F11 Política

Política

Urgente: após denúncias de assédio sexual, Pedro Guimarães pede demissão

Urgente: após denúncias de assédio sexual, Pedro Guimarães pede demissão
Foto: Adriano Machado/CrusoÉ

Após denúncias de assédio sexual, Pedro Guimarães pediu há pouco demissão do cargo de presidente da Caixa. O executivo, um dos mais importantes aliados de Jair Bolsonaro, era o único comandante de estatal que estava no cargo desde o início do governo atual.

Ele será substituído por Daniella Marques Consentino, braço direito do ministro Paulo Guedes e hoje secretária de Produtividade e Competitividade.

Como noticiamos ontem, funcionárias da Caixa denunciaram o executivo após ele ter feito várias abordagens consideradas impróprias, com toques íntimos não autorizados e convites incompatíveis com a atividade profissional. O caso, revelado pelo site Metrópoles, está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e corre sob sigilo.

Em sua carta de demissão, o presidente da Caixa disse que sempre se “empenhou” em combater toda a forma de assédio. Ele entregou o pedido em reunião ocorrida hoje com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

“Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações. A ascensão profissional sempre decorre, em minha forma de ver, da capacidade e do merecimento, e nunca como qualquer possibilidade de troca de favores ou de pagamento por qualquer vantagem que possa ser oferecida”, disse Guimarães.

Segundo as denúncias de cinco funcionárias da Caixa, as supostas investidas de Pedro Guimarães ocorreram durante viagens a trabalho.

“É comum ele pegar na cintura, pegar no pescoço. Já aconteceu comigo e com várias colegas. Ele trata as mulheres que estão perto como se fossem dele”, disse uma das funcionárias da Caixa ao site.

De acordo com as vítimas ouvidas pelo Metrópoles, durante as viagens eram costumeiros convites para que elas fossem ao quarto de Guimarães, à sauna ou à piscina em companhia do executivo, fiel aliado de Jair Bolsonaro e presença constante nas lives do presidente.

Em uma dessas viagens, uma pessoa bastante próxima do presidente da Caixa teria perguntado a uma das funcionárias, conforme o site: “E se o presidente quiser transar com você?”.

Em outro depoimento ao Metrópoles, uma funcionária afirma que, durante um jantar em uma cidade nordestina, Guimarães teria proposto organizar uma “micareta privê” em Porto Seguro. “A gente vai fazer um Carnaval fora de época (…). Ninguém vai ser de ninguém. E vai ser com todo mundo nu”, teria dito o presidente da Caixa, que segundo a funcionária ainda se virou para ela e disse “vou te rasgar. Vai sangrar”.

As denúncias foram classificadas como “intoleráveis” por Jair Bolsonaro. Segundo assessores palacianos, Guimarães conversou com o presidente por telefone após a publicação da reportagem e declarou que pretendia deixar a função o quanto antes para se dedicar exclusivamente à sua defesa.

A pessoas próximas, Guimarães afirmou desde ontem que, em sinal de sua fidelidade ao presidente, não gostaria de “estender a crise” para o centro do Palácio do Planalto e pretendia deixar o cargo o mais rapidamente possível.

Guimarães é considerado um dos principais aliados de Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios. Tanto que ele chegou a ser sondado como possível vice na chapa à reeleição.


Fonte: O Antagonista
 
Foto: Adriano Machado/CrusoÉ

Leia Mais

Postado em 29/06/2022 18h08

Bolsonaro diz na Febraban que não é assinando “cartinha” que alguém se torna democrata

Bolsonaro diz na Febraban que não é assinando “cartinha” que alguém se torna democrata

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição em outubro, voltou a criticar nesta segunda-feira as iniciativas da sociedade civil em defesa da democracia, afirmando que “cartinha” todo mundo faz.

Em discurso durante encontro com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Bolsonaro afirmou que quem deseja democracia precisa senti-la, e não assinar “cartinha”. Leia mais
Postado em 08/08/2022 17h35

Manifesto pela democracia ultrapassa 800 mil assinaturas

Manifesto pela democracia ultrapassa 800 mil assinaturas
Foto: Marcos Corrêa/PR

O “Manifesto em defesa da democracia” chegou a 801.000 assinaturas nesta segunda-feira (8). O documento é endossado por 185 entidades da sociedade civil, juristas, economistas e políticos.

A ampla adesão ao conteúdo do documento é alvo de ataques de Jair Bolsonaro. Nesta tarde, o chefe do Executivo disse à uma plateia de banqueiros que não assinará a “cartinha pela democracia”.

Apesar das críticas ao atual presidente da República, o manifesto foi assinado por Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique Cardoso.


Fonte: O Antagonista
 
Foto: Marcos Corrêa/PR
Postado em 08/08/2022 17h16

MG já tem 429 candidaturas para deputado federal e 546 para estadual

MG já tem 429 candidaturas para deputado federal e 546 para estadual

Até a manhã desta segunda-feira (8/8), Minas Gerais já tinha 429 candidatas e candidatos registrados para o cargo de deputado federal e 546 para deputado estadual.

Os partidos, coligações e federações têm até o dia 15 de agosto para solicitar o registro de candidatas e candidatos às Eleições de 2022 perante a Justiça Eleitoral. Leia mais
Postado em 08/08/2022 16h51

Kalil sobre Bolsonaro: 'inaugurou estrada sem asfalto em Minas'

Kalil sobre Bolsonaro: 'inaugurou estrada sem asfalto em Minas'

Alexandre Kalil (PSD) exaltou o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o debate na Band entre os postulantes ao governo de Minas Gerais.

Tal atitude foi criticada por Carlos Viana (PL) que afirmou que a concessão da BR-040, pelo governo Dilma Rousseff, foi um desastre. Kalil rebateu.

'Ninguém tem compromisso com o erro não', afirmou Kalil, que disse ainda que 'não devemos repetir os erros'. Leia mais
Postado em 08/08/2022 13h41

Preocupação com Bolsonaro trava venda de mísseis antitanque dos EUA para o Brasil

Preocupação com Bolsonaro trava venda de mísseis antitanque dos EUA para o Brasil

Um pedido do Exército brasileiro para comprar mísseis antitanque Javelin dos Estados Unidos no valor de cerca de 100 milhões de dólares está parado em Washington há meses devido a preocupações de parlamentares norte-americanos sobre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), incluindo os ataques dele ao sistema eleitoral brasileiro, disseram diversas fontes dos EUA à Reuters.

A proposta do Brasil para adquirir cerca de 220 mísseis Javelin foi feita inicialmente quando o ex-presidente Donald Trump, aliado de Bolsonaro, estava na Casa Branca. O Departamento de Estado aprovou a proposta no final do ano passado, apesar de objeções por parte de algumas autoridades norte-americanas de baixo escalão, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto. Leia mais
Postado em 08/08/2022 13h30

TSE exclui de grupo de fiscalização coronel que divulga fake news sobre urnas

TSE exclui de grupo de fiscalização coronel que divulga fake news sobre urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu excluir do grupo de fiscalização do processo eleitoral o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna. Ele era um dos nove militares que integram o grupo.

Em ofício enviado nesta segunda-feira (8) ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o TSE informa que o coronel será excluído do grupo por divulgar nas redes sociais fake news sobre as urnas eletrônicas. Leia mais
Postado em 08/08/2022 12h26

Uma carta que Moraes tem na manga para lidar com militares

Uma carta que Moraes tem na manga para lidar com militares

Alexandre de Moraes, que assume nos próximos dias o comando do Tribunal Superior Eleitoral, tem ao seu lado, no tribunal, uma pessoa que pode ser fundamental na articulação com as Forças Armadas, para apaziguar as relações entre o Ministério da Defesa e o tribunal: José Levi, o ex-advogado-geral da União de Bolsonaro.

