Postado em 16/07/2018

Concurso Exército EsSEx 2018; Inscrições Abertas

As inscrições poderão ser feitas até 13 de agosto.

Concurso Exército EsSEx 2018; Inscrições Abertas

As inscrições para o concurso do Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde para 2019 estão abertas. Após o curso, os alunos aprovados farão jus a remuneração de 1º tenente, conforme tabela salarial dos militares, cujo valor está fixada atualmente em R$ 8.245,00.

O edital de Concurso oferece vagas para os cargos de Médico (115), Farmacêuticos (3) e Dentistas (4). Para concorrer a uma delas, o candidato deverá ter: graduação de nível superior na área correspondente ao cargo; idade até 36 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura, se do sexo feminino, possuir aptidão física; e idoneidade moral que o recomendem ao ingresso na carreira de oficial do Exército Brasileiro.

Cargos:

As vagas de Médico estão divididas nas especialidades de Anestesiologia (6 vagas), Cardiologia (5 vagas), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (2 vagas), Cirurgia Cardiovascular (2 vagas), Cirurgia Geral (4 vagas), Cirurgia Torácica (2 vagas), Cirurgia Vascular (4 vagas), Clínica Médica (3 vagas), Endocrinologia e Metabologia (3 vagas), Gastroenterologia (4 vagas), Geriatria (2 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (5 vagas), Hematologia e Hemoterapia (2 vagas), Mastologia (3 vagas), Medicina Intensiva (6 vagas), Medicina Legal (2 vagas), Neurocirurgia (2 vagas), Oncologia (6 vagas), Oftalmologia (6 vagas), Ortopedia/Traumatologia (6 vagas), Otorrinolaringologia (2 vagas), Pediatria (5 vagas), Proctologia (2 vagas), Psiquiatria (4 vagas), Radiologia (4 vagas), Sem Especialidade (15 vagas), Urologia (3 vagas) e UTI Neonatal (2 vagas).
Já as vagas de Dentista, estão divididas nas áreas de Dentística Restauradora (1 vaga), Endodontia (1 vaga), Imaginologia dento-maxilo-facial (1 vaga) e Prótese Dentária (1 vaga). Por fim são 3 vagas para Farmacêuticos.

Inscrições:

O período de inscrições já estão abertas e irão até 13 de agosto de 2018, no site oficial do Exército (www.essex.ensino.eb.br), com taxa de R$130,00.

Etapas e Provas:

1º Primeira etapa: Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado por todos o(a)s candidato(a)s.

2º Segunda etapa: Inspeção de Saúde: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no Exame Intelectual (classificados e majorados); Exame de Aptidão Física: de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no exame intelectual e inspeção de saúde (classificados e majorados); Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, a ser realizado apenas por candidato(a)s aprovados no Exame Intelectual, e aptos na inspeção de saúde e no Exame de Aptidão Física (classificados e majorados); e V – revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no Exame Intelectual, na Inspeção de Saúde, no Exame de Aptidão Física, na Avaliação Psicológica e classificados dentro do número de vagas previstas pelo Estado Maior do Exército, em portaria específica.

Os candidatos convocados para as vagas reservadas, que se autodeclararam pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, serão submetidos na EsSEx, durante a fase de revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula, a uma comissão específica para verificação da veracidade da declaração supracitada.

Exame Intelectual:

A prova objetiva, de duração de 4 horas, será composta por 20 questões de conhecimentos gerais e 30 questões de conhecimentos específicos, e ocorrerá no dia 23 de setembro de 2018 nas cidades do Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Campinas - SP, Porto Alegre - RS, Santa Maria - RS, Belo Horizonte - MG, Juiz de Fora - MG, Curitiba - PR, Florianópolis - SC, Salvador - BA, Recife - PE, Belém - PA, Campo Grande - MS, Fortaleza - CE, Brasília - DF, Manaus - AM e Porto Velho - RO.

O resultado final estará no site oficial no dia 1º de dezembro de 2018.
A duração do Curso de Admissão será de aproximadamente 37 (trinta e sete) semanas, abrangendo a Formação Comum, Formação Específica e Pós-graduação. O concurso tem validade apenas para o ano ao qual se referir o curso.