Postado em 22/11/2018

Prefeitura integra ação nacional contra o câncer em evento no campus da UFJF

Os interessados devem levar o cartão de controle.

Prefeitura integra ação nacional contra o câncer em evento no campus da UFJF

Juiz de Fora terá no domingo, 25, das 8 às 13 horas, no Campus da Universidade Federal (UFJF), evento da Ação Nacional de Combate ao Câncer "Troque o Medo por Esperança", com mobilização em busca da conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença. A atividade contará com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde (SS), que, paralelamente, oferecerá atualização de vacinação dos adultos, com aplicações contra febre amarela, tétano e hepatite. Para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14, a vacina contra o HPV estará disponível. Os interessados devem levar o cartão de controle.

Outras ações de prevenção serão realizadas, como orientações nutricionais, esclarecimento de dúvidas sobre o câncer, apresentação de vídeos informativos, atendimento do ônibus da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer em Juiz de Fora (Ascomcer), atividades físicas e de lazer e apresentação de banda de música. A expectativa é que cerca de quatro mil pessoas passem pela Praça Cívica durante toda a manhã de domingo.

“Troque o Medo por Esperança”

A iniciativa, que acontece também em diversas capitais e grandes cidades de todo o país, é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), contando em Juiz de Fora com a parceria da PJF, Ascomcer, UFJF e do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, e apoio das Forças Armadas.

Em Juiz de Fora, o evento tem a coordenação do cirurgião oncológico e vice-presidente da SBCO, Alexandre Ferreira de Oliveira. Segundo ele, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de cerca de 600 mil novos casos da doença, no Brasil, até o final deste ano. O câncer é a segunda causa de morte no país, atualmente.

A apresentadora Ana Maria Braga, do programa “Mais Você”, da Rede Globo, é madrinha da campanha. Ela gravou vídeo de apoio à mobilização, chamando a população para participar do evento.

Confira o vídeo no link.

Fonte: PJF