São diversos os fatores que influenciam na desvalorização de um automóvel. Entre os principais deles estão a demanda e a oferta. Normalmente, quanto mais um veículo é procurado no mercado de 0 km ou de seminovos, mais a desvalorização com decorrer do tempo tende a ser mais baixa em comparação com os modelos da mesma categoria e ofertados a preços equivalentes. Outro item que influencia é a credibilidade da marca.

Por outro lado, vale ressaltar que automóveis são bens de consumo. Sendo assim, eles não podem ser vistos como um investimento e a sua preocupação principal também não deve ser o quanto você irá perder com um carro após um ano, por exemplo. E caso você realmente tenha intenção de não perder dinheiro, deixe qualquer carro de lado, pois, além da desvalorização, você terá gastos com manutenção, impostos, combustível e outras conveniências, como estacionamento e lavagem, e passar a usar serviços de táxi ou outros serviços de transporte, como o Uber. Mas isso é assunto para outro tipo de matéria.

Ainda assim, há alguns automóveis que são “amigos do seu bolso” quanto o assunto é depreciação. Conforme mostra um estudo da agência AutoInforme, o HR-V é o carro que menos desvaloriza – a análise foi feita usando o preço de um modelo 0 km ofertado em agosto de 2016 e o valor médio de um mesmo modelo anunciado como seminovo em agosto de 2017. A lista inclui ainda outros carros bastante vendidos, como o Compass, o Onix e o Corolla. Leia Mais
Postado em 15/05/2018

Venda de veículos seminovos cai pela metade no ano; a de usados de 9 a 12 anos sobe 79% A venda de veículos seminovos, aqueles com até 3 anos de uso, caiu pela metade de janeiro a abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Fenauto, federação dos revendedores multimarcas.

Essa foi a 'faixa etária' mais negociada entre os usados em 2016 e 2017, mas, neste ano, ela é a apenas a terceira, perdendo para os que têm de 4 a 8 anos ('usados jovens', na classificação da Fenauto) e os de 13 anos ou mais ('velhinhos'). Leia Mais

Postado em 15/05/2018