Postado em 25/11/2020

JF: Saúde alerta sobre importância da manutenção dos cuidados contra dengue

Chuvas frequentes, sol forte, aumento da temperatura formam uma combinação que proporciona rapidez na proliferação do Aedes aegypti.

JF: Saúde alerta sobre importância da manutenção dos cuidados contra dengue
Foto: Reprodução PJF

Chuvas frequentes, sol forte, aumento da temperatura. Combinação que proporciona rapidez na proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, motivo para cuidado redobrado por parte da população, conforme alertou o coordenador geral de campo da equipe de agentes de endemias, Juvenal Marques Franco. Ele enfatizou a importância de manter a dengue sob controle, no momento em que a cidade já enfrenta a epidemia da covid-19.

As calhas devem ser mantidas limpas e liberadas, para passagem de água. Como as chuvas dos últimos dias foram acompanhadas de ventania, ele aconselhou às pessoas verificarem se as caixa d’água continuam bem vedadas e as tampas não saíram do lugar. Os ralos, sejam internos ou externos, também precisam ser mantidos limpos. Não se pode esquecer também das caixas que ficam atrás das geladeiras, e evitar que as bandejas acumulem água.

Há pessoas que usam tambores para recolher água das chuvas. Segundo o coordenador, esses utensílios têm que ser vedados e o lixo e entulhos eliminados dos terreiros. Essa preocupação se estende à rua: copos e garrafas plásticas não devem ser jogados ali, entre outros materiais que podem acumular água.

Cuidados são necessários também nos jardins, em especial os que possuem bromélias. Essa planta pode acumular água, problema que pode ser resolvido com furo na parte de baixo da folha, jato forte de água de mangueira, capaz de expulsar a água parada, ou borrifando água sanitária. Os pratos dos vasos de plantas devem ficar voltados para baixo ou preenchidos com areia, para não acumular água.

De acordo com o coordenador, é importante que a população mantenha os dez minutos semanais para vistoriar as residências e eliminar os possíveis focos do mosquito. Além disso, ele pede que todos recebam os agentes de endemias, e esclareceu que, “durante a pandemia, os profissionais não devem entrar nas casas. As vistorias são feitas no entorno (quintais), acompanhadas de orientações aos moradores sobre prevenção e combate à dengue”.

Fonte: PJF
 
Foto: Reprodução PJF

Leia Mais

“Vagou JF” tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 494 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 464 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

Concurso dos Correios terá cargos de níveis médio e superior


Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) mais detalhes sobre o novo concurso público da estatal. A empresa informou que vai publicar dois editais em setembro, sendo um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios). A previsão é de que o edital de nível superior traga oportunidades para os cargos de advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para porteiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” encerra a semana com vagas abertas para auxiliar de carga e descarga e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 467 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para cozinheiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 471 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para gerente de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 482 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para auxiliar de padeiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 476 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vaga aberta para Profissional em estética de automóveis e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para atendente de cafeteria e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 477 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para técnico em nutrição e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 370 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para enlonador e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 318 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 311 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastro reserva.

“Vagou JF” tem vagas abertas para subgerente de loja e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 369 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastro reserva.

“Vagou JF” inicia a semana com vagas abertas para auxiliar de açougueiro e outras oportunidades


Ao todo, são mais de 516 oportunidades de emprego e estágio com processos seletivos abertos na cidade, mais cadastros reserva.
Saúde
Ciência