Postado em 06/03/2021

Governo de Minas envia vacinas contra covid-19 para cidades que estão na Onda Roxa

Vinte cidades do Triângulo Norte e região Noroeste vão receber 17.5 mil doses na maior operação de vacinação da história no estado.

Governo de Minas envia vacinas contra covid-19 para cidades que estão na Onda Roxa
Foto: Fábio Marchetto/Agência Minas

A partir de sexta-feira (5/2), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou o envio de 17,5 mil doses de vacina contra covid-19 para 20 cidades das regiões Triângulo Norte e Noroeste, que foram reclassificadas na Onda Roxa do plano Minas Consciente.

As vacinas chegam às Unidades Regionais de Saúde de referência e, a partir da semana que vem, os municípios já podem retirar as doses extras.

O quantitativo faz parte da reserva técnica da SES-MG, mantida estrategicamente para atender situações emergenciais. Os critérios usados para escolha dos municípios seguiram os indicadores disponibilizados pela Sala de Situação da secretaria, como taxas de incidência, mortalidade por covid-19, ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva, além de atenderem à condição de serem municípios com menos de 100 mil habitantes. A decisão também foi deliberada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Covid-Minas Gerais).

“Uma vez que o quantitativo da reserva técnica é pequeno, não adiantaria enviar doses extras para os municípios grandes, onde o impacto na vacinação seria menor. Portanto, um dos pré-requisitos foi encaminhar as vacinas para os municípios dessas macrorregiões que estão na Onda Roxa com os piores indicadores e tivessem menos de 100 mil habitantes”, informa a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida Souza.

A partir de segunda-feira (8/3), as cidades de Carmo do Paranaíba, Coromandel, Guarda-Mor, João Pinheiro, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio, Santa Vitória, São Gotardo e Serra do Salitre irão retirar o total de 7.520 vacinas da AstraZeneca / Fiocruz, para a aplicação da primeira dose.

Já as 10 mil doses da CoronaVac / Butantan serão destinadas às cidades de Capinópolis, Chapada Gaúcha, Lagoa Formosa, Matutina, Paracatu, Prata, Rio Paranaíba, Tupaciguara, Unaí e Varjão de Minas, sendo que cada município irá receber mil doses para dose 1 (D1) e dose 2 (D2), possibilitando a vacinação de pelo menos mais 500 pessoas - dentro dos grupos prioritários. A expectativa da SES-MG é que até quarta-feira (10/3), todas as cidades já tenham recebido as doses extras.

Público-alvo

A orientação da SES-MG é que as doses extras sejam destinadas às populações de 80 a 84 anos. “Finalizando a população de 80 a 84 anos, eles podem começar a decrescer nas faixas etárias, 79, 78, 77 anos, de forma bem organizada nos municípios, alguns fazendo estratégias de vacinação drive thru ou casa a casa, desde que não haja aglomeração nas unidades básicas de Saúde, e, se necessário, fazendo o cadastro dos idosos para receberem a vacina”, explica a diretora.

Impacto

A vacinação é uma ação que terá impacto em médio e longo prazo, pois para a imunização completa é necessária a aplicação das duas doses. No caso da AstraZeneca, é preciso intervalo de três meses para aplicação após a primeira dose. A CoronaVac, por sua vez, exige tempo de duas a quatro semanas.

“A população precisa tomar as duas doses e é preciso ainda um período de pelo menos 15 dias após cada dose para a produção de anticorpos. Portanto, o impacto da vacinação será verificado no momento em que nós tivermos uma parcela grande da população vacinada com as duas doses”, explica a diretora, que também reforçou que é preciso manter as medidas de isolamento social, higiene respiratória, utilização de máscara e lavagens das mãos para evitar a proliferação do vírus, mesmo com a vacinação.

Onda Roxa

Para conter a evolução da pandemia e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência médica das macrorregiões Noroeste e Triângulo do Norte, preservando a rede hospitalar em todo o estado, o Governo de Minas decretou o fechamento dessas duas macrorregiões de Saúde. A determinação foi aprovada na quarta-feira (3/3) pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

As 60 cidades que compõem as duas macrorregiões passarão para a Onda Roxa do Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. As normas passaram a valer na quinta-feira (4/3), após a publicação no Diário Oficial.

Cidades em Onda Roxa

TRIÂNGULO NORTE (27 municípios)

Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara, Uberlândia

NOROESTE (33 municípios)

Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas, Vazante.


Fonte: Agência Minas
 
Foto: Fábio Marchetto/Agência Minas

Leia Mais

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para promotor técnico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 575 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para manobrista e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 572 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para garçom e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 586 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para roçador de grama e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 589 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para técnico em segurança do trabalho e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 621 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para salgadeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 580 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para arrematadeira e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 562 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para engenheiro topógrafo e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 553 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Prefeitura de Juiz de Fora abre inscrições para contratação de médicos e cirurgiões-dentistas


O período de inscrições vai até as 23h59 da sexta-feira (8).

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para ajudante de pedreiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 380 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para copeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 393 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para operador de enfestadeira e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 385 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Caixa abre inscrições para concurso com salários de até R$ 14,9 mil


Aprovados serão convocados a partir de agosto para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios. Concurso tem validade de 1 ano, prorrogável por igual período.

“Vagou JF” tem vagas abertas para fiscal de plataforma de ônibus e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 373 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente (PCD) e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 361 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para consultor de vendas e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 337 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência