Conhecido como um dos principais órgãos do corpo humano, o coração merece atenção à sua saúde. Para reforçar a importância desses cuidados, uma data de conscientização atrai olhares no mundo inteiro: 29 de setembro é o dia mundial do coração.

Principal causa de morte no mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, as doenças cardiovasculares atingem 17,7 milhões de pessoas no planeta, o que equivale a 31% de todas as mortes registradas.

Pensando nos cuidados que podem ajudar na prevenção dessas doenças, a médica cardiologista Renata Castro, especialista em medicina esportiva, listou seis vilões para a saúde do coração. Leia Mais
Postado em 29/09/2019

Ansiedade Cardíaca tem preocupado especialistas Em uma sociedade que exige que as pessoas sejam multitarefas, é comum se sentir estressado e desenvolver transtornos e distúrbios de ansiedade. Para evitar o impacto negativo dessa pressão na saúde física e mental, é importante um acompanhamento psicológico, pois problemas emocionais podem provocar problemas como a ansiedade cardíaca (AC).

“A ansiedade é um transtorno muito frequente e associado às doenças cardíacas. Ela se caracteriza por sintomas de preocupação excessiva ou sentimento de ansiedade desencadeados em situações habituais do dia a dia. A presença de sintomas menores de ansiedade é comum nos dias de hoje frente à rotina intensa, mas quando se torna limitante de nossas atividades podemos estar diante de um quadro de doença”, explica Diego Gaia, coordenador de Cardiologia do Hospital Santa Catarina (SP). Leia Mais

Postado em 29/09/2019