-inflamatórios, como a aspirina, podem diminuir os efeitos adversos da exposição à poluição do ar na função pulmonar.

Os pesquisadores pesquisadores da Escola de Saúde Pública Columbia Mailman, Escola de Saúde Pública Harvard Chan, Escola de Medicina da Universidade de Boston, analisaram dados de 2.280 veteranos idosos da área da grande Boston, EUA, que foram submetidos a testes para determinar sua função pulmonar.

A equipe publicou suas descobertas no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Embora o mecanismo ainda seja desconhecido, os pesquisadores acreditam que os AINE atenuam a inflamação provocada pela poluição do ar.

“Nossas descobertas sugerem que a aspirina e outros AINEs podem proteger os pulmões de picos de curto prazo na poluição do ar”, diz o primeiro e correspondente autor Xu Gao, PhD, cientista pesquisador de pós-doutorado.

“É claro que ainda é importante minimizar nossa exposição à poluição do ar, que está ligada a uma série de efeitos adversos à saúde, do câncer às doenças cardiovasculares”.

“Embora as políticas ambientais tenham feito progressos consideráveis na redução de nossa exposição geral à poluição do ar, mesmo em locais com baixos níveis de poluição do ar, picos de curto prazo ainda são comuns”, diz a autora sênior Andrea Baccarelli, presidente do Departamento de Ciências da Saúde Ambiental na Columbia Mailman School.

“Por esse motivo, é importante identificar meios de minimizar esses danos.”

A pesquisa

Os pesquisadores examinaram a relação entre os resultados dos testes, o uso auto-relatado de AINEs, anti-inflamatórios não esteroidais, as partículas ambientais (PM) e o carbono preto no mês anterior ao teste.

Eles descobriram que o uso de qualquer AINE corta quase pela metade do efeito das partículas ambientais na função pulmonar.

A maioria das pessoas do grupo usava AINEs e os pesquisadores dizem que o efeito modificador que observaram foi principalmente da aspirina.

Um estudo anterior realizado por Baccarelli descobriu que as vitaminas B também podem desempenhar um papel na redução do impacto da poluição do ar na saúde.

Com informações do GNN Escola de Saúde Pública Mailman da Columbia University


Fonte: Só Notícia Boa

Concursos

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

Secretaria de Educação publica mais mil nomeações de servidores


Efetivação de especialistas e professores contempla todas as Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.

Concursos: 16 órgãos abrem inscrições nesta semana para preencher mais de mil vagas


Nesta semana, 16 concursos abrem inscrições para preencher 1,1 mil vagas. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade em cidades de 7 estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Mato Grosso. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são convocados conforme novos postos forem abertos durante a validade do concurso.