Política
Relator sinaliza parecer favorável à indicação de Messias ao STF
O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vai pedir votos a favor da aprovação do indicado.
De acordo com o calendário divulgado pelo Senado, o parecer que ele vai redigir sobre a indicação deve ser apresentado na próxima quarta-feira (3). “Vou trabalhar para ser favorável”, disse Rocha à TV Globo.
Leia mais
Postado em 28/11/2025 14h34
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
O Partido Liberal divulgou, nesta quinta-feira (27), que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve suas funções partidárias suspensas e também deixou de receber a remuneração da legenda.
Em nota, o PL argumentou que a medida ocorreu “infelizmente” em decorrência de lei (9096/95) e também em razão da suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, que é presidente de honra do partido.
A suspensão das atividades partidárias e da remuneração irá perdurar, segundo a nota, enquanto houver os efeitos da condenação pela Ação Penal 2668.
Bolsonaro iniciou o cumprimento de prisão nesta semana e está encarcerado na sede da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado por tentativa de golpe de Estado.
Flávio pede "união"
Nesta noite, o senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, postou no X que a suspensão das atividades partidárias de Bolsonaro “foi algo obrigatório, e não por vontade do partido”.
“Se ele está arbitrariamente impedido de trabalhar, a lei determina isso”, escreveu o senador.
Ele defendeu que o grupo político permaneça unido. “Enquanto eu estiver vivo, nada faltará ao meu pai. Repito, é hora de ficarmos unidos”, defendeu o senador.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Postado em 28/11/2025 14h14
PGR defende prisão domiciliar para o general Augusto Heleno e cita idade e quadro de saúde
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da concessão de prisão domiciliar para o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Jair Bolsonaro (PL).
O militar de 78 anos foi preso na última terça-feira (25), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o exame de corpo de delito, realizado após a prisão, Heleno relatou que sofre de Alzheimer, desde 2018.
Leia mais
Postado em 28/11/2025 09h38
Extradição de Ramagem ficará a cargo de Rubio, apontam especialistas
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou na terça-feira (25) que a PF (Polícia Federal) tome providências para extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está em Miami, nos Estados Unidos.
Antes de o pedido de extradição chegar às autoridades em Washington, ele deve passar ainda pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e das Relações Exteriores do Brasil.
Leia mais
Postado em 28/11/2025 09h34
Após crise de soluço, Bolsonaro recebe atendimento médico por telefone
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília, recebeu na tarde desta quinta-feira (27) atendimento médico por telefone após uma nova crise de refluxo e soluços.
À CNN Brasil, o cardiologista Leandro Echenique disse que, após conversar com o ex-presidente, fez ajustes nas doses dos medicamentos para conter a crise.
Leia mais
Postado em 28/11/2025 09h32
Alexandre de Moraes autoriza nova visita de Michele a Bolsonaro
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi a primeira a receber autorização para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sede da Polícia Federal, em Brasília, após o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar a execução da condenação dele no processo da trama golpista. O ministro Alexandre de Moraes autorizou Michelle a fazer a visita na quinta-feira, 27, entre 9 e 11 horas.
Uma visita do vereador Jair Renan, filho do ex-presidente, já estava agendada para o mesmo dia. Eles não podem entrar juntos. Cada um terá 30 minutos com Bolsonaro. Será a segunda visita de Michelle ao ex-presidente na PF. Ela esteve com o marido na tarde do último domingo, 23.
Leia mais
Postado em 26/11/2025 18h48
Moraes manda Bolsonaro explicar uso de celular por Nikolas em visita

Foto: Reprodução/TV Globo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa de Jair Bolsonaro explique, no prazo 24 horas, o uso de celular pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante visitar realizada ao ex-presidente no dia 21 de novembro, quando ele ainda cumpria prisão domiciliar.
Segundo Moraes, a visita do parlamentar foi autorizada, mas a utilização de celulares estava proibida. A medida é válida para o ex-presidente e para visitantes.
O suposto uso do aparelho foi flagrado por veículos de imprensa e também foi denunciado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que enviou ao Supremo uma notícia-crime contra Nikolas.
"Intimem-se os advogados regularmente constituídos de Jair Messias Bolsonaro para que, no prazo de 24 horas, se manifestem acerca da entrada e utilização de celular na visita realizada por Nikolas Ferreira, apesar da expressa proibição judicial", decidiu Moraes.
Atualmente, Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão em uma sala localizada na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. A pena foi definida na ação penal da trama golpista.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/TV Globo
Postado em 26/11/2025 16h06
Após prisão de Bolsonaro, Tarcísio diz que direita vai escolher candidato sem ansiedade
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (26), pela primeira vez depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso, que “o campo da direita vai se organizar” e tem até março para definir um candidato à Presidência da República.
Ele deu a declaração em um fórum com empresários, o UBS WM Latin America Summit, promovido pelo banco suíço Union Bank of Switzerland. No evento, o governador paulista falou em tom de candidato e afirmou que “vai dar tempo” de criar uma candidatura competitiva da direita, mesmo que o nome do postulante à sucessão de Lula (PT) saia em fevereiro ou março de 2026.
Leia mais
Postado em 26/11/2025 15h57
Em exame após prisão, general Heleno relata diagnóstico de Alzheimer desde 2018
O general da reserva Augusto Heleno, de 78 anos, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), preso na terça-feira, 25, após condenação no processo de golpe de Estado, alegou em exame de corpo de delito que teve um diagnóstico e convive com Alzheimer desde 2018.
“Refere ser portador de Demência de Alzheimer em evolução desde 2018, com perda de memória recente importante, prisão de ventre e hipertensão, em tratamento medicamentoso (polifarmácia)”, diz o registro médico divulgado pela TV Globo.
Leia mais
Postado em 26/11/2025 14h47
‘Brasil deu uma lição de democracia ao mundo’, diz Lula sobre prisão de Bolsonaro e militares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (26) que o Brasil deu uma lição de democracia ao mundo com a conclusão do julgamento do núcleo crucial da trama golpista e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou o trânsito em julgado das condenações, encerrando definitivamente o processo e iniciando a execução das penas.
“Ontem [terça-feira], esse país deu um passo importante, [...] deu uma lição de democracia ao mundo. Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora, e fez um julgamento primoroso, onde não tem uma acusação de oposição, é tudo acusação de dentro da quadrilha que tentou dar um golpe nesse país”, afirmou o presidente.
Leia mais
Postado em 26/11/2025 14h44
Comissão no Senado aprova proibir compra de imóvel com ‘dinheiro vivo’
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto que proíbe o uso de dinheiro em espécie nas transações imobiliárias, como compra e venda de imóveis.
O texto também determina que o Conselho Monetário Nacional (CMN) terá de criar limites para operações com “dinheiro vivo” intermediadas por bancos e instituições financeiras. Na prática, a medida busca estabelecer um teto para o uso da moeda física nas transações.
Leia mais
Postado em 26/11/2025 14h03