Política
Careca do INSS prepara proposta de delação premiada
O operador do esquema de desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas, Antônio Carlos Camilo Antunes, prepara uma proposta de delação premiada. O Careca do INSS, como ficou conhecido, está preso desde 12 de setembro do ano passado.
A coluna apurou que a disposição em delatar cresceu após familiares dele virarem alvo das investigações, especialmente depois da prisão de seu filho, Romeu Carvalho Antunes. Ele foi capturado em dezembro do ano passado, acusado de ser o braço do pai no esquema.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 21h44
Lula acompanha Galo da Madrugada entre Raquel Lyra e João Campos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou fotos no camarote do Galo da Madrugada, tradicional bloco carnavalesco do Recife (PE). Aparecem junto ao petista o prefeito da cidade, João Campos (PDB), a governadora pernambucana, Raquel Lyra (PSD), além da primeira-dama Janja Lula da Silva e a noiva de Campos, a deputada federal Tabata Amaral (PSB).
Na rede social X e no Instagram, o presidente escreveu que a festa projeta Pernambuco para o Brasil e o mundo, destacando a importância do evento para a cultura do País. “A força do Carnaval pernambucano, do frevo ao maracatu, e a energia das pessoas nas ruas são marca registrada da nossa cultura”, relatou.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 18h19
Ministros do STF acreditam que Toffoli gravou reunião privada
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acreditam que Dias Toffoli gravou o áudio da reunião privada da Corte nessa quinta-feira (12/2), que discutiu a crise sobre o processo do Banco Master.
A informação é da jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo. Ela afirma que a suspeita surgiu após o site Poder360 reproduzir de forma literal diálogos da reunião sigilosa, em que estavam presentes apenas os 10 ministros do Supremo.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 17h49
Flávio Bolsonaro afirma que Michelle e Carlos são pré-candidatos ao Senado e Jair Renan, à Câmara
Pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL) declarou que já há encaminhamento da participação de outros integrantes da família nas eleições de 2026.
Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, o filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) citou três nomes com cargos pré-definidos para disputa de outubro.
Atualmente, Carlos é vereador pelo Rio de Janeiro (RJ) e Jair Renan, vereador em Balneário Camboriú (SC). Michelle não tem cargo público e atua como uma das lideranças do PL Mulher.
“Vai todo mundo ser pré-candidato a alguma coisa. Carlos é pré-candidato a senador lá em Santa Catarina, o Renan é pré-candidato a deputado federal também em Santa Catarina e o Eduardo está exilado lá fora [...] A Michelle, ao que tudo indica, também é pré-candidata a senadora pelo Distrito Federal”, afirmou Flávio.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 17h45
Comissão da Câmara aprova projeto que prevê incentivo fiscal para compra de primeira arma
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta semana um projeto que prevê “incentivos fiscais” para a compra da “primeira arma” de fogo.
O projeto ainda será votado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e depois será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Aprovada nos colegiados, a proposta será encaminhada ao Senado.
Se aprovada nas duas Casas legislativas, o projeto ainda vai para a sanção do presidente da República.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 14h21
Desfile de Carnaval em homenagem a Lula pode torná-lo inelegível?
“Olê, olê, olê, olá / Lula, Lula” — o grito historicamente usado por eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi parar no refrão do samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, escola que abrirá o desfile do grupo especial do Rio de Janeiro no domingo (15/02) com uma homenagem à história do petista.
A música também cita o número do PT (13), ao falar que Lula levou “treze noites, treze dias” para migrar com sua mãe de Pernambuco a São Paulo quando criança, e faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sem citá-lo diretamente, no trecho: “Assim que se firma a soberania / Sem mitos falsos, sem anistia”.
A escolha do tema em ano de disputa presidencial gerou acusações de campanha eleitoral antecipada por parlamentares bolsonaristas, além de críticas sobre o uso de dinheiro público para financiar a escola — o valor recebido do governo federal (R$ 1 milhão) foi o mesmo destinado às outras doze agremiações do grupo especial do Rio.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 14h20
Mitos falsos, sem anistia: samba para Lula tem provocações ao bolsonarismo
A homenagem organizada pela escola de samba Acadêmicos de Niterói ao presidente Lula abrirá o Carnaval do Rio no domingo com um samba repleto de provocações ao bolsonarismo. Há ironias sobre “saber perder”, “não ser digno fugir” e “não temer tarifas e sanções” e um grito de “sem anistia”.
O que aconteceu
Escola de Niterói escolheu contar a história de Lula na avenida. De acordo com a sinopse do enredo “Do alto do Mulungu, surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, os cerca de 3.000 integrantes abordarão desde a infância pobre do presidente no sertão de Pernambuco até a terceira eleição presidencial, com destaque para o período em que o petista foi líder sindical.
Leia mais
Postado em 14/02/2026 13h54
Governo orienta ministros a não desfilar em escola de samba que vai homenagear Lula
O Palácio do Planalto orientou os ministros a não participar do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai homenagear o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A recomendação é que os auxiliares interessados em assistir ao evento acompanhem Lula no camarote do Sambódromo da Sapucaí.
Outra orientação do Planalto é que os ministros não utilizem aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar ao Rio.
O recado aos auxiliares foi claro: quem quiser ir terá que custear as passagens do próprio bolso e evitar gastos públicos para ver o desfile da Acadêmicos de Niterói.
Leia mais
Postado em 13/02/2026 20h51
Clima no STF piora com divulgação de trechos de reunião que resultou na saída de Toffoli do caso Master; ministro nega vazamentos
O clima dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) com a saída de Dias Toffoli da relatoria do caso Master piorou em vez de melhorar. O motivo é que ministros do tribunal suspeitam que as reuniões privativas foram gravadas e parte do conteúdo foi repassado para o Poder360.
Nesta sexta-feira (13), o jornal digital publicou um longo relato das reuniões realizadas ontem, inclusive, uma preparatória da qual participaram apenas cinco ministros: o presidente Luiz Edson Fachin, Toffoli e os colegas Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.
Leia mais
Postado em 13/02/2026 20h43
Janja na Sapucaí incomoda aliados de Lula, que temem impactos eleitorais
Desde que saiu a informação da homenagem que a Acadêmicos de Niterói pretendia fazer ao presidente Lula, membros do governo e do entorno do presidente passaram a avaliar as vantagens e os riscos de aceitar o convite.
Da parte jurídica e de comunicação veio o aviso: não pode ter nenhuma ação do governo. Em sua primeira resposta sobre o tema, Lula cravou: homenagem não se recusa.
Um aliado do presidente chegou a sugerir que a homenagem fosse postergada para 2027, com ele ou já reeleito ou não mais presidente. Lula disse que essa decisão não era dele.
Leia mais
Postado em 13/02/2026 10h21