Postado em 18/11/2020

Prefeitura de JF recolhe carros em situação de abandono nas ruas

Veículos foram recolhidos após esgotadas as medidas administrativas cabíveis pela fiscalização.

Prefeitura de JF recolhe carros em situação de abandono nas ruas
Foto: Divulgação PJF

Através da ação dos fiscais de postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), e apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) retirou da via pública, nesta quarta-feira, 18, dois automóveis que se encontravam em situação de abandono. O primeiro veículo recolhido, modelo Monza, estava estacionado na Rua Julieta de Albuquerque, no Bairro Santa Efigênia. Já o segundo, um Escort, foi rebocado da Rua Francisco Vaz de Magalhães, no Cascatinha.

Os carros foram recolhidos após esgotadas as medidas administrativas cabíveis pela fiscalização. O trâmite passa por notificação ao proprietário, solicitando a remoção do veículo, autuação e, em caso de permanência em situação irregular, remoção e envio ao depósito. Após três dias, por estar sem condições de circulação em via pública, o veículo pode ser considerado em situação de abandono. Por esta situação, o proprietário poderá ser autuado por infração prevista na Lei Municipal 12.294/2011, com multa no valor de R$ 828,06. Quando é verificada a disposição de resíduos e entulhos, o proprietário poderá também ser multado por conspurcação da via pública, conforme prevê o Código de Posturas do Município, podendo a multa chegar a até quase R$ 5 mil.

Para reaver o carro apreendido, o proprietário precisa quitar a multa e arcar com os custos de remoção e despesas do depósito. No caso de automóveis sem placa, a identificação do proprietário é feita através do chassi. Terminados os prazos legais para retirada, o carro é encaminhado para leilão.

Fonte: PJF
 
Foto: Divulgação PJF