Levi cultiva há anos boa relação com a caserna, bem antes de ocupar o mais militarizado dos governos de 1985 para cá. Leia mais
Postado em 08/08/2022 10h47

BTG: Bolsonaro tira 6 pontos de Lula

BTG: Bolsonaro tira 6 pontos de Lula
Foto: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert Montagem: Daniel Medeiros/O Antagonista

Jair Bolsonaro tirou seis pontos percentuais de Lula na nova rodada da pesquisa encomendada pelo banco BTG ao Instituto FSB.

Ele foi para 34% (3 a mais do que na rodada anterior) e Lula caiu para 41% (3 a menos).

Ciro Gomes perdeu dois pontos (tem agora 7%) e Simone Tebet ganhou um (3%). Considerando também os outros candidatos, que somam 5%, não haveria chance de vitória de Lula no primeiro turno.


Fonte: O Antagonista
 
Foto: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert Montagem: Daniel Medeiros/O Antagonista
Postado em 08/08/2022 10h36

TSE divulga patrimônio dos presidenciáveis; veja os valores

TSE divulga patrimônio dos presidenciáveis; veja os valores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, neste domingo (7/8), o patrimônio de 7 dos 12 presidenciáveis. Os valores variam de R$ 197 a R$ 24 milhões.

Os candidatos têm até o próximo dia 15 de agosto para formalizar registro no tribunal e ter seus nomes e fotos nas urnas nas eleições deste ano.

Ao pedir registro no TSE, os candidatos e candidatas precisam declarar o patrimônio à Justiça Eleitoral. Leia mais
Postado em 08/08/2022 10h14

Após participar de culto, Bolsonaro vai a jogo do Palmeiras em SP

Após participar de culto, Bolsonaro vai a jogo do Palmeiras em SP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve presente, neste domingo (7/8), no estádio Allianz Parque, em São Paulo, para acompanhar o jogo entre o Palmeiras e Goiás pelo Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pelo clube paulista nas redes sociais.

Na ocasião, Bolsonaro recebeu uma camisa da presidente do time, Leila Pereira. Ele assistiu ao jogo acompanhado do empresário bolsonarista Luciano Hang, proprietário da Havan. Leia mais
Postado em 07/08/2022 18h06

Mais de 150 concursos estão abertos com salários de até R$ 30 mil


Pelo menos 115 concursos públicos estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (8) no país. Juntos, eles reúnem mais de 6,4 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 30,4 mil no Tribunal de Justiça de Pernambuco, que oferta 30 vagas de nível superior para o cargo de juiz substituto.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para analista contábil e outras oportunidades


Ao todo, mais de 655 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

PJF lança edital para contratação de agentes de combate a endemias


As inscrições serão realizadas pela internet na próxima semana, entre os dias 8 e 12 de agosto.

“Vagou JF” da PJF inicia a semana com vagas abertas para recepcionista e outras oportunidades


Ao todo, mais de 648 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para mecânico de refrigeração e outras oportunidades


Ao todo, mais de 641 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para estágio em comunicação e marketing e outras oportunidades


Ao todo, mais de 624 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para agente de limpeza e outras oportunidades


Ao todo, mais de 680 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para auxiliar de logística e outras oportunidades


Ao todo, mais de 661 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para corretor de imóveis e outras oportunidades


Ao todo, mais de 662 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para balconista e outras oportunidades


Ao todo, mais de 650 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas no setor de beleza e outras oportunidades


Ao todo, mais de 624 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

PJF, por meio do “Vagou JF”, inicia a semana com vagas para vendedora e outras oportunidades


Ao todo, mais de 638 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” tem vagas abertas para mecânico automotivo e outras oportunidades


Ao todo, mais de 636 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” tem vagas abertas para assistente comercial e outras oportunidades


Ao todo, mais de 636 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

“Vagou JF” tem vagas abertas para cozinheiro e outras oportunidades


Ao todo, mais de 625 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade.

Mais de 100 concursos estão abertos com salários de até R$ 32 mil


Pelo menos 110 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (11) e reúnem mais de 20,3 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 32 mil no Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC - SC). O concurso com o maior número de vagas abertas é realizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - há 4 mil vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade.
Saúde
Ciência