F11 Política

Política

Crusoé: Denúncias de antissemitismo mais que triplicam após fala de Lula

Crusoé: Denúncias de antissemitismo mais que triplicam após fala de Lula

O Departamento de Segurança Comunitária (DSC) da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fisesp, afirmou nesta terça, 27, que houve um salto de 241% no volume de denúncias de antissemitismo recebidas pelo canal de comunicação da entidade após 18 de fevereiro.

Nesse dia, o presidente Lula fez uma comparação entre a guerra ao Hamas e o Holocausto de judeus na Segunda Guerra Mundial. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus“, disse o petista. Leia mais
Postado em 27/02/2024 13h34

Lula e Lira acertam apoio conjunto à sucessão na Câmara

Lula e Lira acertam apoio conjunto à sucessão na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o apoio a um nome comum para a sucessão do comando na Casa.

Em conversa recente, relatada para a CNN, Lula disse a Lira que não se envolveria na escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2025.

O petista lembrou que, quando o Palácio do Planalto colocou as suas digitais na disputa interna, amargou derrotas, como as vitórias de Severino Cavalcanti, em 2005, e Eduardo Cunha, em 2015. Leia mais
Postado em 27/02/2024 13h29

Bolsonaro depõe nesta terça em inquérito sobre importunação de baleia

Bolsonaro depõe nesta terça em inquérito sobre importunação de baleia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá depor na sede da Polícia Federal de São Paulo nesta terça-feira (26), às 14h30. Ele deve esclarecer a investigação sobre a importunação de uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática no litoral paulista.

O assessor e advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, estava com Bolsonaro no passeio na época e também deve depor à PF hoje, às 15h30. Leia mais
Postado em 27/02/2024 13h12

Mendonça dá 60 dias para renegociação de acordos da Lava Jato

Mendonça dá 60 dias para renegociação de acordos da Lava Jato
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 60 dias para que os órgãos públicos e as empresas interessadas renegociem os termos dos acordos de leniência da Operação Lava Jato. Ele também determinou a suspensão de qualquer sanção caso as empresas atrasem os pagamentos acordados dentro do prazo de 60 dias. Na prática, o cumprimento dos compromissos fica interrompido.

Pelos acordos de leniência, as empresas concordam em ressarcir o erário e colaborar com investigações em troca, por exemplo, de poderem continuar a firmar contratos com a administração pública.

Mendonça conduziu nesta segunda-feira (26) uma audiência de conciliação com empresas, a Procuradoria-Geral da República e órgãos federais como a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União (AGU).
O Tribunal de Contas da União (TCU) também enviou representante.

De acordo com o STF, o ministro negou durante a reunião que esteja promovendo “revisionismo histórico” dos acordos. Mendonça é relator de uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) em que os partidos Psol, PCdoB e Solidariedade pedem a suspensão dos acordos de leniência.

As legendas argumentam haver abusos nas negociações, em especial por terem sido conduzidas antes do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de 2020, firmado entre os órgãos de controle e o STF e que disciplinou os acordos de leniência.

Os acordos de leniência da Lava Jato foram fechados na década passada. Neles, diversas empresas, incluindo empreiteiras como a Odebrecht e a gigante J&F, dos irmãos Batista, concordaram em pagar bilhões de reais em multas e em colaborar com as investigações da Lava Jato.

Em decorrência desses acordos de leniência, dezenas de executivos confessaram crimes e irregularidades em contratos com a Petrobras.


Fonte: Agência Brasil
 
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 26/02/2024 17h45

Ato na Paulista reforça investigação de minuta golpista, diz PF

Ato na Paulista reforça investigação de minuta golpista, diz PF

FOLHAPRESS - O discurso de Jair Bolsonaro (PL) durante ato na avenida Paulista neste domingo (25/2) provocou críticas de governistas e reforçou a linha de investigação de que houve uma trama de tentativa de golpe de Estado, na avaliação de integrantes da Polícia Federal.

Em fala aos milhares de apoiadores que compareceram à manifestação, Bolsonaro se defendeu da acusação, mas indicou saber da existência de minutas de texto que buscavam anular a eleição do presidente Lula (PT).

