Postado em 27/11/2020

Convênio PJF-UFJF possibilita compilação de documentos cartográficos históricos

O trabalho reuniu e cruzou dados de diferentes épocas e linguagens, que se encontravam em posse da Prefeitura.

Convênio PJF-UFJF possibilita compilação de documentos cartográficos históricos
Foto: Divulgação PJF

A Defesa Civil de Juiz de Fora recebeu compilação de documentos cartográficos do Município, feita pelo Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho reuniu e cruzou dados de diferentes épocas e linguagens, que se encontravam em posse da Prefeitura, tornando mais eficiente sua utilização por diversos setores, sobretudo pela própria Defesa Civil. Todo o volume de informações foi processado e convertido em padrão numérico convencional, adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção do material se dá em virtude de parceria firmada entre a UFJF e a Defesa Civil, em janeiro deste ano, com objetivo de desenvolver ações para mapeamento e redução do risco de desastres na cidade.

Entre os arquivos organizados, chama atenção o primeiro levantamento cartográfico feito no Município, datado de 1949: registro técnico histórico, fora dos padrões atuais, recuperado e disponibilizado para estudos. A primeira imagem aérea da cidade, feita em 1978, também consta no levantamento. Trata-se de uma aerofotogrametria, feita a partir da sobreposição de fotos, obtidas por meio de vôos aéreos. Outras imagens datam de 1983, 2000 e 2007. Neste último ano, os arquivos foram produzidos por meio de sensor infravermelho. Já em 2010 e 2012 os arquivos compõem-se de imagens de satélite.

Os dados foram georreferenciados, de forma a possibilitar a compreensão das informações do passado, sobre a atual conformação geográfica da cidade. Curvas de nível, que indicam a declividade do terreno, cadastro de imóveis e demais referências topográficas, que se encontravam na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), foram repassadas à UFJF, em arquivos digitalizados. A instituição de ensino se encarregou de interpretar e formatar documentos, anteriormente dispersos, em registro único. Foram necessárias 550 horas de atividades para a conclusão da etapa. Os resultados estão gravados em 54 DVDs e entregues à Defesa Civil. Todos os mapas já existiam, mas se destinaram, em momentos distintos, a pesquisas para fins específicos. Agora, reunidos, ganham nova dimensão, a serviço da Defesa Civil e da cidade.

Além do resgate histórico, a consolidação possibilita fazer análise da expansão urbana e sua interface com as áreas de risco e correlacionar ocorrências de defesa civil com ocupação do solo nos últimos 71 anos. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, o convênio entre UFJF e PJF tem trazido inúmeros benefícios para o Município: "Poder visualizar essas informações e trabalhar com essa base oferece mais solidez às nossas ações e reforça a seriedade com que enfrentamos as questões de defesa civil no Município".

Fonte: PJF
 
Foto: Divulgação PJF

Leia Mais

“Vagou JF” tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 311 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastro reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para subgerente de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 369 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastro reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para auxiliar de açougueiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 516 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para avaliador de veículos e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 504 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para operador de máquina de enfestar e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 592 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para Vendedora atacadista e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 584 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para advogado e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 589 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para promotor técnico e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 575 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para manobrista e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 572 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para garçom e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 586 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para roçador de grama e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 589 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para técnico em segurança do trabalho e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 621 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para salgadeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 580 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para arrematadeira e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 562 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para engenheiro topógrafo e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 553 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Prefeitura de Juiz de Fora abre inscrições para contratação de médicos e cirurgiões-dentistas


O período de inscrições vai até as 23h59 da sexta-feira (8).
Saúde
Ciência