Postado em 18/01/2022

Pontos turísticos de Juiz de Fora são atrações em mês de férias

A cidade oferece uma gama de atrações adaptadas aos mais diversos públicos, quer sejam os cidadãos locais como os de fora, que estão a passeio, negócios ou eventos.

Pontos turísticos de Juiz de Fora são atrações em mês de férias
Foto: Assessoria/PJF

Juiz de Fora é uma cidade para ser visitada em suas mais diversas perspectivas, seja pela natureza, pela arquitetura ou pela história. Em meio a essa pluralidade, a Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) impulsiona a campanha “Curta-JF”, que estimula o turista a conhecer a cidade nos seus mais diversos tons e nuances. A cidade oferece uma gama de atrações adaptadas aos mais diversos públicos, quer sejam os cidadãos locais como os de fora, que estão a passeio, negócios ou eventos.

Aos que desejarem conhecer melhor os atrativos turísticos, culturais, de entretenimento e lazer, a Setur oferece informações sobre Juiz de Fora. Algumas das sugestões são conhecidas pelo público local e o que se quer é oferecer uma nova dimensão sobre elas – como o Mirante do Cristo, não somente como um local privilegiado de observação da cidade, mas como ponto de ecoturismo e de celebração da história municipal e nacional. Outro exemplo de destaque é o Museu Mariano Procópio, que é reverenciado como ponto de preservação da história da cidade, além de ser um dos principais pontos de conservação da flora típica brasileira.


Morro do Cristo


Conhecido por vários nomes, como Morro do Imperador, Morro do Cristo ou até mesmo Morro da Liberdade, é uma das atrações mais conhecidas de Juiz de Fora. Está a 930 metros de altitude, e é um dos pontos mais altos da cidade, enquadrando uma das mais belas vistas panorâmicas de Juiz de Fora.

O nome original do ponto, Morro do Imperador, tem sua origem em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade.

Em 8 de julho de 1906, foi inaugurado o monumento idealizado por Francisco Baptista de Oliveira em homenagem ao Cristo Redentor, construído pela Companhia Pantaleone Arcuri e Spinelli, possuindo 25 metros de altura. A imagem do Cristo somente, encomendada a Maison Raffe, de Paris, tem 3,75 metros de altura.

O montanhismo, a caminhada e o ciclismo pelas trilhas são praticados frequentemente.

Endereço: Estrada Engenheiro Gentil Forn, no São Pedro.

Horário de Funcionamento: todos os dias, das 7h às 22h.

Como chegar: possível através de veículos particulares ou por aplicativo / táxi; também é possível ir a pé, partindo de certos pontos da cidade, por meio de trilhas que sobem o morro. Linhas de Ônibus que servem o local: 505.


Parque Municipal


O Parque Municipal é uma das atrações mais recentes da cidade. Inaugurado em outubro de 2021, a extensa área do antigo Sesc Pousada oferece à cidade uma excelente estrutura para prática de esporte e lazer, além de atividades culturais e eventos diversos.

O espaço é composto de quatro campos de futebol, quatro quadras, um ginásio poliesportivo coberto, parque aquático, dois espaços para instalações de restaurantes, salão de jogos, instalações de churrasqueiras, pista de caminhada e trilhas, além de estacionamento e áreas arborizadas.

Endereço: Rua do Contorno s/n, bairro Nova Califórnia.

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h.


*É necessário apresentar comprovante de vacinação.


Como chegar: possível através de veículos particulares ou por aplicativo / táxi. Linhas de Ônibus que servem o local: 520 e 531.


Parque do Museu Mariano Procópio


Mesmo com a visitação fechada para a sede, o Museu Mariano Procópio ainda oferece uma alternativa ao entretenimento dos visitantes: os jardins que circundam a instituição.

Valorizando a flora exótica e tipicamente brasileira, o projeto é atribuído ao paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, conhecido por outros importantes projetos de jardins brasileiros, entre os quais o Parque de Santana, o Passeio Público e a Quinta da Boa Vista, todos no Rio de Janeiro.

O Parque do Museu Mariano Procópio foi considerado uma das obras-primas da integração da natureza com a arquitetura no Brasil. Não é para tanto que os jardins já foram chamados de o “Paraíso dos Trópicos”.

Endereço:Rua Mariano Procópio, 1.100, no Mariano Procópio.

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h.


*É necessário apresentar comprovante de vacinação.


Como chegar: possível através de veículos particulares ou por aplicativo / táxi. Linhas de Ônibus que servem o local: 603, 608, 610, 613, 615, 700, 701, 705, 709 e 737.


Parque da Lajinha


O Parque Natural Municipal da Lajinha é uma das principais áreas verdes em perímetro urbano do município, aberta ao público para o lazer e turismo ecológico. O espaço busca ser uma ilha de preservação ambiental no meio da grande movimentação da cidade.

A Floresta Nativa do Parque Natural Municipal da Lajinha é uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica do município, abrigando um tipo de vegetação caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana. Além disso, o parque serve de abrigo para diversas espécies da fauna da região, sendo representada predominantemente por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e artrópodes.

Endereço: Avenida Deusdedith Salgado, no bairro Teixeiras.

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 16h.


*É necessário apresentar comprovante de vacinação.


Como chegar: possível através de veículos particulares ou por aplicativo / táxi. Linhas de Ônibus que servem o local: 508, 509, 518, 519, 520, 521, 522, 523 e 546.


Praça CEU


Referência de cidadania e cultura na Zona Norte de Juiz de Fora, a Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira) é um equipamento urbano mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O espaço oferece oficinas gratuitas de arte e esportes, atendendo pessoas de todas as faixas etárias.

Mesmo com o fechamento das atividades presenciais, decorrente do protocolo de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Praça CEU manteve o vínculo com seus usuários, articuladores culturais e demais profissionais. São mais de mil crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos em oficinas virtuais de dança, música, teatro, ginástica, futsal, capoeira e alongamento.

Durante a quarentena, foram realizados diversos eventos, como o Festival Virtual de Dança e a Corrida Virtual do CEU.

Endereço: Rua Juscelino Kubitschek, 5.899, em Benfica.

Horário de Funcionamento: Aberto 24 horas.

Como chegar: possível através de veículos particulares. Linhas de Ônibus que servem o local: 605, 606, 607, 613, 614, 620, 701, 702, 705 e 706.


Mirante São Bernardo


O leito do Paraibuna, desde o bairro Manoel Honório até o bairro de Lourdes, pode ser apreciado deste cenário, que mescla o concreto urbano com o verde das árvores do município. O Mirante do São Bernardo oferece um dos visuais privilegiados da cidade, proporcionando uma vista de 360 graus de Juiz de Fora.

No mirante, é possível localizar pontos importantes da cidade e descobrir alguns lugares não vistos no plano normal das ruas. De lá podem ser observados marcos importantes da história do município, como a Igreja da Glória, o Cine-Theatro Central, o Morro do Cristo, o Clube Tupinambás e diversos outros pontos da região.

Endereço: Rua Avelino Debortoli, 284, São Bernardo.

Horário de Funcionamento: Aberto 24 horas.

Como chegar: possível através de veículos particulares ou por aplicativo / táxi.


Fonte: PJF
 
Foto: Assessoria/PJF

Leia Mais

“Vagou JF” tem vagas abertas para guia turístico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 392 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para estágio em finanças e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 274 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 265 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 494 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 464 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso dos Correios terá cargos de níveis médio e superior


Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) mais detalhes sobre o novo concurso público da estatal. A empresa informou que vai publicar dois editais em setembro, sendo um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios). A previsão é de que o edital de nível superior traga oportunidades para os cargos de advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para porteiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para auxiliar de carga e descarga e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 467 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para cozinheiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 471 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para gerente de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para auxiliar de padeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 476 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga aberta para Profissional em estética de automóveis e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente de cafeteria e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 477 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para técnico em nutrição e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 370 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para enlonador e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 318 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência