Postado em 16/06/2018

Margens do Rio Paraibuna em Juiz de Fora recebem 40 novas mudas de árvores

A ação faz parte da “Política Municipal de Arborização Urbana”, implementada na cidade pela Secretaria de Meio Ambiente.

Margens do Rio Paraibuna em Juiz de Fora recebem 40 novas mudas de árvores

Foi finalizado nesta sexta-feira, 15, mais um plantio às margens do Rio Paraibuna. A Avenida Brasil, próximo à entrada do Bairro Poço Rico, até Santa Tereza, recebeu mais 40 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A ação faz parte da “Política Municipal de Arborização Urbana”, implementada na cidade pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Na sexta-feira, 8, foram plantadas outras 30 árvores na Avenida Brasil, próximo à ponte do Bairro de Lourdes, dentro da programação da “8ª Semana Integrada do Meio Ambiente”. Os trabalhos têm apoio da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav).

As novas espécies, assim como as demais plantadas anteriormente, ajudarão na estabilização dos taludes, graças ao seu sistema de enraizamento, contribuindo para que as águas das chuvas possam permear o solo, melhorando assim o microclima e a qualidade de vida da população. Elas funcionam, também, como atrativos da fauna, uma vez que os frutos e as flores atraem polinizadores e outros animais dispersores de sementes. No ano passado, ainda na Avenida Brasil, foram plantadas 120 árvores de 11 espécies nativas diferentes, às margens do rio. Os plantios continuarão até o final do ano, totalizando 400 exemplares no local, visando também melhorar o paisagismo e a cobertura verde da região.



Fonte: PJF