“O que é golpe? É tanque na rua, é arma, conspiração. Nada disso foi feito no Brasil”, disse. “Agora o golpe é porque tem uma minuta do decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenha paciência”, afirmou o ex-presidente diante de seus apoiadores. Leia mais
Postado em 26/02/2024 10h10

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, testa positivo para covid-19

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, testa positivo para covid-19
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, testa positivo para covid-19. Ele se sentiu indisposto na noite de ontem (25/2) e realizou testagem. Seu estado de saúde é melhor hoje, apesar do diagnóstico positivo, segundo sua assessoria.

Devido à doença, sua participação presencial nos compromissos do G20 em São Paulo, ao longo da semana, poderá ficar comprometida. No entanto, Haddad presidirá as reuniões previstas para os dias 28 e 29 de fevereiro de forma virtual. Haverá participações presenciais do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.

O ministro Fernando Haddad seguirá realizando novos testes e, em caso de diagnóstico negativo, estará liberado para a participação presencial na Bienal do Ibirapuera, nos dias 28 e 29.



Fonte: Agência Brasil
 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Mais

Postado em 26/02/2024 10h05

Para evitar prisão, Bolsonaro esperou em carro enquanto Valdemar discursava

Para evitar prisão, Bolsonaro esperou em carro enquanto Valdemar discursava

Enquanto o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, discursava na manifestação bolsonarista deste domingo (25/2), na avenida Paulista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esperou dentro do carro. O cacique do partido decidiu comparecer ao ato e, para evitar contato com o ex-chefe do Executivo, subiu ao palanque, por volta das 13h, para interagir com os apoiadores que lotam a região. Leia mais
Postado em 25/02/2024 18h37

Sem citar STF, Jair Bolsonaro fala em pacificação durante ato em São Paulo

Sem citar STF, Jair Bolsonaro fala em pacificação durante ato em São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu para deputados e senadores, neste domingo (25), apoio a um projeto de anistia para os presos pelos ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes.

A fala aconteceu durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo.

“É por parte do Parlamento brasileiro, é uma anistia para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos. A conciliação, nós já anistiados no passado, quem fez barbaridade no Brasil”, disse Bolsonaro. Leia mais
Postado em 25/02/2024 18h35

De camisa com expressões mineiras, Zema chega à Paulista ao lado de Bolsonaro

De camisa com expressões mineiras, Zema chega à Paulista ao lado de Bolsonaro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), chegou à Paulista ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sem usar camisetas do Brasil, ao contrário dos apoiadores do ex-chefe do Executivo, o mineiro estava trajando uma blusa branca com as frases: “arreda, trem, uai e sô”.

Antes de comparecer à manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (25/2), Bolsonaro almoçou com o mineiro e também com os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Leia mais
Postado em 25/02/2024 16h10

PF diz que motorista que invadiu área do Alvorada estava bêbado e errou caminho para casa

PF diz que motorista que invadiu área do Alvorada estava bêbado e errou caminho para casa

O motorista suspeito de invadir a área de segurança do Palácio do Alvorada estava bêbado e errou o caminho para casa, segundo informaram fontes da Polícia Federal ao Correio.

O homem mora em um dos condomínios do Setor de Hotéis e Turismo Norte, às margens do Lago Paranoá, e foi preso em casa por agentes da corporação. Leia mais
Postado em 25/02/2024 16h06

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 361 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para consultor de vendas e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 337 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para abastecedor de tear e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 373 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para gestor de cozinheiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 388 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos


Inscrições vão de 29 de fevereiro a 25 de março.

“Vagou JF” tem vagas abertas para representante de atendimento (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 402 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para vendedor e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 415 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para secretária e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 403 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com 14 novas oportunidades


Ao todo, são mais de 450 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 436 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para motorista de ônibus e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 415 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para analista de cadastro de materiais e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 618 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente de farmácia (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 422 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para auxiliar de expedição e logística e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 417 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para chapeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 419 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para tesoureiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 426 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência