Postado em 24/09/2021

Profissionais da educação retornam às atividades presenciais em Juiz de Fora

O calendário de retorno presencial foi definido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em consonância com o Conselho Municipal de Educação e respeita todos os critérios técnicos e sanitários.

Profissionais da educação retornam às atividades presenciais em Juiz de Fora
Foto: Reprodução PJF

Nesta semana, o município iniciou o retorno das aulas presenciais com a preparação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, além de encontros com familiares de alunos para orientações sobre o retorno das atividades de ensino presenciais que serão de forma híbrida, facultativa e escalonada.

De acordo com Juliana Larcher, diretora da Escola Municipal Ilva Mello Reis, que fica no bairro Marumbi, os trabalhos estão acontecendo intensamente. “Nós estamos trabalhando com o planejamento presencial, que é um pouco diferenciado do trabalho remoto que estávamos desenvolvendo desde o início da pandemia. Estamos planejando com a equipe da escola, com os professores, fazendo também os horários, que vão ter que ser distintos para todas as ações que vão ocorrer na escola. A escola foi toda adaptada para o retorno, e a gente pode mostrar isso para as famílias: o que foi pensado para cada espaço”.

O calendário de retorno presencial foi definido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em consonância com o Conselho Municipal de Educação e respeita todos os critérios técnicos e sanitários. O calendário faz parte de um acordo firmado com o Ministério Público de Minas Gerais.
A Secretaria de Educação organizou-se desde o início do ano para garantir um retorno seguro tanto para os profissionais da educação, quanto para os alunos.



De acordo com a gerente do Departamento de Educação Infantil da SE, Víviam Carvalho, “a Secretaria de Educação já tem se organizado no início do ano para essa retomada gradual das atividades presenciais nas instituições. Esse retorno foi planejado para acontecer de forma parcial para que as escolas pudessem receber cada etapa da educação de forma mais tranquila, organizando isso junto às famílias, recebendo as crianças com todo o acolhimento, cuidado e afetividade que elas merecem. A opção foi a retomada inicialmente da educação infantil, que tem uma especificidade muito própria e inclusive temos um documento orientador para a educação infantil, e a base desse documento, além das condições sanitárias explicitadas nele, tem como princípio ações de cuidado e educação, que são indissociáveis, e o trabalho pedagógico que deve seguir o eixo estruturante do trabalho nessa etapa da educação que são as interações e as brincadeiras”.

As crianças da educação infantil retornam presencialmente a partir da próxima segunda-feira, dia 27, seguidos dos estudantes do ensino fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no dia 4 de outubro. No dia 11 de outubro, é vez do ensino fundamental II e ensino médio. O último grupo será dos alunos do ensino superior, no dia 18 de outubro.

Fonte: PJF
 
Foto: Reprodução PJF

Leia Mais

“Vagou JF” tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 447 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para guia turístico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 392 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para estágio em finanças e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 274 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 265 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 494 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 464 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso dos Correios terá cargos de níveis médio e superior


Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) mais detalhes sobre o novo concurso público da estatal. A empresa informou que vai publicar dois editais em setembro, sendo um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios). A previsão é de que o edital de nível superior traga oportunidades para os cargos de advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para porteiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para auxiliar de carga e descarga e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 467 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para cozinheiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 471 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para gerente de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para auxiliar de padeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 476 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga aberta para Profissional em estética de automóveis e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente de cafeteria e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 477 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para técnico em nutrição e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 370 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência