Postado em 16/06/2018

Museu “Mariano Procópio” em clima de Copa decora janelas com bandeiras em verde a amarelo

Fachada de entrada do prédio aberto à visitação terá bandeiras em verde e amarelo nas janelas.

Museu “Mariano Procópio” em clima de Copa decora janelas com bandeiras em verde a amarelo

Assim como alguns pontos turísticos da cidade estão utilizando as cores da bandeira em apoio à seleção brasileira, nestes dias de Copa do Mundo Fifa (Federação Internacional de Futebol Associação) de 2018, o Museu “Mariano Procópio” também está no clima para a temporada esportiva. Assim, a fachada de entrada do prédio aberto à visitação terá bandeiras em verde e amarelo nas janelas.

Não é de hoje que a instituição está relacionada aos esportes, sobretudo ao futebol. Em 1970, após a conquista do título pelos brasileiros, a Taça “Jules Rimet” foi exposta em vários lugares pelo país, e o Museu foi um deles. Na época, o prefeito de Juiz de Fora, Itamar Franco, junto à diretoria da instituição, planejou a exposição intitulada “O Caneco é Nosso”, com duração de três dias, e chegada em 16 de setembro.

Para exibição da peça foi escolhido o cenário “Luiz XV”, em homenagem ao seu criador, Jules Rimet, que era francês. No mesmo mês foi inaugurada a “Seção de Esportes” no museu, e dentre os itens para a mostra estavam taças de prata, troféus, fotos, estátuas e medalhas esportivas pertencentes ao acervo. Segundo relatórios desse período, a instituição recebeu 12.500 visitantes, número bem alto, se comparado a agosto do mesmo ano, com público de aproximadamente sete mil pessoas.



Fonte: PJF