Postado em 15/09/2020

Guarda Municipal presta socorro à gestante no Centro de Juiz de Fora

Gestante, de 22 anos, entrou em trabalho de parto quando transitava pela Avenida Brasil, próximo à passagem de nível da Rua Halfeld.

Guarda Municipal presta socorro à gestante no Centro de Juiz de Fora

Viatura da Guarda Municipal (GM), que fazia ronda na área central da cidade, no domingo, 13, por volta das 14 horas, foi parada por populares, quando transitava pela Avenida Brasil, próximo à passagem de nível da Rua Halfeld. No local, uma grávida, de 22 anos, havia entrado em trabalho de parto. A equipe fez contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Como não havia ambulância disponível para o atendimento, e a gestante se encontrava com a bolsa estourada, o veículo da Guarda foi utilizado para o transporte imediato da jovem até a Santa Casa de Misericórdia, para atendimento médico.

A Guarda Municipal é órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cuja atuação se estende para além da proteção aos bens, serviços e instalações da administração pública municipal. É comum a GM atuar em socorro a vítimas de acidentes em via pública, pessoas que sofrem algum tipo de mal súbito ou se encontram desorientadas. O cidadão reconhece no guarda uniformizado alguém a quem ele pode recorrer e vê nele a possibilidade de socorro em situações de emergência. "Atuar no apoio e socorro, quando isso é possível, só reforça a orientação cidadã da instituição, e reafirma a importância do trabalho comunitário e da atenção sempre dispensada à população pela Guarda Municipal", atestou a comandante da corporação, Emilce de Castro.

A grade curricular do curso de formação da Guarda Municipal conta com a disciplina de Socorrismo. Cada integrante passou por abordagem teórica e prática, em treinamento voltado para o atendimento imediato em situações de emergência cotidianas, a fim de proporcionar noções mínimas de condução de casos confrontados no dia a dia de trabalho nas ruas. Frequentemente, a corporação retorna à sala de aula, em processo de capacitação contínua, em que revê conteúdos da área de saúde, dentre outros.


Fonte: PJF
 
Foto: Divulgação PJF