Política
Bolsonaro envia mensagem sobre apoio dos militares em eventual golpe

Foto: Alan Santos/PR
Um dia depois de ser citado pela Polícia Federal por suspeita de vazamento da operação contra o ex-ministro Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro (foto) enviou a grupos de WhatsApp uma imagem em que fala sobre o apoio dos militares em eventual “ruptura institucional”, diz O Globo.
Na mensagem, o presidente requentou uma tentativa de intimidação feita em agosto do ano passado pelo coronel Marcos de Oliveira, intitulada “Polícia Militar seguirá o Exército em caso de ruptura institucional”.
A fala do coronel da PM de Brasília foi feita pouco antes das manifestações golpistas do 7 de Setembro, quando apoiadores do presidente saíram às ruas para pedir, entre outras coisas, o fechamento do STF.
Fonte: O Antagonista
Foto: Alan Santos/PR
Postado em 25/06/2022 17h34
Bolsonaro diz na Febraban que não é assinando “cartinha” que alguém se torna democrata
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição em outubro, voltou a criticar nesta segunda-feira as iniciativas da sociedade civil em defesa da democracia, afirmando que “cartinha” todo mundo faz.
Em discurso durante encontro com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Bolsonaro afirmou que quem deseja democracia precisa senti-la, e não assinar “cartinha”.
Leia mais
Postado em 08/08/2022 17h35
Manifesto pela democracia ultrapassa 800 mil assinaturas

Foto: Marcos Corrêa/PR
O “Manifesto em defesa da democracia” chegou a 801.000 assinaturas nesta segunda-feira (8). O documento é endossado por 185 entidades da sociedade civil, juristas, economistas e políticos.
A ampla adesão ao conteúdo do documento é alvo de ataques de Jair Bolsonaro. Nesta tarde, o chefe do Executivo disse à uma plateia de banqueiros que não assinará a “cartinha pela democracia”.
Apesar das críticas ao atual presidente da República, o manifesto foi assinado por Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique Cardoso.
Fonte: O Antagonista
Foto: Marcos Corrêa/PR
Postado em 08/08/2022 17h16
MG já tem 429 candidaturas para deputado federal e 546 para estadual
Até a manhã desta segunda-feira (8/8), Minas Gerais já tinha 429 candidatas e candidatos registrados para o cargo de deputado federal e 546 para deputado estadual.
Os partidos, coligações e federações têm até o dia 15 de agosto para solicitar o registro de candidatas e candidatos às Eleições de 2022 perante a Justiça Eleitoral.
Leia mais
Postado em 08/08/2022 16h51
Kalil sobre Bolsonaro: 'inaugurou estrada sem asfalto em Minas'
Alexandre Kalil (PSD) exaltou o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o debate na Band entre os postulantes ao governo de Minas Gerais.
Tal atitude foi criticada por Carlos Viana (PL) que afirmou que a concessão da BR-040, pelo governo Dilma Rousseff, foi um desastre. Kalil rebateu.
'Ninguém tem compromisso com o erro não', afirmou Kalil, que disse ainda que 'não devemos repetir os erros'.
Leia mais
Postado em 08/08/2022 13h41
Preocupação com Bolsonaro trava venda de mísseis antitanque dos EUA para o Brasil
Um pedido do Exército brasileiro para comprar mísseis antitanque Javelin dos Estados Unidos no valor de cerca de 100 milhões de dólares está parado em Washington há meses devido a preocupações de parlamentares norte-americanos sobre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), incluindo os ataques dele ao sistema eleitoral brasileiro, disseram diversas fontes dos EUA à Reuters.
A proposta do Brasil para adquirir cerca de 220 mísseis Javelin foi feita inicialmente quando o ex-presidente Donald Trump, aliado de Bolsonaro, estava na Casa Branca. O Departamento de Estado aprovou a proposta no final do ano passado, apesar de objeções por parte de algumas autoridades norte-americanas de baixo escalão, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.
Leia mais
Postado em 08/08/2022 13h30
TSE exclui de grupo de fiscalização coronel que divulga fake news sobre urnas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu excluir do grupo de fiscalização do processo eleitoral o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna. Ele era um dos nove militares que integram o grupo.
Em ofício enviado nesta segunda-feira (8) ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o TSE informa que o coronel será excluído do grupo por divulgar nas redes sociais fake news sobre as urnas eletrônicas.
Leia mais
Postado em 08/08/2022 12h26
Uma carta que Moraes tem na manga para lidar com militares
Alexandre de Moraes, que assume nos próximos dias o comando do Tribunal Superior Eleitoral, tem ao seu lado, no tribunal, uma pessoa que pode ser fundamental na articulação com as Forças Armadas, para apaziguar as relações entre o Ministério da Defesa e o tribunal: José Levi, o ex-advogado-geral da União de Bolsonaro.
Levi cultiva há anos boa relação com a caserna, bem antes de ocupar o mais militarizado dos governos de 1985 para cá.
Leia mais
Postado em 08/08/2022 10h47
BTG: Bolsonaro tira 6 pontos de Lula

Foto: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert Montagem: Daniel Medeiros/O Antagonista
Jair Bolsonaro tirou seis pontos percentuais de Lula na nova rodada da pesquisa encomendada pelo banco BTG ao Instituto FSB.
Ele foi para 34% (3 a mais do que na rodada anterior) e Lula caiu para 41% (3 a menos).
Ciro Gomes perdeu dois pontos (tem agora 7%) e Simone Tebet ganhou um (3%). Considerando também os outros candidatos, que somam 5%, não haveria chance de vitória de Lula no primeiro turno.
Fonte: O Antagonista
Foto: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert Montagem: Daniel Medeiros/O Antagonista
Postado em 08/08/2022 10h36
TSE divulga patrimônio dos presidenciáveis; veja os valores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, neste domingo (7/8), o patrimônio de 7 dos 12 presidenciáveis. Os valores variam de R$ 197 a R$ 24 milhões.
Os candidatos têm até o próximo dia 15 de agosto para formalizar registro no tribunal e ter seus nomes e fotos nas urnas nas eleições deste ano.
Ao pedir registro no TSE, os candidatos e candidatas precisam declarar o patrimônio à Justiça Eleitoral.
Leia mais
Postado em 08/08/2022 10h14
Após participar de culto, Bolsonaro vai a jogo do Palmeiras em SP
O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve presente, neste domingo (7/8), no estádio Allianz Parque, em São Paulo, para acompanhar o jogo entre o Palmeiras e Goiás pelo Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pelo clube paulista nas redes sociais.
Na ocasião, Bolsonaro recebeu uma camisa da presidente do time, Leila Pereira. Ele assistiu ao jogo acompanhado do empresário bolsonarista Luciano Hang, proprietário da Havan.
Leia mais
Postado em 07/08/2022 18h06